5 ações positivas a tomar diante de surpresas negativas

É importante aprender a lidar com surpresas negativas, afinal as vicissitudes chegam quando menos se espera.

4,914 views   |   2 shares
  • Às vezes tudo parece ir tão bem e de repente você descobre que estava em engano e então se vê em choque. É como dizem: quando acreditamos que sabemos todas as respostas a vida muda as perguntas. São as surpresas negativas que nos chegam, muitas vezes, tão de repente que nos abalam de forma indescritível.

  • O fato é que as vicissitudes quase sempre chegam de forma sorrateira e o melhor é aprender a lidar com isso. Algumas sugestões podem ajudar:

  • 1- Não aja de súbito

  • Diante de qualquer fato inesperado o pior a fazer é reagir, pois dessa forma você não estará visualizando as consequências. O mais recomendável sempre é esperar que passe o momento do choque para que, então, você esteja em condições de agir da melhor forma possível. Tomar decisões diante de algo surpreendente é um caminho que quase sempre leva ao arrependimento.

  • 2- Equilibre as emoções

  • Diante de surpresas negativas nossas emoções naturalmente entram em desalinho e um turbilhão de hormônios se move em nosso corpo, provocando uma série de abalos físicos e mentais. Passado o choque é preciso buscar o equilíbrio necessário para assimilar a situação e isso não será possível enquanto as emoções estiverem em desalinho.

  • 3- Não se entregue ao medo

  • O medo é uma reação normal ao desconhecido, mais ainda quando se soma a sensação da perda, do fim, do que é ruim. A insegurança é um sentimento normal diante disso, mas é preciso agir de forma a enfrentá-la e superá-la. O medo é um elemento importante de defesa natural, mas pode prejudicar muito quando não controlado.

  • 4- Aceite o inevitável

  • Quando não se tem nada a fazer para mudar o ocorrido, negá-lo ou se revoltar só vai tornar as coisas mais difíceis. A aceitação é muito importante no processo de superar o acontecido e refazer a própria vida. Quanto mais você adiar esse enfrentamento, mais difícil poderá ficar a situação e, consequentemente, maior será o sofrimento. Tenha em mente que a revolta é um fator complexante e destrutivo.

  • 5- Cuidado com a tristeza

  • Sentir tristeza diante de perdas e vicissitudes é natural; inclusive é saudável viver o momento, principalmente o luto. Mas é preciso ter cuidado com a tristeza continuada, que extrapola o tempo e se intensifica com ele. Nesse caso o sentimento normal pode se transformar em depressão, tornando-se uma doença com graves consequências. Cultivar a alegria mesmo na dificuldade, sorrir mesmo que em lágrimas harmoniza mais facilmente a mente e não permite que você se entregue para o papel degradante de vítima.

  • Advertisement
  • A frase de James G. Bilkey "Você nunca será a pessoa que você pode vir a ser, se pressão, tensão e disciplina forem retiradas da sua vida" nos incentiva a profundas reflexões.

  • Surpresas negativas geram pressão e tensão que podem ser positivas quando dirigidas à superação porque fortalecem; fazem com que a pessoa saia da zona de conforto e busque possibilidades. No entanto, para dar a volta por cima disciplina é um elemento fundamental, pois é através dela que sobrepujamos as nossas próprias dificuldades no manejo da situação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 ações positivas a tomar diante de surpresas negativas

É importante aprender a lidar com surpresas negativas, afinal as vicissitudes chegam quando menos se espera.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr