Escolhas diárias: Aprendendo a governar a nós mesmos através de princípios corretos

Governar a si mesmo é não ceder ao desejo natural que nos influencia a fazer o que não é certo. Pequenas decisões diárias proporcionam esse governo pessoal que traz felicidade plena.

1,995 views   |   12 shares
  • Governar a si mesmo exige exercício e perseverança. Não é uma tarefa fácil ou que conseguiremos dominar de um dia para o outro. Mas esse sacrifício em governar-se é recompensador porque quando nos governamos ficamos livres de vícios e não é preciso contar com a sorte para ter bons resultados, conseguimos atingir metas de vida, nos tornamos mais prósperos e felizes.

  • Todos nós temos o poder de escolha e isso é chamado de livre-arbítrio. Podemos escolher o que julgarmos melhor para nós mesmos.

  • Governar a si mesmo é controlar as consequências de suas escolhas. Mesmo sem saber o futuro é possível calcular o que acontecerá caso façamos uma decisão. Por exemplo: se uma pessoa estudar para uma prova está escolhendo tirar uma boa nota, porque essa será a consequência que está sendo controlada. Para governar a si mesmo é preciso levar em consideração algumas coisas simples, porém decisivas.

  • Aprender

  • Para fazermos boas escolhas precisamos aprender princípios corretos. Podemos aprender pelo exemplo de boas pessoas que conhecemos. Esse conhecimento pode ser obtido através de conversas com familiares ou amigos, livros, jornais etc. É preciso ter a sabedoria e humildade para aprender com experiências de outras pessoas, assim é possível saber a consequência daquela decisão antes que ela seja tomada. Apegue-se a bons exemplos, mas lembre-se: essas pessoas, apesar de serem boas, podem ter cometido erros. Então tenha sabedoria para seguir o que é correto.

  • Agir ao invés de receber ação

  • Muitas vezes permitimos que as coisas aconteçam em nossa vida sem que seja da nossa vontade. Quando isso acontece estamos recebendo a ação ao invés de agirmos. Não permita que as circunstâncias tomem as decisões em seu lugar; quando isso começar a acontecer você deve tomar as rédeas da situação e escolher o rumo que as coisas tomarão.

  • Planejamento

  • Decida onde você quer chegar. Após definir isso estabeleça um plano com as coisas que são necessárias para alcançar esse objetivo. Grandes objetivos são conquistados por pequenas ações diárias, a constância nessas pequenas ações é que faz a diferença.

  • Não ceder a impulsos

  • Tomar uma decisão por impulso é fazer uma escolha sem planejamento e razão. Pense em cada decisão que tiver de tomar; algumas decisões podem ser tomadas em segundos, outras exigem uma maior reflexão, porém, toda decisão merece ao menos um pouco de atenção antes de ser tomada. Geralmente quando tomamos uma decisão por impulso ela é acompanhada de arrependimento.

  • Advertisement
  • Autocontrole para obedecer

  • Autocontrole é a capacidade de controlar suas emoções e desejos. Nem sempre podemos fazer o que queremos, então precisamos ter autocontrole para obedecer às normas de conduta dos locais onde frequentamos e da sociedade. Em qualquer lugar em que estejamos, precisamos seguir regras. Autocontrole é também permanecer firme em uma decisão que já foi tomada mesmo que as circunstâncias não estejam tão boas para isso.

  • Governar a si mesmo é ter a capacidade de gerenciar sua vida de modo que saiba todas as consequências de suas escolhas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.

Escolhas diárias: Aprendendo a governar a nós mesmos através de princípios corretos

Governar a si mesmo é não ceder ao desejo natural que nos influencia a fazer o que não é certo. Pequenas decisões diárias proporcionam esse governo pessoal que traz felicidade plena.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr