Felicidade conjugal: 5 dicas sobre como cultivar um maior respeito no casamento

O respeito é um dos alicerces que fortalecem o amor e o casamento e garantem a felicidade conjugal. Saiba como desenvolver maior respeito por seu cônjuge.

22,820 views   |   277 shares
  • A felicidade no casamento está centrada em diversos requisitos, um deles é o respeito. Respeitar significa tratar o outro com total consideração.

  • Em casamentos o respeito é requisito fundamental para a felicidade e durabilidade matrimonial. Ambos os cônjuges devem respeitar-se mutuamente.

  • O desrespeito pode se manifestar de várias formas como: infidelidade, maus-tratos e falta de consideração. Esses casamentos estão fadados ao fracasso, ou ainda, a uma convivência carregada de conflitos, brigas e infelicidade. Todos na família sofrem quando os pais não se respeitam, e esse tipo de comportamento deve ser evitado a todo custo, ou, se já se instalou, deve ser abolido.

  • Para que a harmonia familiar seja restabelecida o respeito deve permear o seu relacionamento conjugal.

  • L. Whitney Clayton (líder religioso) faz a seguinte consideração acerca do respeito: "Observei que nos casamentos maravilhosos e felizes, o marido e a mulher tratam um ao outro como parceiros iguais. As práticas de todo lugar ou época em que o marido dominava a mulher ou a tratava, em qualquer aspecto, como se ela fosse uma parceira de segunda classe no casamento não são condizentes com a lei divina e devem ser substituídas por princípios e padrões corretos de comportamento".

  • Líderes religiosos, em A Família – Proclamação ao Mundo, afirmam: "Todos os seres humanos — homem e mulher — foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos".

  • Algumas dicas podem ajudar no processo de desenvolver o respeito ao cônjuge:

  • 1) Reconhecer o outro como um ser de qualidades, direitos, sonhos e necessidades. Deixar de olhar apenas para si próprio é o primeiro passo para a expressão do respeito.

  • 2) Colocar as necessidades do outro acima das suas, será importante para que você compreenda que a felicidade do seu cônjuge está diretamente ligada com a sua felicidade e com a de sua família.

  • 3) Estar profundamente comprometido com a verdade de que todos somos filhos de Deus. Para aqueles que enxergam seu cônjuge dessa forma não será difícil respeitá-lo, por entender que caso aja com desrespeito estará desrespeitando também o próprio Deus.

  • Advertisement
  • 4) Concentre-se nas qualidades de seu cônjuge, quando fazemos isso nossa consideração e compaixão pelo outro aumenta. Não dê tanta importância para os defeitos, pois todos nós o possuímos. Deixe de contar os defeitos e falhas e conte as qualidades e acertos. Não só o respeito aumentará, como também, o amor se fortalecerá.

  • 5) Não permita que qualquer pessoa desrespeite seu cônjuge, quando você protege e defende seu cônjuge você mostra aos outros o quanto o considera e respeita. Deixe bem claro, a quem quer que seja, que você respeita seu cônjuge e exige que os outros também o façam.

  • O respeito é pré-requisito para o fortalecimento do amor. No decorrer dos anos do casamento, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos desenvolver hábitos desrespeitosos que nos afastarão de nosso cônjuge transformando o amor em ressentimento, raiva e mágoa.

  • Avaliar o modo como temos demonstrado nossa consideração por aquele que escolhemos como companheiro é fundamental para não cairmos em armadilhas que objetivam destruir a felicidade conjugal.

  • Se vocês se encontram nessa situação, recuem! E estabeleçam metas que visem mudar esses comportamentos destrutivos, arrependam-se e peçam perdão.

  • Onde existir amor haverá sempre uma possibilidade de transformação e resgate.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Felicidade conjugal: 5 dicas sobre como cultivar um maior respeito no casamento

O respeito é um dos alicerces que fortalecem o amor e o casamento e garantem a felicidade conjugal. Saiba como desenvolver maior respeito por seu cônjuge.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr