A oração familiar: Colocando-a em ação

A oração familiar é um elemento importante para qualquer lar que deseja estar edificado espiritualmente. O primeiro passo para a oração familiar bem-sucedida e consistente é a criação de um plano.

12,259 views   |   62 shares
  • Aqui estão algumas sugestões que funcionaram para nós.

  • A oração familiar é fundamental para nosso lar e tudo o que fazemos. É a primeira coisa que fazemos juntos toda manhã e a última coisa que fazemos juntos à noite. É o que nos mantém equilibrados, atentos às necessidades e alinhados com Deus. Mas nem sempre foi assim. Implementar a oração familiar exigiu um esforço consistente e foi um desafio fazer um plano que funcionasse para toda nossa família.

  • O primeiro passo para a oração familiar bem-sucedida e consistente é a criação de um plano que todos concordam. Aqui estão algumas sugestões que funcionaram para nós.

  • 1. Definir um horário todas as manhãs e à noite para a oração familiar e cumpri-lo

  • Temos a oração familiar de manhã às 7 antes que meu marido saia para o trabalho. Repetimos à noite às 7:30 antes de nossas crianças mais novas irem para a cama. Oramos também em família no café da manhã, almoço e jantar. Cinco vezes por dia, nos reunimos e agradecemos a Deus por tudo o que ele nos dá. Há momentos em que um de nós não pode estar com a família na hora marcada, à noite. Nesses dias, se for possível, ligamos para o familiar ausente para que faça parte da oração por telefone. Se não estivermos disponíveis para participar, então oferecemos uma oração silenciosa em nosso coração, ao mesmo tempo, de modo que ainda estamos orando juntos como uma família, e os membros da família que estão ajoelhados juntos em casa estão orando a favor do membro que está longe. Isso mantém uma família unida, conectada, próximos uns dos outros e perto de Deus.

  • 2. Ao orar em família, façam-no em círculo e de joelhos

  • Ao orar em um círculo de joelhos, você não só mostra humildade diante de Deus, mas cria um vínculo com a família. Também permite transmitir força um ao outro e ajuda a nos manter firmes em todas as provações que estejamos enfrentando.

  • 3. Orar uns pelos outros

  • Não há som mais doce do que quando ouço meus filhos orarem uns pelos outros. Quando você ensina seus filhos a orar uns pelos outros e quando eles ouvem você orando por eles, o amor em sua família aumenta e enche sua casa de uma maior capacitação do que jamais antes experimentada. Você vai se surpreender com o amor que irá permear sua casa e seus filhos. O espírito de contenda vai diminuir, e sua família vai conhecer mais alegria e paz.

  • 4. Revezar-se

  • É importante que todos tenham a oportunidade de fazer uma oração durante a semana. Em nossa casa, somos sete. A cada um é atribuído um dia da semana para oferecer a oração em família à noite. Meu marido e eu nos revezamos oferecendo a oração familiar da manhã e todos nos revezamos nas orações antes das refeições.

  • Advertisement
  • Nossos filhos começaram a orar a partir do momento que adquiriram habilidade para conversar. O meu marido ou eu ajudamos dizendo as palavras que a criança repete. Esse revezamento não apenas ajuda as crianças a se sentirem valorizadas como parte da família, mas também lhes dá uma importante oportunidade de falar com Deus.

  • 5. Compreender a importância

  • Às vezes, a maior parte de um plano é reconhecer por que o fazemos. Lembrar porque a oração familiar é importante é o que mantém minha família continuamente nesta prática. No mundo de hoje, há muitas dificuldades em meio às quais deixamos nossos lares sujeitos todos os dias. Mas, se na nossa oração em família, pedimos a Deus por sua ajuda e proteção, Ele nos dará uma resistência além da nossa própria para lutar as batalhas do dia. Vamos ter o seu Espírito para nos avisar do perigo, para nos guiar nas trevas e para nos confortar quando perdidos. A oração familiar é uma das maiores armas que podemos dar aos nossos filhos quando eles saem de nosso seio para o mundo. É um escudo de proteção extra que damos à nossa família para ajudá-la a suportar as provações e tentações. O que de mais valor podemos dar aos nossos filhos é um escudo de proteção quando não podemos estar lá para protegê-los nós mesmos.

  • A oração familiar deve ser uma parte importante da vida diária de cada família. Pode não ser fácil de colocar em prática, mas com esforços consistentes, pode ser uma bênção adicional para todas as casas e para todas as pessoas que residem nelas. Se uma família faz da oração familiar uma prioridade, não só verão um aumento de amor e paz em sua casa, mas poderão reconhecer o Espírito de Deus como um companheiro constante enquanto se encontram diariamente dentro das paredes de sua casa.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Family prayer: Putting it into action.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Tiffany Fletcher, autora de "Mother Had a Secret: Learning to Love my Mother and her Multiple Personalities" (Mamãe tinha um segredo: Aprendendo a amar minha mãe e suas personalidades múltiplas)

Website: http://motherhadasecret.blogspot.com

A oração familiar: Colocando-a em ação

A oração familiar é um elemento importante para qualquer lar que deseja estar edificado espiritualmente. O primeiro passo para a oração familiar bem-sucedida e consistente é a criação de um plano.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr