Sorria – você está grávida, de novo!

Ter outro filho pode ser o melhor presente que você pode dar aos seus filhos. Ter irmãos traz segurança e amor que duram uma vida. Deixe-os ver a sua alegria em receber mais um bebê na família.

Gary and Joy Lundberg

Em um blog intitulado “Contos das trincheiras da mamãe” a autora fala sobre seu desgosto com o que a nossa sociedade tornou-se quando se trata de ter filhos. Para explicar suas razões em sentir nojo, ela contou sobre o encontro com uma mulher grávida num elevador, enquanto guiava seus próprios três filhos pequenos para dentro. Após uma rápida conversa, ela soube que essa mulher grávida também tinha três filhos e estava esperando o quarto.

A autora conta que a parabenizou e disse: “Isso é maravilhoso!” Ela disse que podia ver o alívio se espalhando pelo rosto da mulher. Ela agradeceu: “Obrigada! Você não tem ideia de quantas pessoas oferecem suas condolências quando descobrem que este é o meu quarto filho. Ou então me perguntam se isso foi planejado.” Ambas as mães consideraram esses comentários como inapropriados e rudes.

A escritora relata que, “Benjamin Franklin foi o mais novo de 10 filhos (ATUALIZANDO: um leitor simpático informou-me que ele era realmente o mais novo de 17 filhos!) Beethoven era um entre sete irmãos, e John Kennedy foi um entre nove. Toda criança tem o potencial para fazer algo grande no mundo. Então, por favor, dêm às mães destas crianças o apoio e encorajamento que elas precisam quer seja seu primeiro filho ou seu nono. Porque o seu último filho merece tanta emoção quanto o primeiro.

Perguntaram à minha mãe (que teve nove filhos) como se sentia quando descobriu, aos 46 anos, que estava esperando seu nono bebê. Ela disse: “Me sentia feliz. Cada criança é uma dádiva de Deus. Aquela nona criança, assim como as outras, tem sido uma bênção para mim, especialmente na minha velhice.”

Eu tinha 16 anos quando o bebê nasceu. Eu estava tão feliz de ter um novo bebê na família que eu corria para casa da escola só para segurá-lo e tocar nele. Através dos anos, temos sido muito próximos. Mesmo que ele more a centenas de quilômetros de distância, ele me telefona e compartilha sua vida comigo. Sou tão feliz que ele tenha nascido.

Advertisement

Por que os irmãos são uma bênção

Crescer em uma família grande pode ser uma bênção para uma criança. Sei, por experiência própria. Meus sete irmãos e uma irmã trouxeram muita felicidade e segurança a minha vida. Veja como:

Há sempre alguém com quem brincar

É verdade, nós tivemos nossas brigas, mas na maioria das vezes íamos brincar fora de casa e apenas nos divertir. Lembro-me de brincar de “cowboys e cowgirls” por horas a fio com as nossas armas de brinquedo de madeira e cavalos de pau feitos por meu pai. Nenhum de nós se tornou uma pessoa violenta quando adultos – apenas brincalhões. Os primos, muitas vezes participavam da diversão.

Aprendemos a compartilhar

Quando você tem irmãos, você tem que compartilhar tudo. Às vezes brinquedos, às vezes roupas. Você aprende que as camisas e calças de segunda mão servem tão bem quanto as novas. Camas compartilhadas, também. Minha irmã dormiu comigo até eu ir para a faculdade. Eu adorava tê-la ao meu lado. Ela chorou quando eu saí de casa para ir estudar. Mesmo que ela seja seis anos mais nova do que eu, sempre tivemos uma ligação especial.

Nós damos mais valor às coisas

Quando ganhávamos algo novo, era muito divertido e muito apreciado. Meus pais eram justos e faziam isso de forma igual. Nós nos alegrávamos uns pelos outros quando um irmão recebia algo especial, porque sabíamos que, em algum momento, chegaria a nossa vez. Ter irmãos ensina a esperar sua vez.

Aprendemos a apreciar bons momentos

Como éramos muitos, isso tornava muito caro sair para comer fora com frequência. Mas quando nós o fazíamos, era algo que aguardávamos com uma grande dose de emoção. Lembro-me de meus pais nos levarem ao nosso restaurante chinês favorito de vez em quando, e nós adorávamos. Foi assim que aprendemos como nos comportar em um restaurante. Sabíamos que se nos comportássemos mal, não teríamos a chance de ir de novo por um bom tempo.

Advertisement

Aprendemos a amar

Ter irmãos e irmãs era algo que enternecia meu coração. Se eles se machucavam, eu me sentia triste. E, eram protetores comigo. Eu sabia que estava segura com irmãos mais velhos que cuidavam de mim. Era melhor ninguém mexer com suas irmãs, ou teria que enfrentá-los.

Aprendemos a trabalhar

Havia sempre tanta coisa para fazer, tudo isso nos manteve ocupados. Morávamos em uma fazenda e os meninos eram necessários para ajudar meu pai nos campos e no celeiro. Eu era necessária em casa para ajudar minha mãe. Havia sempre trabalho a fazer. Mas sempre havia tempo para brincar também. Com muitas mãos, o trabalho é feito mais rápido.

Sorria quando o teste for positivo

A próxima vez que você descobrir que está grávida, alegre-se! Que bênção poder trazer outra criança a sua família. Só Deus sabe o quanto este velho mundo precisa de mais crianças que saibam amar, cuidar, compartilhar e trabalhar. Grandes famílias ajudam a tornar isso possível. Claro que é preciso muito trabalho, paciência e sacrifício, mas vai valer a pena.

Quando os casais anunciarem que vão ter outro bebê, alegre-se com eles. Eles estão fazendo uma contribuição importante para a estabilidade da nossa sociedade. Isso merece elogios.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Smile – You’re pregnant, again!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email