Entendendo quem Deus é: A busca pelo conhecimento espiritual

Como podemos buscar conhecimento espiritual com o intuito de entender quem Deus é e como podemos aplicar isso na nossa vida diária.

Taís Bonilha da Silva

Para nós, cristãos, a busca pelo conhecimento espiritual é uma constante em nossas vidas. Acreditamos que existe um Deus que nos criou, e que criou todas as coisas deste mundo. Porém, podemos fazer confusão, ainda que sejamos crentes, quanto à identidade de Deus, quanto a quem Ele realmente é.

E é de especial importância sabermos a quem adoramos. Esse conhecimento trará mais luz para nossas vidas. A busca por esse entendimento nos aproximará de Deus e nos tornará mais capacitados a conhecê-lo de uma maneira muito pessoal, verdadeira e real.

Quem é Deus? E como posso buscar o conhecimento para responder a essa pergunta?

Primeiramente precisamos eliminar os pontos de confusão acerca da identidade de Deus e Jesus Cristo. Entendemos que este é um ponto chave para a compreensão da religião, e de pronto, deixamos claro que respeitamos todos os pontos de vistas e opiniões.

Um líder religioso, Christoffel Golden Jr., explicou acerca da identidade de Deus e de Cristo em um discurso que proferiu certa vez: “O Pai e o Filho são seres distintamente separados, mas são perfeitamente unidos e unos em poder e propósito. Sua união não está reservada apenas para Eles. Em vez disso, Eles desejam essa mesma união a todos os que, com devoção, seguem e cumprem Seus mandamentos”.

Advertisement

Tal como esse líder religioso, nós podemos também desenvolver profundo conhecimento a respeito da identidade de Deus. Devemos, portanto, buscar esse conhecimento nas fontes corretas, ou seja, nas escrituras.

Além de buscarmos esse conhecimento através do estudo, devemos orar para que o Espírito de Deus nos clareie a mente e confirme em nossos corações a veracidade dessas coisas. Nós não precisamos e nem devemos ser convencidos por outras pessoas a respeito das verdades divinas, podemos saber por nós mesmos e ser convertidos pelo Espírito de Deus. Essa é uma promessa que encontramos em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

Christoffel Golden Jr., ainda em seu discurso, sugere algumas passagens bíblicas que são fundamentais para o estudo daqueles que buscam conhecer a Deus:

  • (Atos 7:56) O testemunho final de Estevão em seu martírio: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus”.

  • (Mateus 7:21) Cristo declara: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

    Advertisement
  • (João 5:19) Cristo testifica: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”.

  • (Lucas 23:46) Jesus exclama: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Um estudo dedicado atrelado a um espírito contrito, ou seja, passível de ser ensinado, e a busca de inspiração divina constituem o caminho para o conhecimento da identidade de Deus, aquele conhecimento que se fundamenta na fé e na revelação pessoal.

Para todas as áreas de nossa vida podemos aplicar 3 princípios básicos na busca do conhecimento espiritual, a saber:

Estudar

buscar informação em fontes corretas.

Advertisement

Meditar

refletir sobre o que se leu.

Orar

para obter confirmação divina daquilo que foi aprendido.

“Aprendi que não é possível transmitir em linguagem humana aquilo que nos é revelado apenas pelo Espírito Santo e pelo poder de Deus”.(Christoffel Golden Jr).

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.