A obediência às leis do Senhor traz paz e confiança

A obediência é a forma mais efetiva de garantir a paz individual e familiar, não uma paz superficial e momentânea, mas sim uma paz real e concreta, duradoura e capaz de influenciar e inspirar confiança.

Taís Bonilha da Silva

O modo como encaramos a obediência é determinante para que seja algo positivo ou negativo em nossas vidas. De fato, no mundo em que vivemos, estamos submetidos a regras e normas nos mais variados contextos como escola, trabalho, clubes, igrejas etc…

Estamos sujeitos às regras desses lugares que frequentamos e estamos sujeitos às regras de nosso país, estado e cidade. Enfim, não há como fugir. As regras, normas e leis estabelecem ordem e nos proporcionam segurança a partir do momento em que lhes somos obedientes.

O arbítrio e a responsabilidade pelas consequências de nossas escolhas

Temos um dom bastante precioso que é o arbítrio, o que significa que podemos escolher obedecer ou não, contudo, toda escolha traz consigo uma consequência. De qualquer forma, quando escolhemos ser obedientes às leis do país, por exemplo, temos a certeza de que nossa liberdade será mantida.

Obediência aos mandamentos de Deus pela liberdade

Com as leis de Deus funciona da mesma forma. Quando somos obedientes podemos ter paz através da cofiança de que nossa liberdade, neste caso espiritual, será mantida. Os dez mandamentos, por exemplo, são as leis às quais devemos obediência para nosso próprio proveito.

L. Tom Perry, em um discurso, mencionou: “Um modo útil de pensar nos mandamentos é que eles são um conselho amoroso de um Pai Celestial sábio e onisciente. Sua meta é nossa felicidade eterna, e Seus mandamentos são o mapa da estrada que Ele nos deu para retornarmos à presença Dele, que é o único caminho pelo qual seremos eternamente felizes“.

Advertisement

A obediência às leis de Deus não traz apenas benefícios para aqueles que a obedecem, a obediência possui um poder transformador e é capaz de influenciar as pessoas que vivem ao redor daquele que é obediente.

A obediência na vida diária e familiar

No lar, tal poder é fundamental para manter a harmonia familiar e proteger a família das investidas negativas que visam sua destruição. Para aqueles que lutam pela família, não podemos abrir mão de tão grande poder.

Nosso exemplo de obediência às Leis do Senhor será o maior legado que poderemos deixar para as gerações futuras. Se nossos filhos tiverem em casa a demonstração das bênçãos advindas da obediência, certamente perpetuarão esse comportamento no futuro porque saberão por si próprios, como testemunhas oculares, que a obediência verdadeiramente garante a liberdade trazendo paz e confiança ao lar e às pessoas individualmente.

A obediência aos mandamentos é a forma mais efetiva de garantir a paz individual e familiar, não uma paz superficial e momentânea como oferece o mundo, mas sim uma paz real e concreta, duradoura e capaz de influenciar quem estiver por perto.

Jesus Cristo nos exorta a seguir Seu exemplo e receber a paz celestial:

Advertisement

” Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (…) Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”. (João 14: 27, 31).

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.