4 atitudes essenciais para construir um casamento sólido

Aprenda como você e seu cônjuge pode construir ou consertar um casamento sólido como uma rocha que durará por toda a vida.

27,572 views   |   54 shares
  • O significado da palavra "sólido", quando empregada em relacionamentos, tem sentido de inabalável ou estável. Uma matéria sólida resiste às deformações; um sentimento sólido resiste às intempéries emocionais. Assim, diz-se que um casamento é sólido quando ambos os cônjuges se dedicam a encarnar o amor no cotidiano, transformando dificuldades em elos que os unam ainda mais.

  • Podemos refletir em algumas formas de edificar um casamento sólido:

  • 1. Mantenha a estabilidade

  • Um casamento estável não é uma relação sem problemas, isso seria utopia. Entretanto é totalmente possível retomar o equilíbrio sempre que alguma intempérie ameaçar a boa convivência. Assim, diante das dificuldades normais do cotidiano, um casamento se mantém estável quando os cônjuges buscam a calma, a tolerância e a resignação. Quando um percebe que o outro se afasta, esforça-se para trazê-lo de volta.

  • O médico David Reuben, que também é autor de vários livros, faz uma analogia interessante: "O casamento é como uma longa viagem em um pequeno barco a remo: se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo; caso contrário, os dois afundarão juntos".

  • 2. Busque o diálogo

  • A grande ferramenta para o entendimento é o verdadeiro diálogo, ou seja, aquele que é norteado pela sinceridade, que visa esclarecer as próprias concepções e compreender as do outro. O sentido de uma conversa entre o casal não deve ser o de cobrança, com explosões emocionais que enveredam para brigas. Diálogo é uma discussão amistosa onde ambos participam colocando e ouvindo opiniões.

  • Simone N. Athayde faz uma interessante ponderação sobre isso: "Então case-se com alguém com quem realmente você gosta de conversar, porque ao longo dos anos, isso fará toda a diferença... ".

  • 3. Tenha o respeito como base

  • Um casamento só se torna sólido quando um cônjuge respeita o outro, isso é elementar, portanto, deve ser uma das bases da relação. É tão importante que poderíamos até nos atrever a dizer que pelo amor se inicia uma relação e pelo respeito se perpetua. É preciso considerar a forma de ser de cada um, seus valores, crenças e manifestações. Quem ama alguém, certamente o admira e quem respeita alguém, compreende o que não admira.

  • Advertisement
  • Um casamento sólido se constrói com acordos entre os cônjuges. Linda e profunda frase de Simone de Beauvoir ilustra muito bem o assunto: "Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento".

  • 4. Faça de seu compromisso um lema de vida

  • Casais felizes de verdade encaram o casamento como uma união permanente, porque esse é o desejo de ambos e para isso se dedicam. Pelo comprometimento os cônjuges sequer admitem a possibilidade de uma separação diante das dificuldades normais do dia a dia e, muito menos, caem na ilusão de procurar outra pessoa. A fidelidade no casamento tem sentido muito amplo; representa a postura honesta diante dos compromissos assumidos.

  • No artigo Fortalecendo o compromisso escrevi que o comprometimento matrimonial "representa a conquista da alegria de viverem juntos".

  • Claro que há de se ter disposição de ambos os cônjuges na edificação de um casamento sólido não só em relação ao tempo, mas, principalmente, em relação à qualidade do tempo juntos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

4 atitudes essenciais para construir um casamento sólido

Aprenda como você e seu cônjuge pode construir ou consertar um casamento sólido como uma rocha que durará por toda a vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr