3 coisas para nunca dizer a crianças tímidas

Como adultos, queremos ajudar crianças tímidas a se sentirem mais à vontade. Apesar dos nossos esforços bem-intencionados, nós dizemos as coisas erradas.

Megan Gladwell

Um de meus filhos era extremamente tímido quando pequeno. Falar com as pessoas, especialmente adultos, era extremamente vergonhoso para ele. No final de seu ano na pré-escola, ele anunciou com orgulho para meu marido e para mim: “Eu não falei com ninguém”. Ele passou um ano escolar inteiro sem falar com ninguém em sua sala.

Hoje em dia, nós rimos da transformação de nosso filho. De alguma forma, esse filho se transformou em um adolescente sociável e com muitos amigos. Ele consegue até conversar facilmente com os adultos.

Todos temos um pouco de timidez dentro de nós. Mesmo a pessoa mais sociável às vezes se afasta. Todos nós temos momentos de incerteza silenciosa, seja em meio a um grupo ou sozinho.

Eu era uma criança tímida. Ainda me lembro dos comentários que adultos bem-intencionados faziam para tentar me deixar menos tímida. Eu odiava esses comentários, e tenho certeza de que a maioria das crianças tímidas também não gosta.

1. Por que você é tão quieto?

Mesmo que não seja uma pergunta retórica, certamente coloca a criança em uma posição desconfortável. Como é que alguém responde a essa pergunta, a não ser com um encolher de ombros e “eu não sei”?

Advertisement

“Por que você é tão quieto?” parece significar “Por que você é tão diferente?”, pode ser bem-intencionado, mas só serve para chamar a atenção para crianças tímidas que na verdade preferem se misturar com todos os outros. Essa pergunta é difícil e condescendente.

2. Você nunca fala?

Essa é uma pergunta tão ridícula. Claro, meu filho falava até não poder mais no conforto de nossa casa, onde ele podia liberar suas inibições. A maioria das crianças tímidas tagarela sem parar em casa com suas famílias.

O autor dessa pergunta boba deve querer dizer: “Eu adoraria ouvir o que você tem a dizer.” É sempre melhor abordar uma criança quieta de uma forma não condescendente. “Ellie disse que ela gosta mais da cor azul do que a verde. O que você acha, Sarah?”. Converse com a tímida Sarinha da mesma forma que você conversaria com a animada Ellie.

3. Você é tímido?

Eu ainda tremo quando me lembro dos adultos colocando os braços em volta de mim e fazendo uma pergunta tão fútil como, “Você é tímida?”. Claro, seus tons eram gentis, e seus gestos amorosos. Mas infalivelmente, essas perguntas sempre me faziam sentir ainda mais envergonhada.

Crianças tímidas não querem receber destaque. Elas já reconhecem que são tímidas. Mais do que tudo, elas querem fazer parte do resto do grupo, e não ser tratadas de forma diferente.

Advertisement

Como pais, professores e amigos adultos, nós podemos ajudar crianças tímidas a desenvolver autoconfiança. Nós também podemos ajudá-las a se sentirem confortáveis com quem elas são. Nem todas as crianças precisam ser barulhentas e querer chamar atenção. Se seu filho ou aluno for mais reservado, elogie suas outras qualidades. “Eu fiquei sabendo que você é um excelente jogador de futebol”, ou “Eu estou tão impressionada com sua habilidade de escrita.”

Ajude crianças tímidas, trate-as da mesma forma que seus colegas, e evite as três perguntas que vão fazê-las se encolher e esconder ainda mais. Não se preocupe, elas vão superar a timidez.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 3 things never to say to a shy child

Toma un momento para compartir ...

Megan Gladwell

Megan Gladwell, a freelance writer and sometimes teacher, lives in beautiful Northern California with her husband and four children.