5 pensamentos que você deve ter sobre manter um diário pessoal

“Se a vida vale a pena ser vivida, vale a pena ser registrada”, diz o palestrante motivacional Anthony Robbins.

3,828 views   |   shares
  • Existem vários tipos de diários. Esses registros são realmente importantes para o cumprimento de metas individuais, como por exemplo, em uma dieta ou em um estudo científico. É possível avaliar seu progresso através do que foi registrado. O conceito de diário abordado neste texto é o de contar a história da sua vida, registrar seus pensamentos e sonhos. A avaliação posterior será a respeito do seu crescimento, da formação do seu caráter e do legado que deixará para seus descendentes ou para quem tiver acesso a estas páginas. Alguns pensamentos a respeito dos benefícios de se manter um registro pessoal:

  • 1. Diário manuscrito

  • Para os amantes da escrita manual, os momentos de dedicação manuscrita, ilustrações e colagens de lembranças são benéficos para acalmar ansiedades, transparecer sentimentos guardados por motivos diversos, preocupações e sonhos que não se deseja revelar à pessoa alguma por serem pessoais. Todas as pessoas possuem ensinamentos, e esses podem ser passados nestas páginas. Esse caderno pode acompanhar seu dono em qualquer local, podendo servir de escape em momentos difíceis.

  • 2. Diário digital

  • Aos que não se entusiasmam em perder horas escrevendo e preferem a rapidez da digitação, muito pode ser feito também. Existem vários sites e aplicativos onde a pessoa registra seus momentos, armazena imagens e áudios, promove hyperlinks, ou seja, a facilidade da tecnologia também está presente nessa prática milenar.

  • 3. Momento para relaxar e refletir

  • A dedicação à escrita da vida promove um momento único, pessoal e de paz interior registrado por atividades, pensamentos, entendimentos, dificuldades, esperanças e sonhos. O relaxamento advindo desses momentos será capaz de organizar pensamentos e ideias, focalizar objetivos e aumentar a capacidade de suportar as dificuldades. Um tipo de meditação muito necessária nos dias corridos de hoje.

  • 4. Criatividade

  • É possível desenvolver a criatividade buscando sinônimos, criando histórias fictícias que definam uma passagem da vida, buscando aperfeiçoamento na escrita, correção ortográfica, tipos de poesia. A variedade na forma de transcrever a história será divertida e ajudará no crescimento e desenvolvimento, além de servir de bom exemplo para o leitor no futuro.

  • 5. Autoavaliação

  • Avaliar o que se passou através do que foi registrado no ano anterior, há cinco ou dez anos, mostrará o quanto a pessoa evoluiu e se aperfeiçoou. E essa avaliação é extremamente benéfica, pois o que era quase impossível de ser suportado antigamente tornou-se algo de fácil superação hoje. O escritor sente-se forte e maduro, capaz de enfrentar os próximos desafios, pois aqueles já foram vencidos.

  • Advertisement
  • O registro pessoal, além de elevar seu próprio escritor, é capaz de acrescer aos futuros leitores admiração e carinho, pois passarão a aprender com erros e acertos, ideias e sonhos, tornando esses relatos para a experiência de vida própria. Vantagens impossíveis de serem calculadas quando projetadas para o futuro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretaria, mae de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealogicas.

5 pensamentos que você deve ter sobre manter um diário pessoal

“Se a vida vale a pena ser vivida, vale a pena ser registrada”, diz o palestrante motivacional Anthony Robbins.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr