10 coisas que aprendi sobre o casamento

Sabemos que a vida não é um conto de fadas, mas é fato que ninguém se casa para ser infeliz. Aprenda o que fazer para tornar seu casamento a cada dia mais feliz e sólido.

Isabel Almeida

Sabemos que a vida não é um conto de fadas, mas é fato que ninguém se casa para ser infeliz. O que acontece depois do casamento que tem interferido tanto na vida dos casais os impedindo de atingir uma alegria plena com essa união? Com quase treze anos de casada, alguns pontos me chamam a atenção.

O verdadeiro amor

Um dos fatores que podem atrapalhar o casamento é uma visão errada do que seja o amor. A palavra amor é utilizada deliberadamente e algumas vezes esse sentimento é confundido com a simples atração física. Outras vezes essa palavra é utilizada para tentar mascarar ou justificar desejos egoístas; é só pensar nos casos dos famosos crimes passionais que alegam ter o “amor” como justificativa, mas tudo isso está muito longe de ser o amor verdadeiro e pode, em alguma medida, se aproximar daquilo que Hollywood apresenta como tal. O puro amor, porém, não vem embrulhado em embalagem tão frágil e quando bem nutrido passa a ser uma fortaleza, um porto seguro, uma âncora para o casal e a família como um todo.

O casamento é uma união e não uma parceria

O casamento tem sido encarado por muitos como uma parceria, uma sociedade na qual cada um dos cônjuges tem determinadas responsabilidades e direitos. Existem até os que afirmam que o casamento não é diferente de uma empresa, mas não podemos nos esquecer do caráter sagrado desse compromisso instituído por Deus para ser uma união e não uma parceria. De acordo com Ele, com o matrimônio os cônjuges tornam-se uma só carne.

Tendo isso em mente, algumas dicas práticas podem contribuir para que o seu casamento se torne mais sólido e feliz a cada dia a despeito das dificuldades que eventualmente surgem e fazem parte da vida.

1. Carinho

Conquistem um ao outro a cada dia, através de gestos e demonstrações de amor, bilhetinhos e flores são sempre válidos. Façam de seu lar, um pedacinho do Céu.

Advertisement

2. Confiança

Confie plenamente em seu cônjuge. Não duvide de seu companheiro a menos que se prove o contrário.

3. Apoiem o crescimento intelectual e profissional um do outro

A inveja não tem lugar no casamento, e se este for realmente uma união, qualquer progresso alcançado por você também é do seu cônjuge e vice-versa. Incentivar, se interessar e admirar o outro por suas conquistas faz o relacionamento se estreitar e o amor crescer.

4. Elogie um ao outro sinceramente

Converse sobre as coisas que podem melhorar no relacionamento sempre inspirando o melhor em seu cônjuge e evite o tom de crítica. Em contrapartida elogie sinceramente quando oportuno. Lembre-se que o mundo já é crítico o bastante para que possamos continuar a ouvir críticas dentro de nosso lar.

5. Use as mídias sociais a seu favor

Utilize as redes sociais e os aplicativos de mensagem para se conectar com o seu cônjuge durante o dia. Uma mensagem inesperada, uma foto sua ou dos filhos certamente fará a diferença no dia da pessoa amada.

6. Lembre-se sempre das razões que te levaram a dizer o famoso “sim”

Escreva em um papel os motivos que te levou a se casar com essa pessoa e compartilhe para que possam relembrar daqueles momentos marcantes de conquista e romantismo que devem ser cultivados por toda a vida.

Advertisement

7. Tenha uma frase ou uma música do casal

Procure se lembrar de uma música, poesia ou frase que tenha marcado o seu relacionamento para que seja mais um elemento de cumplicidade entre vocês.

9. Evite divagações do tipo “acho que pensou isso” ou “acho que não gostou do que falei”

Não imagine o que seu cônjuge possa estar pensando, pois essas divagações podem levar-te a uma chateação ou tristeza desnecessária, pois não se pode controlar o que o outro pensa. Muitas brigas advêm de meras suposições ou interpretações errôneas de algumas expressões comportamentais não verbais, que podem advir de fatores e desafios externos. O melhor nesse caso se for importante para você, é perguntar diretamente à pessoa o que achou de determinado assunto.

10. Peça desculpas

Esse joguinho de não vou pedir desculpas se ele não pedir não é nada maduro e não cabe em um relacionamento sério como o matrimônio. Não há nada de errado em reconhecer o erro e se desculpar com a pessoa amada. Pelo contrário, isso só demonstra o quanto estamos dispostos a fazer o relacionamento dar certo e que o orgulho, que é tão destrutivo, não tem lugar nesse relacionamento no qual o nós prevalece sobre o eu.

“A felicidade no casamento não é algo que simplesmente acontece. Um bom casamento deve ser criado. Na arte do casamento, as pequenas coisas são as grandes coisas…”, disse Wilferd A. Peterson.

Por meio de coisas pequenas e simples grandes progressos podem ser alcançados no relacionamento conjugal, tais como: mais união, amor, compreensão, companheirismo, cumplicidade, fidelidade, etc. O lar deve ser o local para onde nós e nosso cônjuge ansiamos retornar ao fim do dia. Como disse Lana Del Rey em sua canção “Video Games”: “heaven is a place on Earth with you” (o céu é um lugar na terra com você). Que esse céu possamos proporcionar e encontrar a cada dia em nosso cônjuge.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Isabel Almeida

Isabel Almeida é pedagoga graduada na Unicamp, criou dois sobrinhos que já são adultos e agora é mãe de uma linda bebê. Gosta de escrever e traduzir. Acredita que a família é a base da sociedade.