Os mentirosos, trapaceiros, ladrões e eu

É fácil criar uma mentalidade "eu x eles". Afinal, você é melhor do que eles, pois você não engana. Retire seus óculos de julgamento por um minuto e pegue um espelho.

Rod Arters

Este artigo foi publicado primeiramente no Blog Oficial de Rod Arters e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Eu tenho um amigo que escreve um blog chamado “Escrever é mais barato que fazer terapia.” Há muito de verdade em seu título. Escrever e ler blogs e outros artigos são ótimas maneiras de trabalhar com questões internas. Embora eu escreva para mim primeiro (também conhecido como terapia barata), eu descobri que muitos dos meus posts têm ressonância em outras pessoas também. Com base em alguns dos comentários privados que recebi depois da minha última entrada do blog (Antes de trair… 14 coisas que você precisa saber), eu devo ter mexido com alguns dos meus leitores.

Quando o tópico da infidelidade surge, são poucas as pessoas que tomam uma posição neutra. Devido à gravidade do crime e à bagagem emocional que arrasta consigo, muitas vezes traz uma reação muito apaixonada. A maioria das pessoas despreza o infiel já que a emoção é mais fácil e vem naturalmente. Afinal de contas, trair é desprezível e não defensável. Algumas pessoas oferecem simpatia, não só para a pessoa ofendida, mas até mesmo ao culpado. Aqueles que são empáticos geralmente podem se relacionar com um ou outro em algum nível experiencial ou eles estão mais em sintonia com a sua própria natureza caída. Alguns irão reconhecer a verdade universal: pessoas feridas ferem outras. Embora o ofendido esteja, compreensivelmente, machucado, o infiel não está isento de seu próprio nível de dor. Para muitos adúlteros, sua dor já existia muito antes do caso extraconjugal e suas ações egoístas nasceram dessa dor. Para aqueles que foram injustiçados, a dor começa após a traição e muitas vezes fazem o que podem para se vingar. Como eu disse, as pessoas feridas ferem outras.

Então, por que traidores traem? O que faz com que até mesmo acalentem tal pensamento? Por que correr o risco? Será que eles realmente pensam que podem escapar ilesos? Em uma palavra, sim. Notavelmente, cada infiel que já traiu o fez por duas razões poderosas:

  1. Orgulho e

    Advertisement
  2. Eles realmente acreditam em suas próprias mentiras.

Enganar-se é o ápice do egoísmo. Nesse contexto, há um infiel e suas necessidades que devem ser atendidas. Nada mais existe. Nesse estado de espírito narcisista, há uma série de mentiras que devem ser ditas e creditadas antes que um adúltero possa até começar a pensar que seu plano é possível e viável. Aqui estão as 10 principais mentiras que devem ser adquiridas.

Curiosamente pinoquianas, a maioria dessas mentiras pode aplicar-se a alguém que quer roubar bancos, desviar dinheiro, ver pornografia, ou mesmo usar drogas. O “crime” não importa. O sentido mais inflado de si e a capacidade de acreditar em suas próprias mentiras são essenciais.

Eu não vou ser pego

Esta é provavelmente a mentira mais absurda de todas elas, mas é realmente a pedra angular de todas as outras. Se essa mentira for creditada e engolida, o resto delas desce muito mais fácil. A verdade é que você será pego. Não é uma questão de se, mas quando. Se o diretor da C.I.A. não pode esconder um caso, o que o faz pensar que você pode?

Ninguém nunca vai saber

Esta mentira é semelhante à primeira, mas mais profunda no seu âmbito. Não só você não será pego, como é um segredo que você pode levar para o túmulo. Afinal, você tem todas as suas “bases” acobertadas. Todos os seus álibis são sólidos. Todas as suas histórias são coerentes. Todas as mensagens de texto foram excluídas. Todos os seus e-mails apagados. Ninguém vai encontrar nada sobre isso. Você repete essa mentira mais e mais até que você acredite. A verdade é que, um dia, todo mundo vai saber, mesmo que o conhecimento ocorra depois que você já se foi desta vida.

Advertisement

O que os olhos não veem, o coração não sente

Essa mentira faz muito sentido para quem trai, mas poucos infiéis gostariam que a mesma lógica fosse aplicada a eles. Você gostaria que um comerciante o sobrecarregasse com um produto sem o seu conhecimento? Ou pior ainda, você gostaria que um médico não lhe contasse sobre seu diagnóstico de câncer? Quero dizer, se você não sabe a verdade, ela não pode feri-lo, certo? A verdade é que, às vezes, o que as pessoas não sabem pode destruí-las.

Todo mundo está fazendo isso

Este é um fenômeno comum no comportamento humano. Ladrões acham que os outros estão roubando só porque eles estão. Da mesma forma, infiéis muitas vezes presumem que todos estão traindo porque eles estão. Conclusão, o adultério é galopante em nossa cultura. Mas a verdade é que nem todo mundo está fazendo isso. Há muitos homens e mulheres leais e fiéis – mostrando ao resto de nós o que são fidelidade e compromisso.

Não é algo tão grave assim

Minimizar. Diminuir. Reduzir. Tática comum para alguém que está jogando roleta russa com um revólver totalmente carregado. Se não é tão grave assim, então por que todas as mentiras? Se não é grande coisa, porque o segredo? Se não é algo grave, faça-o abertamente. A verdade é que é sim algo grave e o conhecimento disso vai devastar todo mundo que você conhece.

As pessoas já sabem e estão ignorando

Algumas das mentiras parecem loucuras, quando vivemos na verdade. Esta é uma delas. Há momentos em que você se convence de que todos sabem, mas fazem “vista grossa” para o seu comportamento. Essa é uma anestesiante mentira para a alma. A verdade é que ninguém está tolerante com suas ações. Eles realmente não sabem… Ainda.

Deus vai me perdoar

Este é um caso de ginástica espiritual. O infiel tem bastante conhecimento de Deus e do quanto Sua Palavra é séria. Sim, Deus irá perdoar todos os pecados, exceto a incredulidade (Mc 3, 28-29). No entanto, isso não significa que você deva abusar de Sua graça ou perdão (Romanos 6:15). Mesmo que Deus o perdoe, isso não significa que você sairá livre de Suas consequências (Provérbios 06:29). As consequências para tal comportamento são verdadeiramente devastadoras para todos em sua vida.

Advertisement

Meu cônjuge vai me perdoar

Talvez sim. Talvez não. Este é o jogo de azar que você realmente quer jogar? O perdão nem sempre significa reconciliação. Isso não significa que você será aceito de volta ou restaurado a sua posição anterior. O perdão pode ser rápido, mas a confiança vai levar anos. Você está fazendo algumas suposições perigosas sobre alguém que você está magoando.

Eu não tenho em casa o que eu preciso

Isso pode ser verdade, mas trair não é a resposta. Só porque o seu empregador não paga o que você “precisa” não significa que desviar dinheiro é a resposta para esse dilema. Se você não está recebendo o que você precisa, diga ao seu cônjuge. Busque aconselhamento. Reúnam-se com um terapeuta. Participem de um grupo de apoio. Converse com um amigo. Apesar de a traição poder aliviar sua coceira por certo tempo, ela não vai fazer a coceira sumir. Há uma coceira mais profunda sob a superfície que o adultério não pode aliviar. Comprometa-se a encontrar a solução adequada para ela.

É apenas uma coisa física

Não, errado de novo. É uma coisa emocional. E uma coisa mental. E uma coisa espiritual. Pode parecer físico para você, mas todo o seu ser está envolvido aqui (corpo, mente, espírito), não apenas uma parte do seu corpo.

Para um infiel, a maioria dessas mentiras vai soar familiar. Eles podem até acrescentar mais algumas por conta própria. É essencial acreditar em algumas, ou em todas antes de começar a trair. São como pílulas que você engole e não pode continuar no comportamento destrutivo se não engolir algumas diariamente.

Um dia, porém, a verdade virá à tona. Um dia, as mentiras que você digere o tornarão completamente doente. Um dia, o mundo que você criou irá enfrentar o mundo real. A realidade eventualmente supera a fantasia e você vai acordar e perceber que o sonho é na verdade um pesadelo. O alarme não pode ser silenciado. As obras feitas na escuridão acabarão expostas à luz. Cada mentira será abordada pela Verdade.

Advertisement

Uma palavra de cautela para todos os fiéis a seus cônjuges e que estão lendo isso. É fácil jogar uma pedra em um traidor, sobretudo se você foi o traído. É fácil criar uma mentalidade “eu x eles”. Afinal, você é melhor do que eles, pois você não engana. Retire seus óculos de julgamento por um minuto e pegue um espelho. Ou melhor, pegue uma Bíblia. Parece que você não está totalmente livre de manchas também. De acordo com o padrão de fidelidade de Jesus, “qualquer que atentar em uma mulher (ou homem) para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela (ou ele).” (Mateus 5:28)

Você pode não ter cometido esse “ato” específico, mas todos os atos sujos começam no coração e o seu não é tão limpo quanto você pensa. A única diferença entre o seu coração e o deles é que eles seguiram adiante com aquilo que você também já pensou. Ou, você simplesmente não caiu na armadilha ainda. Ou as tentações são diferentes. Pensamentos adúlteros, adultério e julgamentos orgulhosos são todos iguais no livro de Deus. As consequências são certamente diferentes, mas os corações são iguais. E Jesus não veio para limpar comportamentos. Ele não veio apenas para perdoar ações pecaminosas. Ele veio para mudar os corações. E de acordo com seu padrão, aparentemente você precisa também.

“Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3: 11-12, 23).

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. (Gálatas 6: 1-2)

Toma un momento para compartir ...

Rod Arters

Rod cresceu nos subúrbios de Filadélfia, como o mais velho de quatro filhos. Atualmente ele trabalha em vendas e tem três filhos.