A importância de saber ponderar

Não precisamos entrar em um mosteiro ou convento, a fim de nos envolvermos em uma prática espiritual mais profunda. Para melhorar a nossa própria proximidade divina, precisamos passar tempo em reflexão.

2,444 views   |   1 shares
  • Uma amiga contou-me a sua história quando quis escolher a qual ordem religiosa se juntar quando estava estudando para se tornar uma freira católica. Ela estava assistindo a uma apresentação de slides de diferentes ordens, quando ouviu uma voz dizer-lhe: "Esta aqui." Foi tão clara e distinta que ela se lembra de se virar para ver quem tinha falado com ela, mas não havia ninguém lá. Reconhecendo que provavelmente era do Senhor ela entrou na ordem particular, à qual foi motivada a participar.

  • Quando nos conhecemos ela havia se casado há vários anos e tinha três filhos. Mesmo que eu não saiba tudo sobre sua religião, eu sabia que as freiras não se casam, então eu fiz a ela a pergunta que não queria calar:

  • "Se Deus sabia que você iria deixar o convento, deixar de ser freira e se casar por que você acha que ele estava tão preocupado com a que ordem você se juntou? Em longo prazo, você iria deixar o convento de qualquer maneira."

  • "Porque era uma ordem contemplativa", respondeu ela.

  • "Uma ordem o quê?", Perguntei.

  • "Ordem contemplativa. Isso significa que passamos muito tempo em oração e meditação. Foi lá que eu aprendi a reconhecer a voz do Senhor".

  • Importava a Deus a qual ordem ela se juntaria. Ela foi levada a um ambiente que incentivou e promoveu uma relação mais profunda e divina com seu Pai Celestial.

  • Encontre um tempo a cada dia para a meditação

  • Não precisamos entrar em um mosteiro ou convento, a fim de nos envolvermos em uma prática espiritual mais profunda. Não precisamos fazer votos de pobreza ou nos enclausurar afastados do mundo por quarenta dias e noites. Devemos buscar, no entanto, melhorar a nossa própria vivência com a divindade e, a fim de conseguir isso, precisamos passar tempo de qualidade todos os dias em reflexão e ponderação. Com uma família em crescimento isso pode exigir um pouco de criatividade. Ajuste o despertador para 30 minutos mais cedo. Aproveite quando as crianças dormem ou encontre um recanto solitário na hora do almoço.

  • O falecido Neal A. Maxwell em seu livro Para que Creiais escreveu: "Ponderar, para a maioria de nós, não é algo que fazemos com facilidade. É muito mais do que nos afastarmos ou sonhar acordados, o foco deve ser em nos impelir à ação e não nos entorpecer. Precisamos preparar um tempo, circunstâncias e atitudes a fim de alcançá-lo... O tempo envolvido na ponderação não é tão importante quanto à intensidade com que a fazemos. A reflexão não pode ser alcançada no meio de distração."

  • Advertisement
  • Contemplação envolve paciência. Mesmo às crianças pequenas pode ser ensinado este conceito promovendo para elas um tempo de silêncio a cada dia. É um momento para a prática de dizer ao corpo e mente que se acalmem e convidar o divino a se manifestar.

  • Desligue o telefone e outros aparelhos eletrônicos

  • Por que a ponderação é tão importante? Por que a inspiração não pode vir rápida e fácil? Como Maxwell escreveu, o Senhor não vai competir com o barulho e as distrações do nosso mundo moderno. Quando estamos constantemente na mídia social, ouvindo rádio ou assistindo TV, torna-se cada vez mais difícil para a voz mansa e suave atravessar todos esses ruídos.

  • Não podemos servir a dois senhores. Pelo menos uma vez por dia, nosso espírito precisa que nossos corpos façam uma pausa das coisas materiais e nossa alma seja alimentada através de encontros íntimos com Deus, o mestre da nossa alma. Através da oração, do estudo das escrituras e, em seguida, ponderar o significado do que acabamos de ler, criamos um ambiente para Deus falar com mais facilidade a nós - para Ele passar a mensagem que tem especificamente para nós. O silêncio é oxigênio para a alma. Tornamo-nos melhores pais, melhores mães e melhores membros da família através de ouvir a voz de Deus.

  • Faça a sua parte

  • Quando buscamos orientação divina, como aconteceu com a minha amiga que sinceramente queria entrar na ordem religiosa que Deus tinha planejado para ela, é preciso fazer mais do que simplesmente murmurar nossas necessidades e desejos à beira de nossas camas cada noite. Ao tomar uma decisão ou buscar o conhecimento, Deus espera que façamos a nossa parte primeiro. Oliver Cowdery, um pregador no início dos anos 1830, foi ensinado pelo Senhor a "... ponderar bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo." Direção, orientação e mensagens espirituais vêm até nós após a preparação baseada na oração. Parte dessa preparação é ponderação deliberada e contemplação através de aquietar o nosso ambiente para que possamos concentrar nossa mente em coisas espirituais.

  • O que significa a mensagem de Deus para mim?

  • Talvez o maior exemplo dessa profunda e fervorosa ponderação foi mostrado por Maria, a mãe de Jesus. Em Lucas 2:19, está registrado que depois de tudo que ela tinha testemunhado - a visita do anjo Gabriel, o nascimento de seu filho primogênito e Salvador do mundo e ver e ouvir humildes pastores bem como sábios Magos de terras estrangeiras que vieram para adorar o seu filho - Maria "guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração." como uma serva autoproclamada do Senhor, esta mulher obediente observou esses eventos sagrados e meditou sobre o significado de todos aqueles acontecimentos históricos para ela como uma mãe, para seu filho e para toda a raça humana.

  • Advertisement
  • Robert D. Hales, um líder espiritual, disse recentemente: "... vamos esperar no Senhor. Através do jejum, oração, estudo e reflexão, aprendemos a mensagem que Ele quer que nós [escutemos]... ponderemos em nossas mentes o que precisamos e desejamos de nosso Pai Celestial, e oremos para compreender e aplicar aquilo que nos é ensinado." Quando ponderamos, mudamos; temos uma maior força para sermos obediente ao Pai Celestial e esta obediência fortalece nossas famílias.

  • Ao refletir sobre uma lição, uma escritura, um sermão ou decisão pergunte: "O que isso significa para mim? Como posso aplicar isso em minha vida familiar?" Então anote todos os pensamentos, sentimentos e impressões que vêm a sua mente.

  • Ponderar permite que nossa alma se comunique com o Pai Celestial, que recebamos revelação pessoal e abre nossos olhos espirituais para a compreensão, permitindo-nos (e às vezes forçando-nos) a cavar mais fundo na essência de quem somos e do que Deus quer que nos tornemos.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original The importance of pondering.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Ramona Siddoway is a freelance writer who has published articles in Belgium, Angola, and the United States. She lives with her husband in Houston, Texas.

Website: http://ramonasiddoway.com

A importância de saber ponderar

Não precisamos entrar em um mosteiro ou convento, a fim de nos envolvermos em uma prática espiritual mais profunda. Para melhorar a nossa própria proximidade divina, precisamos passar tempo em reflexão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr