30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens

Marque este artigo em seus favoritos, que traz 30 ideias de dinâmicas e brincadeiras para fazer com grupos de crianças ou jovens em sala de aula, reuniões de família, grupos religiosos e outros.

Eliseu de Oliveira Cunha

O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas de domínio público foi compilado e publicado por Eliseu de Oliveira Cunha e republicado aqui com permissão conforme instrução do autor.

1 – CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Audição, atenção. MATERIAL: Lenços. LOCAL: Sala, quadra, pátio. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos. Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

2 – QUAL O PERFUME?

IDADE: 9 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Desenvolver o olfato. MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados. Execução: o professor dará aos alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.

3 – TOCAR O CEGO

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo. LOCAL: Ar livre, salão. Formação: círculo. Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

4 – COM QUEM ESTARÁ A BOLA?

IDADE: 9 anos. Objetivos específicos: Atenção, perspicácia. MATERIAL: Bola. LOCAL: Pátio, gramado. Formação: círculo. Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar, repete o jogo.

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5 – GARRAFA MÁGICA

IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação. MATERIAL: Uma garrafa. LOCAL: Sala, pátio. Formação: círculo. Organização: os alunos em círculo, o professor no centro. Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

6 – COMER A MAÇÃ

IDADE: 9 anos em diante. Objetivos específicos: Controle emocional. MATERIAL: Maçã. LOCAL: Quadra, pátio. Formação: fileiras. Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maçãs penduradas. Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segurá-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

7 – O CACHORRO E O OSSO

IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Atenção, audição. MATERIAL: Qualquer objeto. LOCAL: pátio, gramado. Formação: círculo. Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”. Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

8 – O MICO

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Atenção, agilidade. MATERIAL: Bolas. LOCAL: Quadra, gramado, pátio. Formação: círculo. Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”. Execução: ao sinal de início, os alunos que têm a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

9 – ESTALINHO

Objetivos específicos: Coordenação motora, ritmo, atenção. LOCAL: Ar livre e sala. Formação: círculo. Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra na esquerda. Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

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10 – ELEFANTE VOA?

IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Atenção. LOCAL: Sala, quadra. Formação: círculo. Organização: alunos em círculo. Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.

11 – JOGO DO PUM

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Atenção e pronta reação. LOCAL: Ar livre e sala. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos na posição sentados. Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.

12 – DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Memória, perspicácia, observação. LOCAL: Ar livre e sala. Formação: círculos. Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações. Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

13 – AÍ VAI O GANSO

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver os sentidos, memória. LOCAL: Pátio e quadra. Formação: fileira. Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Aí vai o ganso”. O segundo dirá: “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: … ah… o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.

14 – JOGO DO LIMÃO

IDADE: 6 anos em diante. Objetivos específicos: Ritmo, atenção. MATERIAL: Limão. LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado. Formação: círculo. Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão. Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro… ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

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15 – JOGO DA MEMÓRIA

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Memória, tato. MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc. Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás. Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.

16 – BOM DIA

IDADE: 7 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Educação dos sentidos. MATERIAL: Lenço. LOCAL: Quadra ou pátio. Formação: círculos. Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados. Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vendados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

17 – CÍRCULOS UNIFICADORES

IDADE: 7 anos em diante. SEXO: Ambos Objetivos específicos: Pronta reação e atenção. MATERIAL: Disco, toca-fitas LOCAL: Ar livre e salão. Formação: em círculos de pé. Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

18 – PERSEGUIR A BOLA

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Astúcia, rapidez, agilidade. MATERIAL: Bolas. LOCAL: Ar livre. Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola. Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

19 – CORRER EM CIRCUITO

IDADE: 9 anos. Objetivos específicos: Iniciação desportiva (hand e basquete). MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: fileiras. Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileira com uma bola. Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, o 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.

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20 – PASSE-PASSE

IDADE: 10 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete). MATERIAL: Bolas, arcos. LOCAL: Quadra, pátio, gramado. Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos). Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras. Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4… O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. Neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.

21 – DÊ 5 PASSOS E FUJA

IDADE: 7 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas. LOCAL: Quadra, pátio. Formação: grupos de 3. Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores. Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão tocá-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.

22 – JACÓ E RAQUEL

IDADE: 9 anos em diante. Objetivos específicos: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva. MATERIAL: Lenço, sininho. LOCAL: Sala, quadra. Formação: círculo. Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho. Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pegá-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.

23 – BOLA DO CAÇADOR

IDADE: 7 a 9 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Habilidade motora, rapidez, atenção. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: livres. Organização: livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador, vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.

24 – REVEZAMENTO

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Velocidade. MATERIAL: Bastão de 25cm de comprimento. LOCAL: Ar livre. Formação: colunas. Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 metros de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão. Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro. Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

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25 – CORRA SEU URSO

IDADE: 7 a 9 anos. Objetivos específicos: Atenção, rapidez, agilidade. LOCAL: Quadra. Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”. Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem, entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso a pegar.

26 – BOLA AO CENTRO

IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, destreza, reflexo. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra, gramado. Formação: 2 círculos concêntricos. Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro. Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem ao seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.

27 – BOLA AOS 4 CANTOS

IDADE: 7 a 9 anos. Objetivos específicos: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo. MATERIAL: Bola de tênis – preferencialmente. LOCAL: Quadra. Formação: 2 colunas. Organização: 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra. Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversários. Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.

28 – DANÇA DAS CADEIRAS

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Atenção, agilidade. MATERIAL: Cadeira, toca-fitas. LOCAL: Ar livre, salão. Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras. Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes. Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.

29 – CROQUETE

IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, destreza, atenção. LOCAL: Quadra, gramado. Formação: 2 colunas. Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. Entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral. Execução: ao sinal, o 1º aluno de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão à coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.

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30 – MUDANÇA TRÍPLICE

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Equilíbrio, destreza e reflexo. LOCAL: Quadra. Formação: círculo. Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo. Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.

Imprima também a continuação deste artigo clicando em Mais 23 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens.

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