Mais 23 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens

Esta é a segunda compilação de dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens para classes escolares, reuniões de família e grupos religiosos. Leia, imprima e compartilhe.

Eliseu de Oliveira Cunha

O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas de domínio público foi compilado e publicado por Eliseu de Oliveira Cunha e republicado aqui com permissão conforme instrução do autor.

Para ler e imprimir a primeira parte com as dinâmicas e brincadeiras de 1 a 30 para crianças e jovens, clique em: 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens.

31 – FUTEBOL COM AS MÃOS

IDADE: 10 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo, respeitar regras e leis. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: livre – 2 equipes. Organização: livre – o professor ao centro fará bola ao alto. Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.

32 – CORRER EM COLUNA

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez. LOCAL: Quadra, pátio. Formação: colunas. Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados. Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.

33 – APANHAR O LENÇO

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, destreza. MATERIAL: Lenço. LOCAL: Quadra. Formação: fileiras. Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros. Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.

Advertisement

34 – CORRIDA DE DUPLAS

IDADE: 7 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Rapidez, agilidade. MATERIAL: Bolas. LOCAL: Ar livre. Formação: colunas. Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida. Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso até que todos tenham corrido 2 a 2. Vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.

35 – COMPANHEIROS ÁGEIS

IDADE: 10 anos. Objetivos específicos: Rapidez e agilidade. LOCAL: Quadra, gramado. Formação: círculos. Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa. Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal, os dois círculos se dissolvem e cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.

36 – IDENTIFICAR OS GRUPOS

IDADE: 6 anos em diante. Objetivos específicos: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção. LOCAL: Ar livre. Formação: livre. Organização: dizer ao ouvido de cada um o nome de um animal Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.

37 – QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?

IDADE: 10 anos. Objetivos específicos: Destreza e rapidez. LOCAL: Pátio ou quadra. Formação: colunas. Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra. Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão à posição inicial.

38 – CASA DO CACHORRO

IDADE: 8 anos. Objetivos específicos: Rapidez e atenção. Formação: círculos. Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário. Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.

Advertisement

39 – CABEÇA PEGA RABO

IDADE: 8 anos. Objetivos específicos: Perspicácia. LOCAL: Pátio. Formação: colunas. Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente. Execução: ao sinal, os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão, se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo por último.

40 – PISCAR

IDADE: 9 anos em diante. Objetivos específicos: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação. MATERIAL: Cadeiras. Formação: círculo. Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma. Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.

41 – COCADA

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe. MATERIAL: Faixas, bolas. LOCAL: Quadra, gramado. Formação: 2 círculos concêntricos. Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola. Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).

42 – BATATA QUENTE

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Rapidez de movimentos, visão. MATERIAL: Lenço. LOCAL: Quadra, pátio, sala. Formação: círculo. Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro. Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanhá-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.

43 – BOLA CRUZADA

IDADE: 7 a 9 anos. Objetivos específicos: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo. MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada). LOCAL: Pátio, quadra. Formação: fileiras. Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversários de uma fileira se intercalam na fileira do outro. Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.

Advertisement

44 – PROCURA UM PAR

IDADE: 8 anos. Objetivos específicos: Atenção e agilidade. LOCAL: Quadra e gramado. Formação: círculos concêntricos. Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.

45 – ENGANAR, LANÇAR

IDADE: Mais ou menos 9 anos. Objetivos específicos: Atenção e concentração. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra e pátio. Formação: semicírculo. Organização: os alunos em semicírculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola. Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanhá-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semicírculo.

46 – CARA COM CARA

IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão. LOCAL: Pátio, quadra. Formação: círculos concêntricos. Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio. Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa… trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.

47 – AVIÃO PEGADOR

IDADE: 7 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Equilíbrio, poder ativo, imitação. LOCAL: Quadra e gramado. Formação: livre. Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião. Execução: ao sinal, o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.

48 – A BOLA DO GUARDA

IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, rapidez. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: círculo. Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola. Execução: ao sinal, o que está no centro atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pegá-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.

Advertisement

49 – JOGO DOS SÓCIOS

IDADE: 9 anos em diante. Objetivos específicos: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens. MATERIAL: Saquinho de areia. LOCAL: Pátio, gramado. Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios. Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo às ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.

50 – MARCHA DOS JORNAIS

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Flexibilidade, coordenação de movimentos. MATERIAL: Folhas de jornal. LOCAL: Quadra, pátio, gramado. Formação: fileiras. Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira. Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.

51 – BOLA FUGITIVA

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Rápida reação. MATERIAL: Bola. LOCAL: Gramado, pátio. Formação: círculo. Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola. Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.

52- TRANSMITIR O RECADO

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Decifrar enigmas, astúcia. Formação: 3 fileiras. Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. O professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio. Execução: ao sinal, a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.

53 – BOLA AO CÍRCULO

IDADE: 7 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, honestidade, rapidez de reação. MATERIAL: Bolas. LOCAL: Quadra e pátio. Formação: Círculos. Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão. Execução: ao sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...