Como aprender a dizer NÃO

É possível aprender a dizer não. E é muito mais fácil do que parece.

4,129 views   |   7 shares
  • É muito fácil encontrar pessoas ao nosso redor que sentem dificuldade em dizer não. Elas até gostariam de dizer esta pequena palavra para algo que não queiram fazer ou que lhes incomodem, mas a falta de habilidade para usar esta negativa por fim vence, e mais uma vez sentem-se frustradas por não terem conseguido proferi-la no momento adequado.

  • Há situações na vida de todos em que é preciso usar o temido não como resposta. Talvez para algo de pouca importância, como um simples convite para sair em um dia que tenha sido bastante cansativo. Porém, há outras vezes em que a simples inabilidade em dizer o não pode conflitar com valores e crenças pessoais, e neste caso conseguir negar é uma grande vitória.

  • Como dizer não:

    1. Você pode começar com pequenos treinos. Naquele momento que você está só, imagine alguma situação em que você precisaria responder usando o não e treine em voz alta algumas formas de utilizá-lo. Você poderá utilizá-lo de forma mais branda, muitas vezes até explicando o motivo pelo qual está negando, principalmente se for alguém muito próximo a você, ou se preferir poderá apenas dizer não e agradecer.

    2. Quando a proposta de alguém for desinteressante ou até mesmo inadequada e você opta por dizer não, procure fazer de forma firme, porém educada, mostrando que essa é realmente sua posição final. Agradecer o convite por mais que ele possa lhe parecer ruim, torna mais simples pronunciar sua negativa.

    3. Não tenha medo de responder negativamente quando a situação lhe incomodar. Todos têm seus limites e isso é algo normal. Até mesmo a pessoa que está lhe propondo algo que você não concorda ou não quer fazer, tem seus próprios conceitos e precisa dizer não a muitas coisas.

    4. Reflita em quantas situações de sua vida você fez algo que não gostaria pelo simples fato de não ter dito não quando lhe foi permitido escolher. Lembre-se do sentimento que aquela situação lhe trouxe, principalmente pelo fato de você não ter conseguido responder como queria, ou seja, dito não. Com isso em mente, faça uma opção de quando algo lhe parecer inadequado ou fugir de seus valores e crenças dizer não. Esta é uma decisão que você precisa tomar antecipadamente para conseguir usá-la quando for necessário.

  • Muitas vezes precisamos dizer não a pessoas que nem conhecemos, este parece ser o não mais fácil; outras vezes a amigos e parentes, o que torna nossa negativa mais difícil; mas também precisamos aprender a dizer não a nós mesmos em diversas situações, o que torna essa pequena palavrinha um grande conflito. O fato é que precisamos e precisaremos usá-la ao longo da vida, então não tenha medo, ela é necessária!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como aprender a dizer NÃO

É possível aprender a dizer não. E é muito mais fácil do que parece.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr