75 dicas incríveis de presentes para crianças e adolescentes por faixa etária
Antes de ser mãe, minha maior dificuldade era escolher um presente para o sobrinho, ou mesmo para filhos de amigas. Com essas dicas, tudo está resolvido.
Angi Simon
Este artigo foi publicado originalmente no blog Mãe de Guri e republicado aqui com permissão.
Antes de ser mãe, minha maior dificuldade era escolher um presente para o sobrinho, ou mesmo para filhos de amigas. Depois que me tornei mãe, sofro quando é aniversário de menina, nunca sei o que dar. Para ajudar as mães, que assim como eu, têm dúvidas na hora de escolher um presente, hoje tem dicas da Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora da Fisher-Price:
0 a 4 meses
Chocalhos, mordedores; ginásios e tapetinhos com mobílies; mobílies; itens de borracha para banheira, brinquedos sonoros, são ótimas sugestões de presentes.
Nesta fase o bebê focaliza um objeto a uma distância entre 20 e 25 centímetros, mas não consegue ver detalhes. Ele também ouve sons agudos e fica quieto ao ouvir sons graves. Cada novo dia uma surpresa.
4 a 8 meses
Brinquedos de ação e reação, cubos/potes que possam estar seguros nas mãos e serem batidos um contra o outro; brinquedos que rolem para estimular o engatinhar; chocalhos.
Aos 5 meses o bebê não apenas vê perfeitamente objetos como consegue alcançá-los e levá-los à boca. Com 6 meses tudo muda, a capacidade de raciocínio está amadurecendo e precisa ser estimulada. No desenvolvimento da linguagem, a criança aprende, por meio dos brinquedos, que os sons formam palavras. Na parte motora, como o bebê já sabe pegar coisas, ele poderá ficar horas entretido em passar brinquedos de uma mão para a outra ou encaixando objetos. Por isso, jogos que estimulem a curiosidade são ideais nesta fase.
Lembre-se, quanto mais elogios, mais as crianças ficam estimuladas a buscar novas realizações.
8 a 18 meses
Cubos para empilhar; potes para encaixe simples; brinquedos com corda para serem puxados; brinquedos de encaixe simples; instrumentos musicais e brinquedos sonoros.
Os primeiros 12 meses do bebê foi uma fase cheia de descobertas. Mas ainda há muitos desafios pela frente. É nessa etapa que ele começa a desempenhar maior controle sobre seus movimentos e sobre os sons que emite. Agora ele está ainda mais entusiasmado, demonstrando vontade própria. Com mais consciência, acaricia ursinhos de pelúcia e aperta botões em seus brinquedos.
18 a 36 meses
Fase de grande desenvolvimento simbólico e de representação dos significados. Brinquedos que explorem este universo (bonecas, carrinhos, telefones). Brinquedos de encaixe; potes para empilhar; bolas de diferentes tamanhos, peso e textura; livros musicais.
Logo que aprende a andar, o bebê se sente desafiado a fazer tudo sozinho. Ele já sabe pedalar em um triciclo e obedece a orientações simples. Seu vocabulário está cada vez maior, com 50 a 200 palavras. Nesta fase, ele precisa de brinquedos de “faz de conta”, já que o mundo mágico infantil é uma das principais formas de autodescobertas e vivências, auxiliando na percepção de seus limites e de suas possibilidades.
Pré-escolares, de 3 a 6 anos
Quebra-cabeça; blocos para empilhar; jogos e brinquedos de encaixe com maiores desafios (diferente do encaixe simples); jogos e conjuntos para associar números, quantidades, cores, frutas, animais domésticos/selvagens e objetos; jogos com regras bem simples para desenvolver o comportamento em grupo; brinquedos para explorar a simbolização e imaginação (trem, avião, princesas, bonecas, carros); livros infantis.
Nesta fase, a criança usa sua imaginação e gosta de colocar acessórios e roupas para fingir ser algum personagem. Aos 4 anos, surgem as primeiras amizades verdadeiras. Ela entende os sentimentos das pessoas e tem boa coordenação, começando a praticar atividades como nadar, andar de patins e dançar.
Crianças de 6 a 9 anos
Jogos/brinquedos criativos e recreativos que estimulem as habilidades cognitivas e motoras; jogos com regras mais complexas que estimulem a convivência e valores grupais; quebra-cabeça; livros infantis; livrinhos para desenhar e colorir.
Crianças de 9 a 12 anos
Jogos com regras mais complexas e que exijam raciocínio; jogos e brinquedos utilizados ao ar livre que estimulem a competição, a convivência em grupo e o aprendizado social; livros; quebra-cabeça.
Adolescentes (após os 12 anos)
Quebra-cabeça com número alto de peças pequenas; jogos que estimulem a relação de causalidade nas hipóteses e na indução; jogos e brincadeiras que estimulem o pensamento e a indução de leis.
Gostaram das dicas, mas ainda têm dúvidas?
Segundo a Teresa Ruas, nos dois primeiros anos de vida, vocês podem pedir dicas e sugestões aos pais, eles podem dizer e pontuar o que a criança ainda não tem e também o que precisa. E conforme eles vão crescendo, podemos perguntar o que a criança gosta ou deseja ganhar, desde que esteja compatível com o contexto e realidade que os pais, tios e amigos possam prover. Quem sabe dar 3 sugestões, e ela escolhe o que preferir.
Outra coisa que acontece com todas, se ainda não aconteceu com você, pode acontecer logo é do filho falar que não gostou do presente. O que devemos fazer?
Segundo a Teresa, até mais ou menos os primeiros cinco anos, a criança não sabe o que é a mentira e nem sabe mentir. Depois, com 5, 6 anos, ela começa a entender que a mentira é algo “feio” e que não deve ser realizada no seu dia a dia. Um pouco mais adiante começa a compreender algumas mentirinhas, mesmo sabendo que não é correto. Portanto, diante do desenvolvimento cognitivo e afetivo que a criança apresentar em cada faixa etária, temos que compreender a honestidade das crianças e pontuar os valores, normas e regras sociais que a criança deve aprender em cada contexto vivido. Porém, sem grandes neuras, lidando com a honestidade e ensinando os valores e regras sociais.
Espero que as dicas ajudem vocês, mamães.