Algumas dicas para criar filhos únicos de forma que possam se desenvolver da melhor forma possível, incluindo traços de personalidade que serão necessários para uma vida social saudável.
-
Se você, por escolha ou consequência, conseguiu ter apenas um filho, com certeza o considera seu orgulho.
-
Seu filho ou sua filha é seu único herdeiro ou herdeira e não precisarão dividir sua atenção e amor com ninguém.
-
Filhos únicos tendem a amadurecer rápido, gostam de agradar os outros, e se tornam grandes líderes, se estimulados da forma correta.
-
Algumas dicas para criar filhos únicos de forma que possam se desenvolver da melhor forma possível, incluindo traços de personalidade que serão necessários para uma vida social saudável:
-
1. Meu clone
-
Filhos únicos tendem a ser muito obedientes e a agradar a autoridade da casa, no caso os pais. Mas eles precisam de tempo e espaço onde possam experimentar as consequências de sua liberdade, ou seja, não empurre a sua agenda na vida deles, deixe-os explorar seus próprios interesses sem interferência.
-
2. Resista ao fato de querer controlá-lo
-
Se for menino ou menina não importa, respeite o fato de que são pessoas com espíritos distintos, e possuem sua própria personalidade. Eles precisam aprender a fazer as coisas do jeito deles e, mesmo que não esteja do seu jeito, não interfira nas coisas que eles falam ou fazem.
-
3. Não o trate como rei
-
Filhos únicos aprenderão a ser egoístas e narcisistas se forem mimados demais. As dicas de impor limites com consequências e demonstrar amor equilibrado são válidas neste caso também.
-
4. Desencoraje o perfeccionismo
-
Tome cuidado para não exigir perfeição das coisas que ele faz ou colocar metas fora de seu nível de entendimento. Isso pode afetar sua autoestima e confidência. Também não deixe ele ser negativo consigo mesmo, achando-se menos inteligente ou valoroso. Ele não precisa agradar a todos todo o tempo. Se sob pressão, ele poderá recuar e criar um bloqueio contra toda e qualquer autoridade, estando também muitas vezes tardio no próprio desenvolvimento.
-
5. Ensine-o a relaxar
-
Filhos únicos tendem a ser ambiciosos, empreendedores, energéticos, e dispostos a fazerem sacrifícios para obter sucesso. Com tudo isso, também o estresse e a autodecepção. Ensine-os a fazer metas, mas balancear seu horário de forma que nele caiba o dever, mas também o lazer, e a família.
-
6. Dê-lhe liberdade para se descobrir
-
Um perigo de pais de filhos únicos é fazer tudo para o filho. Deixe-o descobrir-se, com suas inseguranças e medos, e encontrar soluções por ele mesmo. Claro, a proteção e orientação que os pais devem dar aos filhos deve estar sempre presente, mas é necessário que ele possa experimentar.
-
-
7. Evite a solidão
-
Crianças, e principalmente pré-adolescentes e adolescentes tendem a sentir-se solitários quando não possuem irmãos e irmãs. Se possui primos, e amigos que você conheça, providencie oportunidades de que estejam juntos. Faça tardes de jogos, leve-os juntos ao cinema ou à escola. Coloque-o para praticar esportes onde tenha amigos no time, ou de grupos de escoteiros ou balé para as garotas.
-
8. Ria muito!
-
Filhos únicos tendem a ser estudiosos, concentrados, lógicos e sérios. Seu exemplo é o mais consistente meio de criar um filho que será uma pessoa bem-humorada e positiva. Tenha certeza que não age com mão de ferro para com ele.
-
9. Não é não
-
Filhos únicos tendem a ser obedientes e a agradar os pais, e por esse motivo às vezes é difícil para os pais dizerem não ao filho quando precisam. Isso é algo que eles precisam aprender desde cedo, pois fica mais difícil mudar depois de anos. Diga não e ensine-o que não significa exatamente não. Fazê-los esperar por coisas que precisam é um bom meio de não ensinar gratificação imediata.
-
10. Não se culpe
-
Não se sinta culpado por não ter sido capaz de dar irmãos e irmãs ao filho único. Cuide para que sua vida seja feliz e deixe seu filho ou filha saber que você tem uma vida além de cuidar dele e ele quer isso mesmo, para não haver superproteção. Filhos únicos são sensitivos às necessidades dos pais e podem ser companheiros, principalmente se os pais são solteiros ou sozinhos.
-
Se um filho único recebe amor e atenção de forma equilibrada, ele saberá exatamente o que querer da vida quando crescer. Alguns lares trazem problemas ou os pais estão demais focados em seus próprios problemas, e os filhos tendem a buscar nos amigos ou namorados(as), ou mesmo nas famílias destes, a vida familiar que deseja. É importante que você apresente essa vida familiar balanceada e animada a ele, com atividades familiares, para que possa ter seu filho ao seu lado por toda a vida.
-
Acima de tudo, ensine princípios corretos, e mantenha as funções familiares, independente de ter somente um filho ou filha. Faça reuniões de família, estimule o contato social com equilíbrio. Seu filho é parte de sua vida.
Se gostou, compartilhe o artigo...