Como a oração pode nos ajudar, enquanto pais e mães, a saber as necessidades das nossas crianças?

Através da oração podemos, com a ajuda do Senhor, conhecer e saber mais sobre as necessidades de nossas crianças. .

Taís Bonilha da Silva

As crianças possuem uma forma muito peculiar de se expressar, diferente daquela utilizada por adultos. Nós adultos expressamos nossas necessidades, dores, alegrias e angústias através da fala, com as crianças nem sempre é assim que acontece.

Às vezes conseguimos ter uma pequena noção do mundo infantil através do brincar; e em alguns casos, nem assim. Como então poderíamos saber do que precisam nossas crianças se nem sempre elas nos expressam isso?

De fato nós, enquanto mães e pais, podemos nos sentir frustrados e impotentes, mas não precisa ser assim. Está à nossa disposição um recurso bastante útil que poderá de forma extraordinária nos ajudar nessa tarefa celestial de criar filhos.

Ferramenta a ser utilizada em todos os momentos

Esse recurso é a oração. No mundo em que vivemos, com todos os perigos que nossas crianças estão sujeitas, não podemos abrir mão de tão importante bênção, a de ter auxílio divino na criação de nossos pequeninos.

Precisamos de inspiração divina (recebida através da oração) para saber quais são as necessidades de nossas crianças e, dessa forma, falar diretamente aos seus corações e agir de modo a exercer uma influência positiva e duradoura em nossos pequenos.

Advertisement

Rosemary M. Wixom (líder religiosa) considera que: “Se orarmos para saber quais são essas necessidades, as próprias palavras que dissermos podem ter o poder de tocar o coração delas“.

A oração por meus filhos é um hábito constante em minha vida. Sempre orei e continuarei orando ao Pai Celestial por proteção, mas também para que Ele me inspire a saber quando algo estiver errado com relação aos meus filhos e como agir nesses momentos.

Situações formais e informais: aprendizado pelo exemplo

Certo dia, meu filho mais velho, então com 6 anos, chegou da escola e me contou que havia tropeçado na cadeira de um garoto do 5º ano, na hora do intervalo, e que o garoto se irritou e além de ameaçá-lo o empurrou.

Eu, como mãe, fiquei preocupadíssima; ainda mais porque o garoto era alguém que conhecíamos a família. Eu disse ao meu filho para que me contasse detalhadamente o que ocorrera para que eu tomasse providências, mas nesse momento ele recuou e disse que não se lembrava direito do que tinha acontecido e que eu deixasse para lá, obviamente estava com medo.

Fiquei mais angustiada ainda porque não sabia o quanto meu filho podia estar sendo ameaçado na escola, com toda essa onda de bullying, e por que estava com medo de me contar a verdade. Fui para outro cômodo da casa, me ajoelhei e orei ao Senhor para que me ajudasse a saber o que havia de errado com meu filhinho.

Advertisement

Sempre brinquei com meus filhos dizendo que as mães sabem de tudo o que acontece com eles. Chamei-o e perguntei mais uma vez o que havia acontecido. Ele me olhou com os olhinhos cheios de lágrimas e me disse:

  • Mãe você sabe o que aconteceu, não sabe? Você sempre sabe! –Me abraçou muito forte aos prantos.

Sim eu sabia, meu filhinho de 6 anos estava sendo ameaçado na escola por um garoto de 10 anos, e estava com medo. Contudo, meu filho também sabia que se não pudesse me contar, de alguma forma eu saberia.

Felizmente esse foi um episódio isolado e não voltou a acontecer. Conversei com a mãe do menino e ele se desculpou com meu filho e comigo, era um garoto bom e com bons pais.

O que aprendi com essa experiência foi que, independente da situação, seja ela grave ou não, nós podemos sempre contar com a ajuda Divina para saber o que se passa com nossas crianças e, principalmente, saber o que falar ou como e quando agir.

Nossos filhos precisam saber que podem confiar em nós até mesmo quando eles não puderem nos contar o que está acontecendo.

Advertisement

Busque orientação Divina, através da oração, para saber quais as necessidades de seus filhos ou crianças pelas quais for responsável e dessa forma nossa influência será direcionada direto ao coração.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.