9 dicas para evitar o envenenamento de crianças e animais de estimação

Estar no lar transmite conforto e segurança. Mas será que a casa está livre de inconvenientes que podem até tirar a vida de crianças e animais?

Michele Coronetti

O lar é muito querido por todos os familiares, pois é o local de refúgio após um dia de estudo e trabalho. É nele que a família se reúne para fazer refeições, conversar, compartilhar as experiências e se divertir. Também é o local onde os pequenos costumam descobrir o mundo e as coisas em primeiro lugar, buscando o livre acesso a todos os ambientes. E o mesmo se aplica aos animais de estimação, que normalmente permanecem na casa mesmo com a ausência de todos.

É amparado por lei que todo e qualquer produto de limpeza ou outro produto químico apresente em seu rótulo sua composição química e a toxidade dos mesmos, além de indicar o procedimento em caso de acidente.

Armadilhas podem ser ativadas sem qualquer intenção através de produtos de limpeza, medicamentos e até plantas. O cuidado para evitar o envenenamento destes pequenos seres é importante para fazer do lar um local de proteção.

1. Manter longe do alcance de crianças e animais

Essa orientação presente em todos os rótulos de produtos potencialmente perigosos sempre deve ser seguida. Guardar frascos, medicamentos e outras substâncias perigosas bem longe do alcance das crianças. Ainda assim, optar por tampas de segurança para dificultar a abertura.

2. Atenção redobrada

Enquanto utiliza um produto químico ou venenoso é importante estar atento. Crianças e animais podem ser muito rápidos.

Advertisement

3. Conservar em embalagens originais

Manter também os respectivos rótulos. Evitar unir dois produtos diferentes para obter um melhor resultado. Esse procedimento pode causar incompatibilidade química e vapores indesejados ou prejudiciais.

4. Descartar corretamente os medicamentos vencidos

Há farmácias que possuem locais apropriados para esta ação e leis municipais sobre o assunto. Durante o tratamento, manter os medicamentos em suas caixas originais com a bula para eventuais informações.

5. Evitar associações prejudiciais

Nunca referir-se a medicamentos por doces ou balas para que a criança o aceite. Isso fará com que ela pense que não há mal algum em se automedicar.

6. Atenção na compra de brinquedos

Eles devem sempre conter a inscrição “atóxico”. Alguns plásticos e tintas utilizados em produtos clandestinos já levaram muitas crianças a hospitais.

7. Não cultivar plantas tóxicas e cuidados com insetos

Alguns exemplos são Tinhorão, Comigo-ninguém-pode e Copo-de-leite. Cuidado com insetos peçonhentos no jardim, em áreas abertas ou mesmo dentro da residência, como no interior de sapatos guardados há muito tempo.

Advertisement

8. Gases também são tóxicos

Nunca ligar um carro em uma garagem fechada. Evitar a queima de papéis e outras substâncias. O descarte correto e a reciclagem sempre são recomendados. Manter travadas saídas de gás doméstico sempre.

9. Atenção a qualquer material tóxico

Nas dependências de uma casa há muitos outros materiais possivelmente tóxicos ou perigosos como bebidas alcoólicas, desodorizantes de ambientes, perfumes, inseticidas e até refrigerantes. O bom senso na escolha dos locais para a armazenagem dos mesmos promove a segurança.

Com essas dicas é possível evitar acidentes e transtornos com as crianças e animais de estimação. Porém, para o caso de acontecer um acidente, é sempre bom e importante ter um curso de primeiros socorros para saber como agir. Números de telefones de emergência na memória do aparelho ou em locais de fácil acesso próximo ao telefone salvam vidas. Manter a calma, ler as instruções da embalagem e aguardar ajuda também são atitudes sensatas.

Manter a curiosidade das crianças e a atividade dos bichinhos de estimação livre de perigos fazem do lar um lugar seguro e agradável.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.