Você está destruindo a independência de seu filho?

Os pais devem ajudar seus filhos a se preparar para a vida. Mas uma das formas mais comuns de impedi-los de evoluir é destruindo sua independência. Veja 3 erros que você pode estar cometendo que destruirão o futuro de seu filho.

Aaron Anderson

Como pai/mãe, é seu trabalho certificar-se de que seu filho receba toda a informação e experiência necessária que irá ajudá-lo a crescer e tornar-se um adulto bem-sucedido. Portanto, é natural que você queira ensinar aos seus filhos tudo o que puder. E é natural querer proteger seus filhos de todos os perigos do mundo para que eles não se machuquem. Mas às vezes, em seu esforço para se certificar de que seu filho permaneça seguro, você está realmente fazendo mal ao tentar protegê-lo. Você o está prejudicando porque está impedindo que ele aprenda um aspecto fundamental da infância: a independência.

Independência é a chave para o desenvolvimento de crianças, pois, ao praticar independência elas aprendem a navegar no mundo ao seu redor. Elas conhecem suas próprias forças e limitações e aprendem a assumir riscos calculados e seguros.

Mas proteger seu filho demais impede que ele corra riscos e tente coisas novas. Ser superprotetor também destrói a independência de seu filho. E ele nunca irá aprender a identificar riscos seguros de riscos inseguros se você sempre calcular o risco por ele. E há outras coisas que você também está fazendo que estão destruindo a independência de seu filho. Aqui estão três.

Sinais de que você está esmagando a independência de seu filho:

1) Você só os incentiva a fazer o que é bom

Como pais, nós achamos que sabemos as habilidades de nossos filhos. Quando você vê seu filho atrapalhando-se com uma bola de futebol, você diz a si mesmo que ele apenas não é muito atlético. Portanto, é natural que, se ele quiser participar de um campeonato de futebol, você o afaste dessa ideia. Mas, a fim de incentivar a independência de seu filho, é importante deixá-lo descobrir por si mesmo o que ele faz bem, ou não. Isso ajuda a criança a reconhecer seus pontos fortes e limitações e ser capaz de usar essa informação ao tomar outras decisões na vida. E ter uma compreensão precisa de suas habilidades e limitações é importante, a fim de se tornar um adulto bem-sucedido.

Advertisement

2) Você só oferece elogios

Tomo mundo ama seus filhos. Portanto, faz sentido você não querer dizer aos seus filhos nada crítico. Mas, para que seu filho crie independência, ele precisa ser capaz de ver todos os lados das coisas – inclusive ouvir em que ele não é muito bom. Isso dá às crianças a oportunidade de decidir por si mesmas o que fazer ao invés de ser guiadas por falsos elogios.

3) Você faz tudo por eles

Porque você é um adulto, você tem experiência de vida o suficiente para saber como fazer as coisas. Mas seus filhos não. Então, quando seus filhos têm dificuldade com algo (por exemplo, fazer a cama) você quer interferir e fazer isso por eles. Ou talvez você possa interferir e dizer-lhes como fazer da maneira certa. Mas não permitir que seus filhos tenham a oportunidade de aprender por si mesmos a excercer seu próprio poder mental para entender as coisas destrói sua independência.

Claro, você quer proteger seus filhos e mantê-los a salvo de perigo tanto quanto possível, mas ao ajudar muito ou ser superprotetor, você lhes está negando a oportunidade de ser independentes. E você está negando-lhes a oportunidade de aprender todas as grandes coisas que a independência pode lhes ensinar.

A pior parte de destruir a independência de seus filhos é que eles não aprendem a fazer as coisas por conta própria. E se as crianças não sabem como fazer as coisas por conta própria, não terão toda a capacidade para ser adultos bem-sucedidos. Elas sempre vão questionar sua própria capacidade. O que pode resultar em baixa autoestima e até mesmo dependência demais de outros.

Portanto, permita-se largar as rédeas um pouco. Não apenas eles vão se tornar mais independentes, mas você também vai ajudá-los a ser bem-sucedidos como adultos.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Are you squashing your child’s independence?.

Toma un momento para compartir ...

Aaron Anderson

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.