Como efetivamente punir o adolescente

Problemas com adolescente e como educá-lo? A punição positiva existe.

3,167 views   |   5 shares
  • Punição também pode ser algo positivo enquanto está em fase de reforço para o desenvolvimento do caráter e da personalidade, o que abrange seu início na infância e tem sua explosão na adolescência e que possui uma continuidade até deixarmos esta vida.

  • Para entendermos melhor, usarei um exemplo simples. O de esquentar água em uma chaleira, para tal são necessários os objetos: chaleira, fogo, gás, fogão, lenha, água, recipiente. Após isso temos a ação dos objetos que é o ato de colocar água na chaleira, ascender o fogo e colocar o objeto sobre o fogo. Aguardar o momento certo e retirar a água do processo e utilizá-la.

  • Todo o comportamento é reflexo de algum estímulo, seja negativo ou positivo. Se comparássemos o adolescente com o elemento água, sabe-se que a água permanece fria quando não é colocada sobre o fogo e que quando é colocada sobre o fogo vai esquentar.

  • Então quais são os estímulos que estamos deixando para o adolescente formar seu caráter e personalidade? Sempre pensamos que a punição corrige alguém, o que na verdade somente faz é diminuir a ação de um comportamento e não ensiná-lo. Como baixar a chama do fogo, alguns casos chega-se a apagar totalmente, porém não ocorre com pessoas, não se apaga uma personalidade em evolução ou um caráter que se desenvolve, são os estímulos que devem nos preocupar porque são eles que dão uma resposta negativa ou positiva.

  • Alguns estímulos eficazes para adolescentes:

    1. Criar uma rotina com horários para dormir, levantar, fazer higiene, alimentação, estudos, recreação, divertimento e concentração.

    2. Verificar o material de estudo do adolescente, falar com os professores, observar suas amizades e seu comportamento fora de casa, ou seja, os estímulos que recebe.

    3. Convidar amigos para que venham em sua casa para conhecê-los.

    4. Jogos devem ser escolhidos, pois a maioria contém estímulos de violência, drogas e pornografia.

    5. Agenda mensal de onde o adolescente pode praticar serviço comunitário. Ajudar pessoas que necessitam é um estímulo correto.

    6. Uma vez por dia orar em voz alta com o adolescente, ler as escrituras, sim, pois a bíblia é a maior literatura reconhecida no mundo. O estímulo da espiritualidade é fundamental.

    7. Ajudar para que tenha hábitos de higiene, verificar se as roupas estão limpas, meias de algodão ajudam na transpiração e evitam odores desagradáveis, perfumes, desodorantes e organizar a casa. Ajudá-lo para que possa manter essa organização, estímulos diários como palavras e sorrisos ajudam nesse momento.

    8. Ajudá-lo a manter o quarto limpo e organizado. Não é gritando que se dá estímulo correto, mas recompensas ajudam como preparar uma refeição ou sobremesa que ele mais gosta. Pequenos estímulos e agrados.

    9. Conversas periódicas sobre uma autoanálise parabenizando o que tem feito de bom e propondo-se em ajudar nas coisas que ele não consegue realizar sozinho. Mostrar interesse e amor genuíno.

  • Advertisement
  • Toda ação trará uma reação. Gritos e ofensas somente farão um adolescente sem personalidade definida, ao mesmo tempo fazer tudo que ele quer também não o ajudará em seu progresso. Podemos sim mostrar nossa ajuda em sua fase de amadurecimento, castigar muito mais que dar puxão de orelha, castigar positivamente é tirar o estímulo errado e torná-lo correto para que adolescente possa então saber o rumo a ser seguido. Saber identificar quando a água está quente, pronto para apagar o fogo e não deixar que evapore, pois a água é como a nossa vida, necessita do estímulo certo e muitos cuidados e observações.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

Como efetivamente punir o adolescente

Problemas com adolescente e como educá-lo? A punição positiva existe.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr