10 perguntas e respostas sobre casar-se pela segunda vez

Refletir sobre as dúvidas mais comuns em relação ao segundo casamento é uma forma de se preparar para essa decisão.

Suely Buriasco

Bom mesmo é quando o casamento dá certo e o casal vive bem por muitos anos juntos, mas, infelizmente, nem sempre isso é possível. Seja por viuvez ou divórcio, essa expectativa se vê frustrada e as pessoas sofrem. Entretanto, todo mundo tem direito a uma nova chance de ser feliz e, para tanto, buscar um novo enlace matrimonial. É normal que nessa situação muitas dúvidas surjam e a pessoa se sinta insegura.

Se esse é o seu caso, analise algumas questões a serem consideradas:

1- Quanto tempo é preciso esperar do fim do primeiro para o segundo casamento?

Não existe uma determinação precisa, mas o fato é que a situação pede algum tempo, em razão da importância da decisão. Começar outra relação antes de ter se resolvido emocionalmente pode ser muito perigoso.

2- Que pontos devem ser fundamentais na tomada de decisão?

É fundamental sentir-se preparado para assumir as responsabilidades, além de observar questões como afinidades e compatibilidades.

3- Como falar com os filhos?

Uma boa dica é falar com eles de forma que se sintam parte integrante de sua decisão, deixando muito claro o quanto são importantes para a formação da nova família.

Advertisement

4- Como anunciar aos familiares?

A melhor maneira é sempre a assertividade, dizer o que sente e porque tomou essa decisão, sempre prezando pelas opiniões e demonstrando o quanto é importante para você o apoio da família.

5- O casamento pode ser religioso?

Depende dos dogmas da religião. De qualquer forma, havendo o impedimento, você pode optar pelo civil com um caráter espiritualista, que pode ser possível através de uma oração, mesmo sem a presença de um sacerdote.

6- Devo festejar esse novo enlace?

Com certeza. Deixe para trás o passado e seus estigmas rançosos; o que é bom deve ser comemorado. Independente de tudo o que você passou, essa é uma nova fase e deve sim ser festejada, da forma que você e seu futuro cônjuge sentirem-se à vontade para curtir esse momento tão importante da vida de vocês.

7- Como agir com os enteados?

Os enteados merecem todo respeito e cuidado. A melhor forma de lidar com eles é desenvolvendo a empatia, agindo com afetividade.

8- Como não repetir os mesmos erros do casamento anterior?

Quem busca resultados diferentes, obrigatoriamente deve procurar ações diferentes. Por isso é muito importante refletir sobre o próprio comportamento, visando uma mudança interior que seja capaz de evitar que os mesmos erros sejam cometidos.

Advertisement

9- Qual a diferença entre o primeiro e o segundo casamento?

Basicamente o que um difere do outro é que são relacionamentos diferentes com pessoas diferentes, por isso o melhor é evitar comparações. No segundo casamento o cônjuge é outro e, mais que isso, você também não é mais a mesma pessoa, porque todos mudam.

10- Como lidar com as comparações dos amigos e familiares?

Você não vai conseguir evitar a comparação com o primeiro relacionamento de seu cônjuge. Procure agir com cautela, tolerância e assertividade, mas não se deixe levar por esses tipos de comentários; sua serenidade e o tempo farão que isso se perca.

Acreditar numa nova relação amorosa e refazer a própria vida com outra pessoa é uma forma de transformar-se e buscar a felicidade.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.