10 dicas para planejar o menu semanal

A preparação de um menu semanal colabora muito com o bom andamento do dia a dia de uma casa e com o orçamento da família. Aprenda como planejar o menu para a semana e experimente!

3,474 views   |   2 shares
  • A organização de um lar é bastante importante para que todas as coisas possam fluir de forma tranquila e feliz. E quando o assunto é organização também podemos pensar a respeito dos alimentos que estamos adquirindo e usando dentro de nossas casas.

  • Comprar alimentos que muitas vezes ficam esquecidos na geladeira e acabam estragando é muito comum quando não se planeja o menu. Além de evitar o desperdício o menu ajuda muito a programar as compras e desta forma conseguir uma certa economia quando se trata de alimentação familiar.

  • Para planejar o menu semanal é importante levar algumas coisas em consideração:

    1. Em uma folha de caderno ou papel almaço, liste os dias da semana de forma que um dia fique abaixo do outro (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo), é ideal que deixe algumas linhas entre eles. Também, se preferir, há sites na internet que possuem cardápios em branco para que você possa imprimir.

    2. Logo à frente dos dias da semana, você pode criar duas colunas, uma referente às refeições para o almoço e outra, mais à frente, para o jantar.

    3. Pense na disponibilidade de tempo de preparo que você tem para elaborar os pratos que colocar em seu menu. Se seu tempo para preparação for curto para o período da manhã evite colocar pratos que demandam mais tempo de preparação.

    4. Leve em consideração também os gostos pessoais de sua família e procure incluir esses pratos no menu da semana sempre que puder.

    5. Se por algum motivo você tiver algum compromisso próximo dos horários das refeições, procure colocar no menu desses dias pratos de fácil preparo evitando assim que atrapalhe seus planos para aquele dia.

    6. Considere os alimentos, legumes, verduras e frutas que estão em alta naquela estação, desta forma além de vegetais mais frescos você também pode economizar um pouco ao incluí-los em seu menu.

    7. Observando os preços dos alimentos, você também pode optar por fazer um menu com um custo mais baixo optando por aqueles alimentos que tem um valor menor e assim conseguir economizar.

    8. Caso haja necessidade, você também pode incluir em seu menu o desjejum da semana.

    9. Depois de planejar o menu daquela semana, faça sua lista de compras com os ingredientes necessários para concluir seu planejamento.

    10. Com o menu preparado, fique atenta na noite anterior para verificar a necessidade de descongelar algum alimento que tenha mantido em seu freezer, isso vai lhe ajudar bastante a ganhar tempo em sua preparação.

  • Advertisement
  • Quando você iniciar a preparação de seu cardápio semanal não vai deixar mais de fazê-lo, pois verá que é uma grande ajuda em seu dia a dia.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

10 dicas para planejar o menu semanal

A preparação de um menu semanal colabora muito com o bom andamento do dia a dia de uma casa e com o orçamento da família. Aprenda como planejar o menu para a semana e experimente!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr