Aprenda 3 maneiras de dissipar a sombra do desânimo e do medo.
-
Basta abrir o site de um dos maiores jornais do país para ler as seguintes manchetes: “Desabamento de prédio deixa 10 sob os escombros”, “Mulher feita refém pelo ex-marido está no hospital em estado gravíssimo”, “Filha de cantor é internada às pressas: tentativa de suicídio”, entre outras.
-
Vivemos em tempos conturbados, nos quais a violência transformou-se em coisa corriqueira e o mal parece imperar em todos os lugares.
-
Como se não bastasse isso, cada um de nós tem sua própria “cruz” para carregar. Alguns lidam com a doença, a solidão, problemas financeiros, estresse, etc.
-
Como, então, encontrar alegria na vida? Como ser feliz em meio ao caos da violência e da degradação moral da sociedade?
-
A esse respeito, Joseph B. Wirthlin disse certa vez: “Como podemos gostar dos dias repletos de tristeza? Não podemos — pelo menos não naquele momento. Não acho que (...) estivesse querendo dizer que devíamos suprimir o desânimo ou negar a realidade da dor. Nem acho que estivesse sugerindo que ocultássemos as verdades desagradáveis sob uma capa de falsa felicidade. Creio, no entanto, que a maneira como reagimos à adversidade pode ser um fator preponderante para o sucesso e a felicidade na vida.”
-
Quando sentir-se tentado a se deixar levar pelo desânimo, quando achar que sua “cruz” é pesada demais para carregar, considere os seguintes conselhos:
-
Rir é o melhor remédio!
-
Além de aumentar seu tempo de vida, isso transformará todos a sua volta.
-
Tenho um amigo que está sempre sorrindo. Sua vida sempre foi repleta de desafios, mas ele está sempre com uma atitude otimista.
-
Lembro-me de uma situação em que eu, meu marido e esse amigo estávamos viajando para cumprir uma designação da igreja. Na volta, erramos a saída para a estrada e só percebemos isso quando nos deparamos com um posto de cobrança do pedágio. Nós estávamos exatamente no sentido contrário! Tivemos que passar pelo pedágio (e pagar), para conseguir fazer o retorno (e pagar de novo!).
-
Eu achava que devíamos ir por um caminho e meu marido insistia em ir por outro.
-
Ainda procurando a saída correta da estrada, esse amigo disse: “Não se preocupem. O dinheiro que tenho comigo é suficiente para passarmos por aquele pedágio mais umas quatro vezes!”
-
Todos dentro do carro desataram a rir. A tensão se dissipou e conseguimos achar o caminho correto para casa.
-
Compreender o princípio da compensação
-
“O Senhor recompensa os fiéis por toda perda que sofrem. Aquilo que é tirado dos que amam o Senhor será acrescido a eles à própria maneira do Pai. Embora a compensação possa não chegar quando desejamos, os fiéis saberão que cada lágrima vertida hoje será compensada por cem lágrimas de regozijo e gratidão.” (Joseph B. Wirthlin)
-
-
Já vi o princípio da compensação agindo diversas vezes em minha vida!
-
Tudo aquilo de bom que realizamos, volta para nós em algum momento.
-
Ao passo que, toda injustiça que sofremos pacientemente, deve ser revertida em aprendizado e mais desejo de praticar o bem.
-
Ter fé em Deus
-
somos todos filhos de um Pai Celestial que nos ama, nos conhece e quer o nosso melhor.
-
Justamente por nos amar tanto e querer o nosso progresso é que Ele permite que passemos por desafios e provações.
-
“Podem surgir provações e talvez não compreendamos tudo o que acontece a nós ou a nosso redor. Mas, se confiarmos humilde e serenamente no Senhor, Ele nos fortalecerá e orientará em todos os desafios que enfrentarmos. Quando nosso único desejo é agradá-Lo, Ele nos abençoa com profunda paz interior.” (Bruce D. Porter)
-
Tenho plena convicção que rir com mais frequência, compreender o princípio da compensação e exercermos mais fé em Deus tem o poder de transformar o temor em coragem e a tristeza, se não em alegria, em esperança.