Meu marido não usa aliança e isso me mata. O que fazer?

A aliança é um símbolo importante de comprometimento, mas é preciso buscar compreender os motivos que podem levar o marido a não querer usá-la, para não concluir precipitadamente.

Suely Buriasco

A aliança é um símbolo que representa o amor e o compromisso conjugal, por isso tem grande importância para a maioria das pessoas. No entanto, é preciso considerar que não é um objeto ou a ausência dele que garante fidelidade no casamento.

Assim, antes de tomar conclusões precipitadas, o melhor é refletir um pouco mais sobre quais motivos estimulam o seu marido a não querer usar aliança. Busquei algumas razões comuns:

1- Razões práticas

Alguns homens se incomodam e não gostam de usar qualquer tipo de anel, por falta de costume, assim, preferem não usar aliança.

2- Diferenças culturais

O uso de alianças é muito difundido no ocidente, principalmente pelas igrejas cristãs; pessoas com descendências orientais ou que não tenham sido educadas dessa forma, podem não dar importância a isso.

3- Quer passar por solteiro

Não querer usar aliança pode significar, realmente, falta de comprometimento com o casamento e até traição.

Advertisement

O que fazer?

O ideal é procurar seu marido para um diálogo sincero, pelo qual ambos se sintam à vontade para falar de seus sentimentos. É preciso aprender a ouvir sem julgamentos, com o objetivo de compreender o seu cônjuge. Muitas vezes essa atitude é um passo definitivo para reconquistar seu marido, se esse for o caso.

Dois primeiros motivos

Sendo que os motivos apresentados por seu marido sejam ou se assemelhem com os itens 1 e 2 citados acima, penso que você poderia estar relevando a situação, já que não existe uma razão negativa para a relação. Pessoas têm pontos de vista diferentes e é preciso aprender a lidar com isso, principalmente, no casamento. Mas se o uso das alianças for muito importante para você, o ideal é que consiga dizer isso para ele, não no sentido de cobrar, mas de demonstrar seus sentimentos. Com muito tato e carinho, quem sabe você não consegue sensibilizá-lo a usar e deixá-la assim mais segura e confiante? Lembre-se que o mais importante não é o que se diz, mas como se diz.

Último motivo

Mas se ele foge de uma conversa franca, mostra-se nervoso e sempre se irrita muito quando questionado sobre o uso da aliança, pode ser que ele, realmente, esteja mal-intencionado. Mas, veja bem, indício não é sinal de confirmação, então é preciso agir com muita cautela para não criar deduções que a levem a se enganar. Essa é uma situação muito delicada, que exige sabedoria da esposa, pois a coloca em prova muito difícil. Havendo ou não confirmação da infidelidade de seu marido, você precisa analisar a própria vontade e não se deixar levar por mágoas. O melhor é não tomar nenhuma decisão enquanto as emoções estiverem em desalinho, para evitar arrependimentos dolorosos.

O que é certo nessa questão é que o simples fato de seu esposo não usar aliança não é motivo para tanto desgaste. Penso que o mais interessante seria que você dirigisse suas energias para descobrir os motivos e, principalmente, decidir o que fazer para fortalecer o compromisso de vocês ou que, de alguma forma, a situação encontre um desfecho positivo, ou seja, que satisfaça você.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.