Querida mãe que sente que quer desistir

Ser mãe é difícil. Realmente difícil. Mas você não está sozinha.

Rachel Martin

Nota do editor: Este artigo foi publicado originalmente no blog de Rachel Martin, Finding Joy. Foi reproduzido aqui com permissão, traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Não desista.

Eu sei que parece que o peso do mundo está em seus ombros e que realmente não importa se a louça está lavada ou que ninguém se importa que você ficou acordada até às 2h da manhã dobrando roupa ou que você é negligenciada. Eu sei que você senta no carro e coloca a cabeça no volante e as lágrimas caem às vezes. Eu sei que às vezes você só quer jogar a toalha e sussurrar (ou gritar) que você já se cansou de tudo isso. Eu sei. Eu sei porque eu já me senti assim.

Lembro-me de sentar no banheiro atrás da porta com a cabeça entre as mãos, pensando que eu não conseguia mais ter essas responsabilidades da maternidade e que eu realmente não fazia diferença alguma e não importava e que eu nunca ficaria em dia com a pilha de roupas na lavanderia – que, a propósito, é verdade, nunca fiquei em dia com a pilha de roupas. E porque eu me senti assim eu estou escrevendo hoje para lhe dizer que você, agora, importa mais do que você jamais irá perceber.

Você, e sua vida, sua vez, sua doação de si mesma, tudo isso é importante.

Advertisement

Haverá dias difíceis. Semanas difíceis. Meses difíceis. Mas, você consegue passar por isso. Eu sei que você consegue. Você pode se levantar, sacudir as palavras que a impedem, e você pode ser mãe hoje. Você pode olhar nos olhos de seus filhos e dizer-lhes o quanto você os ama – mesmo que você esteja lembrando o quando eles tenham sido rudes com você hoje de manhã – e pode amá-los incondicionalmente. Você pode fazer esses sanduíches para o lanchinho de hoje e cortar maçãs e até colocar o canudo no buraquinho do suco de caixinha de primeira. Ou na segunda tentativa. Você pode levar seus filhos para o futebol ou balé ou para a escola ou qualquer outro lugar e você vai dizer para si mesma que você estar com eles é o que importa.

Desistir significa parar. E você não para.

Um sábio amigo meu me disse esta semana que só perdemos quando desistimos.

A maternidade não é nada parecida com o que eu imaginara quando era jovem. A maternidade não se parece com aquelas páginas do Pinterest cheias de ideias de aniversário com bolos perfeitos e lembrancinhas de festa que levam três horas para fazer. Esses momentos existem. Mas, falando sério, me escute, essas coisas não fazem uma mãe. Essas coisas, embora sejam lindas, não importam realmente na jornada da vida. Você sabe o que importa? Você. Agora, lendo essas palavras, e prestes a dar de si mesma para a sua família.

Você percebe que incrível impacto você está deixando? Não me diga sobre todas as vezes em que cometeu um erro. Eu também já os cometi. Mas você se lembra de todas as vezes em que fez o certo? Ou das vezes em que esteve presente? Sentada à 1h da manhã balançando uma criança que teve um pesadelo. Fazendo jantar com uma dispensa vazia. Abrindo mão de algo que você precisa para que seu filho possa ter o que ele precisa. Ajudando com matemática. Lendo uma história. Dobrando as roupas. Fazendo almoços. Ensinando. Ouvindo suas histórias. Sendo boba. Rindo. Segurando o balde de vômito. Limpando rostos. Pendurando desenhos na parede. Vendo-os dormir.

Advertisement

Esses são os momentos na vida que você é abençoada em viver.

Então, você pode sentir vontade de desistir. Não desista. Recolha a toalha da maternidade agora e diga a si mesma que você pode fazer isso hoje. Você pode. Você pode por sua família. Não olhe como outras estão criando seus filhos, ou o que o status do Facebook está dizendo, ou a foto no Pinterest da mãe perfeita. Você é a mãe perfeita para os seus filhos hoje. Não deixe que o mundo qualifique a sua maternidade. Não há um valor alto o suficiente para ilustrar o verdadeiro valor da maternidade. Você é um presente incrível para a sua família.

Eu acredito em você.

O que você está esperando? Você pode fazer muito, querida mãe.

Você com certeza consegue.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...