7 lições aprendidas com José da Bíblia

Todos enfrentam adversidades. José, o filho de Jacó, é um grande exemplo disso.

52,136 views   |   348 shares
  • Todos enfrentam adversidades, essa é uma parte integrante da experiência da vida. Quem você é do outro lado das provações dependerá da maneira como você as enfrentará. Na Bíblia, José, filho de Jacó, é um excelente exemplo disso. Desprezado por seus próprios irmãos, vendido por eles como escravo e depois injustamente lançado na prisão por alguém que originalmente confiava nele explicitamente, José poderia ter ficado com muita raiva, ressentido e buscado vingança. Em vez disso, ele desenvolveu sete traços de caráter que lhe permitiram sair de suas provações e se tornar uma pessoa melhor.

  • 1. Aceitação

  • Muitas vezes, a primeira resposta à adversidade é "Por que eu?" Aprender a aceitar as circunstâncias em que você se encontra o ajudará a enfrentar melhor a provação. Ao aceitar sua condição de escravo, José simplesmente vai trabalhar para Potifar. E quando é lançado na prisão, ele novamente se propõe a trabalhar arduamente. Você deve superar esse obstáculo e aceitar a situação. Só então, você poderá seguir em frente e se afastar dessa circunstância difícil.

  • 2. Trabalho árduo

  • José não procurou destruir aqueles que o escravizaram. Ele realmente os ajudou a prosperar. Isso aconteceu tanto na casa de Potifar, bem como na prisão. Eles, por sua vez, reconheceram seus talentos e bênçãos. Se você não trabalhar arduamente através de sua adversidade, outros talvez nunca possam ver suas verdadeiras competências.

  • 3. Paciência

  • José sabia que o Senhor o abençoaria por causa de seus sonhos. Assim, ele suportou com paciência, sabendo que as bênçãos viriam. Em paralelo com a paciência, ele também buscava soluções. Depois de interpretar os sonhos do padeiro e do copeiro, ele pediu ao mordomo para contar sua situação ao Faraó. Depois disso, ele continuou a trabalhar duro na prisão, confiando no tempo do Senhor. Lembrar as bênçãos prometidas pelo Senhor o ajudará a suportar pacientemente.

  • 4. Integridade

  • Quando a mulher de Potifar tenta seduzir José, ele foge. Ele é fiel ao seu código moral, embora ninguém esteja por perto. Ele entende que deve ser fiel a si mesmo e ao Senhor. Se ele tivesse aceitado seus avanços, poderia ter se safado da prisão, mas ele sabia que isso o impediria de receber as bênçãos de Deus. Seja fiel a quem você é, mesmo na adversidade. Esse é o verdadeiro teste de sua integridade.

  • 5. Humildade

  • Quando José é chamado para interpretar o sonho do faraó, ele poderia ter levado todo o crédito pelo seu dom. Em vez disso, ele imediatamente dá crédito ao Senhor quando diz: "[...] isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó." (Gênesis 41:16) José tinha aprendido através de todas as suas adversidades que era o Senhor quem o estava abençoando e ajudando. Ele não tomou o crédito para si. Depois de passar por uma provação, é preciso reconhecer a mão que o ajudou a atravessar as adversidades. E sem dúvida, essa mão é a do Senhor.

  • Advertisement
  • 6. Abençoar os outros

  • José poderia ter tido uma reação vingativa para com aqueles que o enganaram. Ele poderia ter escondido os seus dons, os seus talentos e suas habilidades para abençoar o próximo apenas pelo despeito. Em vez disso, ele os usa para abençoar a todos. Ele ajuda Potifar e o guarda da prisão a prosperarem. Ele interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro. Ele interpreta o sonho do Faraó e depois usa suas habilidades organizacionais para salvar o reino egípcio, e ao fazê-lo salva sua própria família. Ele realmente viveu como Cristo ensinou quando disse: "[...] Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam [...]" (Mateus 5:44) Ser capaz de abandonar a necessidade de vingança permite realmente que você aprenda com suas provações.

  • 7. Perdão

  • Quando José revelou sua identidade a seus irmãos, disse-lhes: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós." (Gênesis 45:5) Ele sabia que sua adversidade tinha sido parte de um quadro maior e, portanto, perdoou-os livremente. Quando você perdoa, você se liberta de toda a amargura e raiva que pode impedi-lo de progredir.

  • A adversidade nos ajuda a desenvolver e a crescer como pessoa. Ao procurar desenvolver esses traços de caráter, podemos enfrentar as provações que surgem em nosso caminho e superá-las com a mesma força e graça que José teve.

  • _Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original 7 lessons learned from The Bible's Joseph, de Robyn Carr

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Robyn Carr is a graduate of Brigham Young University, the mother of 5 and grandmother to 1. She currently lives in North Carolina.

7 lições aprendidas com José da Bíblia

Todos enfrentam adversidades. José, o filho de Jacó, é um grande exemplo disso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr