5 maneiras de cultivar a intimidade

Estamos gastando muito tempo sentados no sofá acariciando nossos telefones em vez de um ao outro. Se você percebeu que o seu relacionamento está sofrendo, tente estas cinco ideias para ajudar a trazer de volta a intimidade.

12,136 views   |   4 shares
  • Se você está em um relacionamento com um ser humano, você deve continuar lendo.

  • Se você está em um relacionamento com um computador, como Joaquin Phoenix no filme "Ela", então este artigo não é para você.

  • Interagir com outra pessoa envolve os seus sentidos físicos - visão, tato, audição, paladar e olfato. Vemos o nosso parceiro, abraçamos e os ouvimos dizer: "Eu te amo", beijamos para nos despedir e sentimos o cheiro dele persistir quando ele vai embora. Todo o nosso corpo está envolvido e faz-nos sentir vivos e querendo mais. Sensualidade, ou seja, usar os nossos sensos - nossos sentidos é uma arte e deve ser cultivada dentro de qualquer relacionamento, mas está se tornando cada vez mais difícil com o crescimento robusto do mundo virtual que nos rodeia. Mandar um SMS dizendo, "eu te amo" é muito diferente de realmente dizer essas palavras a alguém em pé na sua frente.

  • Quando você aumenta a sua sensualidade, também colhe os benefícios de todos os hormônios do bem-estar, como a ocitocina e a dopamina. Você literalmente se sente mais ligado ao seu parceiro e ao mundo ao seu redor. Os seres humanos são animais sociais destinados a interagir uns com os outros em nível físico. Com smartphones se tornando a norma e todos se "reconectando" via Facebook, está cada vez mais fácil passar um dia inteiro sem realmente "conectar-se" a alguém de uma maneira pessoal.

  • Se você de repente percebe que se preocupa mais com a bateria do telefone a ser carregada do que a sua vida amorosa, aqui estão algumas ideias para recuperar sua humanidade:

  • 1. Vá para a rua

  • Se você tiver a sorte de viver perto de uma praia, de montanhas, lago ou um deserto, vá lá. Agora. Não suspire pensando sobre o tráfego e em seguida abra uma paisagem no seu telefone. Na verdade mova-se porta afora e olhe para cima. Agora olhe para baixo. Deixe seus olhos perceberem detalhes que talvez você tenha perdido - mesmo que seja o detalhe da única erva daninha que cresce fora da calçada. Estar fora de casa, sem fones de ouvido ou sem falar ao telefone, é importante. Isso lhe dá a chance de usar todos os seus sentidos e despertar o seu corpo de volta.

  • 2. Coma com os dedos e os olhos

  • Quando foi a última vez que você comeu algo suculento, como uma deliciosa manga, e lambeu os dedos? Deliberadamente compre um alimento que você possa comer com os dedos - que pode ser qualquer coisa, até mesmo um sorvete - e faça exatamente isso. Deleite-se com o desleixo. Aumente essa experiência, deixando seus olhos vagarem ao redor e realmente ver o que o mundo tem para oferecer. O melhor lugar para algo como isto é um mercado de fazendeiros e não, repito, não uma lanchonete de drive thru. Comer é um dos nossos instintos físicos mais primitivos e também pode gerar incríveis sensações se estamos prestando atenção, o que me leva ao número três.

  • Advertisement
  • 3. Preste atenção

  • Se você está falando ao telefone enquanto assiste a um vídeo instrutivo no Youtube sobre como apurar um molho, você está perdendo toda a instrução do ponto certo do molho e quase não interage com o ser humano vivo do outro lado do telefone.

  • "Multitarefa" é a nova palavra de ordem, e nós estamos ficando tão bons nisso que estamos multitarefando tudo. Pergunte a si mesmo se você quer ser multitarefada por seu parceiro? Se a resposta for não, então você pode precisar se afastar de todos os seus gadgets para avaliar como você está se aproximando de seus relacionamentos primários. Você se sente aborrecida e incomodada quando seu cônjuge quer falar com você por alguns minutos? Você está tão dispersa que quando seu esposo lhe oferece uma bela flor quase passa despercebido porque uma mensagem de texto acabou de chegar? Ter alguém a dar-nos a sua atenção nos ajuda a sentir-nos amados, notados e apreciados. E faz maravilhas para qualquer relacionamento.

  • 4. Toque, toque, toque

  • E eu não quero dizer na tela do seu telefone. Quantas vezes vocês estão sentados no sofá afagando seus telefones em vez de um ao outro? Enviamos "abraços" virtuais sentados sozinhos em nossos laptops. Os seres humanos podem realmente definhar devido à falta de contato físico. Nós liberamos muitos hormônios de bem-estar e produzimos químicas cerebrais durante um bom abraço, um esfregar de ombros afetuoso ou simplesmente um tapinha de passagem no traseiro. O toque é uma parte integral de uma relação saudável e satisfatória. Se você não acredita em mim, pergunte a qualquer um que tenha passado um período de tempo sem ele. O toque carinhoso de um ao outro é algo facilmente esquecido e exige esforço consciente para cultivar, mas os benefícios vão mantê-los voltando para receber mais.

  • 5. Priorizar

  • Tudo lá fora exige um pedaço do seu precioso tempo. Um e-mail rápido e uma atualização do Facebook podem parecer que têm que ser feitos "agora" quando, na verdade, não é assim. Com tantas coisas disputando nosso tempo, você pode literalmente ter que agendar tempo para um passeio ao ar livre, comer aquele delicioso lanche, ouvir o rio que flui, ou ver o belo pôr do sol de mãos dadas com o seu cônjuge. Todas essas coisas são tão importantes, se não mais importantes, do que o que seus amigos do Facebook vão pensar sobre as coisas que você faz. Na verdade, quando você prioriza o cultivo de sua sensualidade, o mundo real pode parecer mais emocionante, colorido e satisfatório do que o virtual.

  • Advertisement
  • Lembre-se, se você é um ser humano em um relacionamento com outro ser humano, você vai ter que agir como um. Isso vai envolver coisas como beijar, dançar, rir e chorar. Você nunca vai se arrepender de fazer esforço para melhorar essa parte de sua vida. Porque, vamos ser honestos, telefones e computadores não são coisas que se abrace.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 ways to cultivate intimacy.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Alisha é palestrante especializada em sexo e intimidade, ela é co-autora do livro Real Intimacy; A couple's guide to healthy, genuine sexuality (Intimidade de verdade; Um guia para sexualidade saudável e genuína).

Website: http://realintimacybook.com

5 maneiras de cultivar a intimidade

Estamos gastando muito tempo sentados no sofá acariciando nossos telefones em vez de um ao outro. Se você percebeu que o seu relacionamento está sofrendo, tente estas cinco ideias para ajudar a trazer de volta a intimidade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr