Pergunte ao terapeuta: Para uma vida verdadeiramente feliz, não se esqueça de ter tempo para você

A vida é corrida. Você tem que equilibrar o trabalho, crianças, família, seu casamento, etc. Mas para ser verdadeiramente feliz, não se esqueça de se concentrar em você também.

Aaron Anderson

A vida é cheia de compromissos. Com tudo o que acontece em sua vida é difícil fazer tudo em um único dia. E quando a vida fica corrida, é fácil se concentrar em todas as tarefas que você precisa realizar. Afinal de contas, completar suas tarefas significa que você pode riscá-las de sua lista. E com mais algumas tarefas riscadas na lista, você pode talvez voltar a uma vida menos agitada e talvez até voltar a fazer alguns daqueles passatempos que você não faz há um bom tempo.

Infelizmente, com o foco em tarefas que precisam ser feitas, raramente sobra tempo para fazer as coisas que você gosta. Significa apenas que você se mantém ocupado cumprindo tarefas. E você nunca fica à frente da lista de afazeres, porque sempre há tarefas para realizar – como dar banho no cachorro ou finalmente terminar aquele projeto de casa. Como resultado, você sente como se estivesse sempre ocupado e nunca consegue ficar adiantado ou fazer as coisas que você realmente gostaria de fazer (como passar mais tempo com sua família ou desfrutar de certos passatempos, etc.)

Focar-se em tarefas faz com que você se sinta sobrecarregado

Sentir que você está sempre ocupado fazendo tarefas intermináveis nunca faz você sentir-se bem, e nunca lhe ajuda a desfrutar de sua vida também. Em vez disso, faz você se sentir como se estivesse apenas girando no mesmo lugar e nunca indo à frente. Se você é como muitas pessoas, pode pensar que a solução é dobrar os esforços e trabalhar ainda mais duro nessas tarefas para que você possa finalmente terminá-las e seguir em frente com o que você realmente preferia estar fazendo. Mas você estaria errado.

De fato, em toda a minha experiência como conselheiro ajudando as pessoas a encontrar a realização de sua vida, eu descobri que a solução é quase nunca focar-se ainda mais. Na verdade, a solução não é focar-se mais nas tarefas, de maneira alguma. A solução é, na verdade, focar-se em algo completamente diferente – você.

Focar-se em você o ajuda a encontrar o equilíbrio

Focar-se em você pode parecer contraproducente para terminar todos os afazeres que você precisa terminar. Mas quando você para e pensa sobre isso, não é nem um pouco contraproducente. Você não quer realmente fazer as tarefas. Na verdade, fazer tarefas é mais uma forma de completar sua lista. Ou seja, você normalmente quer fazer as tarefas para que possa fazer as coisas que você prefere realmente estar fazendo, como hobbies ou passar tempo com os amigos, etc.

Advertisement

Focar-se em você faz com que você tenha tempo para você. Faz com que você faça as coisas que preferiria estar fazendo em vez de focar-se na rotina monótona da vida. Permite que você diga com confiança que, em vez de esperar x, y ou z serem realizados, você vai dar-se um tempo agora para desfrutar o que você gosta de fazer. E garante que você realmente faça coisas que gosta em vez de esperar poder apreciá-las algum dia.

Ter tempo para você não é ser egoísta. Na verdade, fazer as coisas que você gosta significa que você está dando o seu melhor para seus entes queridos que mais precisam de você. Porque fazer as coisas que você gosta lhe deixa mais feliz e lhe dá mais energia (em vez de sentir-se distraído por se preocupar com fazer as coisas na sua lista). Como resultado, você é mais presente com as pessoas com quem você está. E porque você é mais feliz e tem mais energia, é certeza que eles estão recebendo o melhor de você.

Então, pare de se preocupar com a necessidade de fazer tudo. Eu nunca conheci ninguém que olhou para trás em sua vida e disse que gostaria que tivesse passado mais tempo realizando tarefas. As pessoas costumam dizer “Eu gostaria de ter feito as coisas que eu realmente queria.” Mas, deixando as tarefas de lado e concentrando-se em você, você não terá que se preocupar com olhar para trás e se arrepender. Ao focar-se mais em você em seus interesses, você poderá aproveitar mais a vida a cada momento. Você estará mais presente com as pessoas ao seu redor e você vai encontrar a felicidade agora – ao invés de esperar que ela chegue algum dia.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Ask a therapist: For a truly happy life, don’t forget to take time for you.

Toma un momento para compartir ...

Aaron Anderson

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.