Faça o que é certo e não o que é mais fácil

Importante refletir sobre as consequências de se deixar levar por facilidades e perder o foco do que realmente interessa na vida.

Suely Buriasco

Facilidades quase sempre não significam satisfação íntima. Afinal, o esforço que empreendemos para realizar algo melhora e estimula a autoestima, fazendo com que valha a pena a dedicação. Facilidades, muitas vezes, representam grandes decepções, exatamente porque, comumente, não proporcionam o que se deseja.

Diante de uma situação decisiva, as facilidades são normalmente tentadoras e é nesse momento que é preciso ter a mente clara para não se deixar levar, perder o senso da realidade e comprometer-se com o erro. Principalmente porque uma decisão equivocada irá repercutir na vida familiar, trazendo consequências para todos.

Sucesso

Quando realizamos nossas aspirações e nos sentimos satisfeitos conosco em primeiro lugar e, consequentemente, com a situação, obtemos sucesso. Conforme o título do livro do psiquiatra Roberto Shinyashiki: “O Sucesso é ser feliz”. Não há como ter sucesso se não cultivamos a alegria em nosso convívio familiar. Isso às vezes não é fácil, porque junto às pessoas mais próximas somos mais verdadeiros e, muitas vezes, deixamos de respeitar as diferentes personalidades que somam a nossa família. Conviver bem com pessoas que mantemos um relacionamento superficial é sempre muito mais fácil, mas nunca será mais satisfatório do que construir um bom relacionamento com nossos afetos.

Prosperidade

Na ânsia de conquistar prosperidade muitos se aventuram nos caminhos perigosos da ganância, deixando de valorizar o que realmente importa. São pais que se iludem acreditando que precisam trabalhar incansavelmente para dar tudo o que os filhos desejam, deixando de avaliar o quanto sua presença é importante na vida deles. Filhos que se envolvem em inúmeros afazeres e não se dão tempo para conviver com os pais e demais familiares. É importante que se leve em consideração que a prosperidade material é a mais fácil, por incrível que pareça; difícil mesmo é alcançar a prosperidade espiritual que é realmente a sua essência, ou seja, a felicidade e ventura.

Valores

Antes de decidir pelo caminho mais fácil, é importante refletir sobre os valores que norteiam nossas vidas e o quanto é importante agir em conformidade com as próprias crenças. Ninguém pode ser feliz e ter uma vida satisfatória não condizendo com as noções de certo e errado arraigadas em sua personalidade. Quem assim não procede, não consegue satisfação íntima, pois, intimamente, se considera uma pessoa sem caráter, não merecedora das coisas boas da vida. Quando a pessoa entende a importância de viver em conformidade com suas crenças, descobre que felicidade tem tudo a ver com consciência tranquila. Pode não ser fácil, mas a satisfação de se sentir no caminho certo é altamente recompensadora.

Advertisement

Recomeço

Diante de opções equivocadas, quando as facilidades falaram mais alto e o levaram a atitudes que provocaram grandes desilusões em sua vida, não se desespere. Retome o caminho abandonado e procure redimir-se junto a todos que foram envolvidos em seu engano. Transformar decepção em aprendizado é encontrar sabedoria. Busque, pois, aprender com a experiência negativa e fazer o que é certo e não o que é fácil!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.