De que nossos filhos precisam para ter sucesso?

Coloque essas dicas em prática para que seus filhos tenham sucesso e conquistem seus sonhos.

Adriana Acosta Bujan

A maioria de nós, pais, deseja que nossos filhos sejam felizes, tenham uma vida plena e tranquila, e possam aproveitar todas as boas oportunidades da vida. Além disso, queremos que eles sejam pessoas de bem, honestas e, acima de tudo, que possam realizar seus sonhos. Na verdade, às vezes queremos trancá-los em uma redoma de vidro para protegê-los de todo mal e de qualquer problema, com o intuito de evitar que sofram, já que os filhos são nosso maior tesouro.

Como muitos de nós sabem, o caminho da parentalidade não é fácil, por mais que tentemos atender às suas necessidades e cuidar deles; parece não ser suficiente para garantir que eles tenham êxito. Por isso, é um bom momento para refletir sobre o que eles precisam para ter sucesso, o que podemos fazer para que nossos filhos tenham aquela plenitude que tanto desejamos.

Embora os tempos tenham mudado e a maneira de criar filhos tornou-se um pouco mais flexível, há coisas que devem permanecer quanto à educação e ensinamentos que lhes damos, pois são valores e lições que devem permanecer arraigadas em toda família, isso é para ajudar as crianças a terem sucesso.

Construindo o sucesso

O primeiro ponto sobre o qual podemos refletir para que nossos filhos tenham sucesso é a família, ou seja, a união e a convivência familiar são essenciais para que se sintam seguros, protegidos e amados. Quando crescerem em um ambiente familiar sadio, estaremos oferecendo as ferramentas necessárias para fortalecer sua autoestima. Pois bem, de que mais eles precisam?

1. Autoridade

Neste mundo, há regras que devemos seguir para termos uma boa convivência social, sabemos que existem leis e sanções para aqueles que não cumpri-las. Por isso, desde pequenas, as crianças devem saber que existe uma autoridade em casa a quem devem respeito.

Advertisement

Neste caso, a autoridade dos pais. Se quer evitar que seu filho sofra ao enfrentar o mundo real, então você deve ensiná-lo a respeitar suas regras, fazendo-o entender que elas foram feitas para haver uma boa convivência.

2. Escuta ativa

Quando os filhos são muito pequenos, os pais negligenciam a importância de escutá-los, uma vez que suas conversas têm temas fantasiosos. Isso, porém, é um erro grave, pois em suas conversas inocentes e irreais há um significado de como eles veem o mundo. Devemos sempre ouvir nossos filhos, assim poderemos saber e antecipar o atendimento de suas necessidades para ajudá-los a realizar seus sonhos.

Eles precisam sentir que todas as suas ideias, sentimentos e emoções são levados em consideração; dessa forma, poderão fortalecer sua identidade e personalidade, tornando-se mais autoconfiantes e seguros de si mesmos. Neste ponto, é importante limitarmo-nos a não julgar nossos filhos, permitindo que se expressem como são. E se não concordarmos com algo, podemos explicar os motivos mencionando as causas ou consequências da situação, entre outras coisas.

3. Orientação constante

Como pais, queremos consertar todos os problemas dos nossos filhos, às vezes até acreditamos que eles são incapazes de resolver seus próprios conflitos, subestimando sua inteligência e habilidade, por pensar que são pequenos e inexperientes. Se quisermos que nossos filhos tenham sucesso, devemos nos limitar a não resolver os problemas que eles enfrentam, ou seja, deixá-los tomar decisões e aprender com seus erros. É recomendável ficarmos alerta, orientá-los e apoiá-los constantemente, sempre supervisionando, mas não intervindo.

4. Que os deixem ser

A maioria dos pais deseja que seus filhos, desde pequenos, tenham todas as ferramentas necessárias para o sucesso na vida adulta. Pensar assim pode ser correto, mas às vezes, como adultos, podemos exagerar. Refiro-me a não deixamos nossos filhos viverem cada etapa do seu desenvolvimento, exigindo demais deles.

Advertisement

Deixe seus filhos aproveitarem a infância, vivenciarem cada etapa de seu desenvolvimento; pois eles têm os seus próprios sonhos e seria injusto intervir para que eles conquistassem aqueles sonhos que você desejava e que, por algum motivo, não pôde realizar.

5. Ser empáticos

Não é nada fácil colocar-se no lugar de outra pessoa e compreender as razões de certos comportamentos ou atitudes, mas é algo que devemos ensinar nossos filhos a fazer. A empatia é uma virtude essencial para que eles tenham sucesso na vida. Quando a empatia é posta em prática, você se torna uma pessoa que valoriza os outros, que evita julgar, que consegue se conectar com os outros, que sente e consegue ver a vida de maneira diferente.

6. Ser gratos

Para ter sucesso na vida, devemos aprender a ser gratos pelo que temos. Assim, podemos valorizar grandes as bênçãos. As crianças precisam colocar a gratidão em prática, dessa forma, elas vão se cuidar, respeitar e valorizar sua vida. Lembre-se de que agradecer não se refere apenas a agradecer a Deus, mas, de maneira geral, a todas as pessoas que o ajudam ao longo da vida.

Não podemos confinar nossos filhos em uma redoma de vidro para evitar que sofram diante das adversidades da vida. Porém, como pais, podemos ajudá-los a ter sucesso ao promover neles valores e ensinamentos elevados.

Lembre-os sempre de que a família deve permanecer unida, pois é a árvore que os cuidará, ajudará e protegerá, sem esperar nada em troca.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Qué necesitan nuestros hijos para triunfar?

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.