Um bom exemplo pode mudar uma vida

Um bom exemplo modifica, transforma nossa vida e a vida daqueles que estão ao nosso redor nos observando.

7,929 views   |   28 shares
  • O que é o exemplo? De acordo com o minidicionário Larousse exemplo é a palavra que tem sua origem na palavra latina exemplum, modelo, significa o que pode ou deve ser imitado, também significa fatos de que se tira ensinamentos.

  • Quando observamos algo ou alguém e tiramos ensinamentos dessa observação, estamos aprendendo os princípios que podem governar nossa vida, estamos tendo a oportunidade de acertar e mudar nossa vida e também mudar a vida das outras pessoas. E que pessoas são essas? São as pessoas que também nos observam e que porventura irão seguir nosso exemplo de conduta moral ou conduta imoral. Nossos familiares são essas pessoas que de imediato estão ao nosso redor e podem seguir nosso modo de viver, de fato que é extremamente importante observar e aprender princípios que nos aproximam de padrões divinos e segui-los para que assim nosso bom exemplo modifique tanto a nossa vida como a vida de nossos filhos, nossos sobrinhos, esposo(a) familiares e amigos.

  • Esses princípios são leis físicas de caráter geral que rege um conjunto de fenômenos verificado pela exatidão de suas consequências (minidicionário Larousse p. 642). Ou seja, quando observamos e aprendemos sabiamente, depois ponderamos e sentimos, traremos para nossa vida consequências exatas de cada um de nossos atos. Se esses atos forem bons, as consequências são boas. Cada um de nós pode observar e aprender muito com o exemplo dos outros e esse artigo tem o propósito de convidar você a observar e aprender, ponderar e sentir para que assim você seja um bom exemplo na vida daqueles que te cercam e te observam; para que assim seja um exemplo capaz de mudar vidas. Mas a vida mais importante que desejamos que mude é a sua própria vida e a vida das pessoas que estão dentro das paredes do lar, com um único objetivo de fortalecer o laço familiar por meio de preceito e exemplo.

  • Portanto, vamos observar e aprender alguns desses bons exemplo e princípios?

  • Primeiro você deve ter o firme desejo de observar e aprender, sem o desejo não tem aprendizado. Um líder religioso chamado Whitney Clayton, em seu discurso intitulado:

  • , chamou a atenção pelos exemplos que ele, ao longo da vida, observou em alguns casais e pessoas bem-sucedidas e felizes. São alguns desses princípios que citaremos aqui neste artigo.

  • Advertisement
    • Primeiro exemplo que ele citou foi: Que as pessoas observadas (os casais) consideravam seu casamento de maior valor, algo notável, mais importante que qualquer outra coisa. Ele disse: “Nos melhores casamentos, o marido e a mulher consideram seu casamento inestimável." E o que isso quer dizer para os solteiros, para casais ou para os filhos? Que à medida que valorizamos nossa família, nosso casamento, nosso lar, iremos ter realmente o sucesso que desejamos e seremos exemplo para os demais que nos observam.

    • Segundo exemplo observado foi o princípio da fé. Ele disse: “Observei que os casais que dão ao seu casamento um valor inestimável praticam os padrões da fé: frequentam a reunião sacramental e outras reuniões toda semana, fazem noite familiar(...)". Para você que não pertence a nenhuma denominação religiosa, pode realizar momentos especiais com tua família, indo ao parque juntos, preparando um almoço ou jantar, podem ler juntos livros que edifiquem ou até mesmo a Bíblia, assistir um filme que tenha cenas próprias para todos. E acreditar com fé que serão felizes. Sem dúvida esses pequenos atos de fé modificarão o modo de ver de cada membro da família e juntos serão fortalecidos. Pratique a fé!

    • Terceiro exemplo observado é o princípio do arrependimento. Os casais que são exemplo e bem-sucedidos, se arrependem, se avaliam e melhoram a si mesmos, são humildes. Cada membro da família, cada casal e, principalmente, você que está lendo este artigo pode observar e aprender a importância desse princípio, colocando em prática em sua própria vida. Por experiência própria com esse princípio, observei que o relacionamento com minha família melhorava toda vez que eu mesma tomava a iniciativa de me arrepender e ser humilde ao reconhecer diante deles minhas pequenas falhas, foi nesse momento que tivemos grande crescimento juntos.

    • Quarto e último exemplo que citaremos aqui é o princípio da lealdade. Whitney Clayton explica que: “A lealdade é uma forma de respeito. Os profetas ensinam que casais bem-sucedidos são 'ferrenhamente leais' um ao outro. Eles mantêm seu uso da mídia social plenamente digno em todos os aspectos."

  • Quando amamos verdadeiramente e desejamos o sucesso de nossa família, iremos viver de tal modo que seremos capazes de ser um exemplo positivo em nosso lar e fora das paredes dele, assim, certamente modificaremos nossa vida e seremos agentes modificadores da vida de outras pessoas. Lembro-me bem da vez que observei um casal cuidar tão bem um do outro e dos filhos deles que desejei ter o mesmo tipo de atitude com meu cônjuge. Talvez eles nunca saberão a influência que o exemplo deles fizeram em mim, mas foi com eles que aprendi e decidi ser um melhor exemplo para os que me cercam. Observe você também, sinta e aprenda, seja um exemplo que muda vidas sem precisar falar, mas viver princípios corretos, ser um exemplo positivo a ponto de mudar sua vida e outras vidas.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Um bom exemplo pode mudar uma vida

Um bom exemplo modifica, transforma nossa vida e a vida daqueles que estão ao nosso redor nos observando.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr