Lições da prensa de azeite

Quando entendemos o propósito da prensa de azeite, podemos ensinar nossas famílias a como triunfar sobre a adversidade.

Becky Rickman

Certa vez, ouvi um líder eclesiástico falar sobre a prensa de azeite e como podemos aprender a triunfar sobre nossas adversidades por entender como ela funciona. Uma prensa de azeite é usada para espremer o óleo precioso da fruta, utilizando uma enorme pressão. Com a torção de uma enorme prensa de madeira, a pasta de azeitona não tem escolha a não ser ceder.

O azeite é um dos óleos mais saudáveis para usar na cozinha e nutre a pele. Além disso, a Bíblia está cheia de referências onde ele foi usado para ungir bênçãos. Mas esses e muitos outros benefícios só vêm depois de um processo longo e difícil.

Se colhêssemos uma azeitona de uma árvore e tentássemos comê-la, não ficaria em nossa boca por muito tempo. Azeitonas cruas não são comestíveis. Elas são extremamente amargas. A fim de se beneficiar dessas frutas extremamente saudáveis, elas devem ser colocadas em uma prensa de azeite.

Por milhares de anos, as azeitonas foram colhidas forçando os ramos da árvore para baixo e batendo-as com um graveto até caírem no chão. Em seguida, elas precisavam ser picadas. Depois, elas iam para um triturador, geralmente uma grande pedra redonda que as moíam para virar pasta de azeitona. A pasta então era espalhada em discos de malha e passada pela prensa de azeite, que aplicava tanta pressão que a pasta eventualmente soltava o óleo superior.

Aqui está como isso se aplica às nossas vidas.

Advertisement

Colhidos

Explica que, às vezes, na vida parece que nossas casas estão sendo cutucadas com um pedaço de pau. Há muitas forças lá fora, tentando destruir as famílias. Elas vêm em embalagens bonitas e atraentes e parecem boas, mas vão levar à ruína. A pornografia, a promiscuidade, a falta de recato estão entre essas muitas más influências. No entanto, elas não podem nos destruir, se nós não deixarmos. Podemos nos recuperar de qualquer uma delas e transformá-las em lições valiosas.

Esmagados

Mais uma vez, ensine às crianças que elas se sentirão pressionadas assim de vez em quando e isso as ajudará a compreender quando isso acontece. Relacionamentos partidos, perda de um animal de estimação, perda de um emprego. Podemos nos recuperar de tudo isso e nos elevarmos.

Pressionados

Há pressão por todos os lados ao redor de nossos filhos. Pressão para ir contra o que lhes ensinamos. Pressão para questionar tudo o que aprenderam. Pressão para fazer as coisas antes de se prepararem. Se isso acontecer, eles podem aprender com os erros e usar o “azeite”, no caso as lições aprendidas, para se curar.

Certifique-se de que seus filhos saibam que todos nós vamos passar pela prensa de azeite em algum momento ou outro. Talvez, devido às nossas próprias ações, ou talvez sejamos vítimas das más escolhas de outra pessoa. O importante é lembrar que temos que transformar essas azeitonas em doces óleos de cura.

Agora, aqui está um pouco de uma maravilhosa curiosidade. A palavra hebraica correspondente em português para prensa de azeite é Getsêmani. Podemos ensinar nossos filhos que, assim como Cristo tinha que passar pela “prensa de azeite”, nós também teremos. Haverá coisas em nossa vida que vamos sentir como se estivéssemos sendo colhidos, esmagados e prensados. Mas, se deixarmos que essas coisas nos ensinem, irão se transformar em algo doce, benéfico, curativo e nutritivo para os outros.

Advertisement

É porque Ele passou pela prensa de azeite que podemos nos recuperar de nossas tragédias com esperança e paz em nossos corações. Se nossos filhos tiverem pecado, nós podemos ajudá-los a se recuperar e aprender. Se eles tiverem sido machucados pela negligência de outros, também podemos ajudá-los a aprender com a prensa de azeite.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Lessons from the olive press

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.