10 coisas que pais e filhos devem saber sobre o Snapchat

Snapchat é uma ferramenta que pode ser usada para conexões divertidas e instantâneas com os entes queridos. Usado de forma inadequada, pode ter consequências terríveis. Aqui estão 10 coisas que você deve...

Stephanie Abney

À medida que mais pais e avós utilizam o Facebook, adolescentes parecem gravitar em torno de novas formas de mídia social. Eles estão cansados da mãe postando fotos antigas deles e contando histórias de família, não importa o quão fofos e adoráveis seus pais pensam que são.

Um aplicativo popular entre os adolescentes é o Snapchat, um aplicativo grátis de compartilhamento de fotos e vídeos. Os adolescentes adoram a capacidade de “compartilhar um momento bobo” com seus amigos, e em menos de 10 segundos, ele desaparece. Estar informado e estabelecer regras familiares sobre a mídia social podem ajudar a orientar as crianças através de um labirinto digital que, de outra forma, pode levar à mágoa ou ao desastre.

Aqui estão 10 coisas que os pais e os filhos devem saber sobre o aplicativo Snapchat antes de decidir se devem usá-lo ou não.

  1. É fácil de usar. Adolescentes acham que é uma maneira divertida de ficar em contato com amigos próximos, compartilhando fotos malucas enquanto estão no shopping, na escola (provavelmente há regras contra isso), ou em qualquer outro lugar. É uma ferramenta de comunicação digital e, como tal, pode ser usada para o bem ou não. Discutir o uso adequado do Snapchat com seus filhos adolescentes pode ajudar a prevenir problemas, se você decidir permitir que eles o usem.

  2. Alguns adolescentes assumem que porque os vídeos e as fotos ou “Snaps”, como são chamados, desaparecem em apenas alguns segundos, o aplicativo é totalmente inofensivo. No entanto, as fotos podem ser salvas como screenshots. Isso é preocupante para os pais, porque eles não têm controle sobre o que vem do outro lado da tela do seu adolescente a qualquer momento. Também poderia se tornar um caminho para futuro cyber bullying.

    Advertisement
  3. Snapchat tem “Termos de Uso” que precisam ser lidos e discutidos. Esses termos incluem a verificação de que o usuário tem, pelo menos, 13 anos de idade e, se menor de 18 anos, eles têm permissão dos pais. O usuário também concorda em conceder ao Snapchat acesso ao seu catálogo de endereços e permite que ele carregue essas informações para seus servidores. Agora você acabou de compartilhar informações privadas de contato de sua família e amigos sem a permissão deles.

  4. Quando você envia um Snap para alguém através do Snapchat, você dá ao Snapchat uma “licença não exclusiva, mundial, livre de royalties, sublicenciável e transferível para usar, reproduzir, modificar, adaptar, publicar, criar trabalhos derivados, distribuir, executar e exibir tal conteúdo do usuário em conexão aos serviços, sujeito ao uso de configurações de privacidade nos serviços para controlar quem pode ver o conteúdo do usuário.” Veja os Termos de Uso.

  5. Depois de criar uma conta Snapchat, você aceita a responsabilidade total sobre qualquer atividade que ocorrer enquanto você estiver conectado. Um menino de 15 anos trocou Snaps com uma menina de 14 anos de idade. No início, eles eram divertidos. Logo, ela estava mandando fotos usando apenas a roupa de baixo. Eventualmente, ela mandou alguns Snaps sem roupa alguma. O menino as salvou. Quando sua mãe descobriu as fotos, ela ficou chocada e verificou as leis estaduais. Porque a menina tinha 14 anos, era considerado posse de pornografia infantil, seu filho ter essas fotos em seu celular. Os pais da menina podiam prestar queixa, e ele provavelmente teria que ser registrado como um agressor sexual. Felizmente, foi resolvido entre as famílias envolvidas e uma situação muito grave foi evitada. (Essa informação é de uma entrevista pessoal com a mãe).

  6. Mesmo para as crianças que são cuidadosas e usam de precaução no que elas enviam e para quem enviam, existe o fato de que uma vez que qualquer coisa é postada online, torna-se pública – mesmo que a imagem desapareça em questão de segundos. Ainda é possível que qualquer coisa que você poste afete-o. De acordo com Adam McLane, “Não há tal coisa como o anonimato online, apenas anonimato percebido. Toda vez que o seu dispositivo se conecta à internet, associa 100% de sua atividade com o dispositivo. (Cada dispositivo tem um identificador único, como uma impressão digital. Quando você o compra e registra, essa transação está ligada a você e tudo o que você faz com ele no final aponta para você).”

  7. Uma versão modificada, “Snapkidz”, está disponível para crianças menores de 13 anos. Elas ainda podem tirar fotos, desenhar e escrever nelas. No entanto, as semelhanças param por aí. Não tem a função de enviar ou receber Snaps. A experiência toda ocorre no dispositivo do usuário onde seus Snaps são salvos.

    Advertisement
  8. Alguns usuários do Snapchat podem se surpreender que os especialistas forenses afirmam que quaisquer dados podem ser recuperados de um aparelho celular, mesmo depois de as imagens terem sido excluídas. Veja um artigo sobre essa questão.

  9. O site Bonde oferece boas informações para os pais sobre o uso do Snapchat. Há uma preocupação legítima de que o Snapchat pode ser usado para “sexting”- envio de fotos sexualmente sugestivas ou até mesmo fotos nuas. Ajude os adolescentes a perceber que com a capacidade de captura de tela, é possível que fotos privadas circulem na internet.

  10. Converse com seus filhos adolescentes sobre o Snapchat e todas as formas de mídia social. Encontre um meio termo que vocês possam concordar. Os adolescentes de hoje são tecnologicamente mais experientes. Deixe que eles lhes ensinem sobre os aplicativos que eles gostam de usar e por quê. Certifique-se de que os adolescentes saibam que o que eles postam agora pode surgir mais tarde na vida, quando menos se espera. A presença online de uma pessoa deixa um rastro. Ajude-os a tomar decisões inteligentes para manter a si mesmos e suas reputações seguras.

Essa era digital torna as “segundas chances” mais difíceis. Lembre-se, a única forma segura de um vídeo ou foto impróprios nunca serem distribuídos para todos é não expor esses conteúdos. Vamos todos aprender a usar a tecnologia por todo o bem que pode produzir e para registrar os momentos preciosos de nossas vidas.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 things parents and kids should know about the SnapChat app.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stephanie Abney

Stephanie Abney, eternal optimist, retired school teacher and freelance writer, lives in Mesa, Ariz., with her husband, Jim. They have five children and 18 grandchildren.