Além de apenas sexo: Encontrando a verdadeira intimidade com o cônjuge

Como um casal pode preencher a necessidade de uma verdadeira intimidade no casamento? Aqui a resposta.

16,284 views   |   36 shares
  • Intimidade inclui as esferas do emocional, social, mental, espiritual, experiência e proximidade sexual. Intimidade é definida como "Relação estreita ou convívio próximo entre duas ou mais pessoas", "é um conhecimento detalhado e compreensão profunda de um lugar, pessoa, período da história, ou uma expressão que sirva como um sinal de familiaridade, afeto, ou algo semelhante." Enquanto a sociedade muitas vezes se concentra em expressões sexuais de intimidade, o sexo é apenas um tipo de símbolo - um símbolo ou evidência de - uma das esferas da intimidade, não a intimidade real. Como, então, um casal pode preencher a necessidade mais profunda de uma verdadeira intimidade além do seu relacionamento sexual?

  • 1. Orando

  • Converse com Deus como o Pai que se importa, porque ele o é realmente. Fale com ele como se ele fosse um Deus com poder para ajudar, porque ele pode. Ore individualmente, mas também ore como casal e como família. Orar juntos também vai ensinar-lhe a preocupar-se e ser grato por seu cônjuge. Meu marido e eu já percebemos que orar juntos quebranta nossos corações e nos leva a mudanças positivas que podemos fazer individualmente e em conjunto.

  • 2. Concentrando-se um no outro

  • Um casal brigava porque nenhum deles sentia que suas necessidades de intimidade estavam sendo atendidas, por fim perceberam que estavam passando a maior parte de seu tempo remoendo internamente sobre se sentir negligenciado pelo outro. Procurar conscientemente maneiras de servir o seu cônjuge não só ajudou-os a conhecer melhor um ao outro, mas também ajudou a cada um sentir-se mais amado. Pequenos e simples atos de serviço para o outro irá contribuir muito para derreter corações duros e restabelecer sua relação como um lugar de ternura.

  • 3. Ouvindo

  • Estar atento para alguém que você ama é a melhor maneira de aprender quem ele é e como atender suas necessidades. Aprendemos e crescemos a cada dia, e por isso não somos os mesmos que éramos ontem - muito menos há 10 ou 20 anos. Ouvir bem o seu marido irá ajudá-lo a se sentir conectado a você, a entender onde ele está nas lutas de desenvolvimento pessoal, a apoiá-lo em desafios, e descobrir maneiras em que você pode ajudar.

  • 4. Aconselhando-se juntos

  • Há muitos "negócios" em um relacionamento, desde cuidar das crianças até as finanças de manutenção da casa. Estas são responsabilidades compartilhadas por ambos os parceiros, e por isso é importante ter tempo para discutir essas questões regularmente e muitas vezes. Como a sua esposa se sente sobre o trabalho? O que tem sido difícil com as crianças ultimamente? Onde os centavos podem ser apertados, e o que você está fazendo bem? Que orientação espiritual cada um considera que deve ser aplicado em família? O que não houve tempo suficiente para dizer, e pelo que você está especialmente grata esta semana? Em que e como você precisa de ajuda, e o que está indo bem? Estas coisas são todas importantes para se comunicar com sua esposa, e as respostas dela lhe darão novas pistas sobre quem ela é hoje e quem ela quer se tornar.

  • Advertisement
  • 5. Passando algum tempo juntos

  • Os casais muitas vezes se esquecem que são um "casal", acima de tudo. Trabalho, filhos, cuidados com pais idosos, serviço na comunidade e responsabilidades são todos uma boa parte da vida, mas os casais precisam de tempo juntos para serem apenas um casal. Arranjem tempo para noites regulares de namoro e encontrem atividades que vocês possam fazer em conjunto - além das reuniões regulares de "negócios" juntos. Você pode ser criativo, reacendendo seu namoro sem gastar muito dinheiro ou negligenciando outras funções. Inclua a paixão como parte de seu tempo juntos!

  • 6. Incentivando, em vez de criticar

  • O sexo pode atender algumas das nossas necessidades de contato e proximidade, se compartilhado com amor e como um casal que está focado um no outro. Mas algumas dessas mesmas necessidades também podem ser atendidas por apreciar o nosso cônjuge, celebrar seus sucessos e se engajar em contato não-sexual. Quando agradecemos, nosso cônjuge vai reconhecer o sucesso e se sentir motivado a tentar mais. Quando damos as mãos, quando tocamos as costas de nosso cônjuge ao passar por ele para alguma coisa ou até mesmo quando dançamos juntos na cozinha, estes toques comunicam proximidade de maneira terna.

  • 7. Lembrando-se da preparação

  • Laura M. Brotherson, autora de "E não se envergonhavam: Fortalecer o casamento através da satisfação sexual" aponta que as mulheres precisam de conversa, toque e tempo para se sentirem amadas e prontas para expressões físicas de amor. Falar irá ajudá-la a se sentir emocionalmente ligada, o tempo vai ajudar ambos a se sentirem apreciados e compreendidos, e o toque não-sexual vai ajudá-la se sentir amada, sem a pressão da expectativa. Isso cria um ambiente seguro e acolhedor, no qual ela pode responder com suas próprias demonstrações de amor e carinho. É a intimidade emocional que melhora a intimidade física.

  • A intimidade é mais do que apenas sexo, e sexo por si só não satisfaz nossas necessidades de intimidade. Isso significa conhecer bem alguém, e um esforço no sentido de amar bem também. Amar alguém significa servir voluntariamente, e com bom ânimo. O que significa perdoar, pedir desculpas, e apreciar. Aumente o amor ao expressá-lo. Expresse-o internamente através de pensamentos positivos e apreciação. Expresse-o externamente através do contínuo e permanente namoro. Servir um ao outro ajudará você a ver seu cônjuge da forma que Deus vê ele ou ela.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Beyond just sex, finding real intimacy with your spouse.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Emily Christensen lives with her husband in Oklahoma. Her Ph.D. is in marriage and family therapy and she is pursuing a second degree in Hebrew and Jewish studies.

Website: http://www.housewifeclass.com

Além de apenas sexo: Encontrando a verdadeira intimidade com o cônjuge

Como um casal pode preencher a necessidade de uma verdadeira intimidade no casamento? Aqui a resposta.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr