5 comportamentos que trazem perigo ao relacionamento

Importante conhecer os comportamentos destrutivos do casamento para evitar que a negligência cause prejuízos que podem ser fatais.

Suely Buriasco

Às vezes, mais importante do que fazer é o que não fazer, pois muitos comportamentos causam tamanha destruição no relacionamento que o maior esforço pode ser incapaz de consertar o estrago realizado.

O pior é que, na maioria das vezes, os comportamentos destrutivos realizam-se por negligência e a pessoa só se dá conta quando o prejuízo para a relação já é um fato. Por isso, vale muito observar comportamentos assim:

1- Brigas constantes

O bom humor é muito importante para as relações e não sobrevive sendo submetido a discussões intensas. Disputas entre cônjuges denotam inflexibilidade e intolerância, representando grande perigo nos relacionamentos. Conforme escrevi no artigo Como recuperar uma relação desgastada pelas brigas: Quando a relação já demonstra sinais de desgaste, por conta de desentendimentos contínuos, pode-se concluir que o casamento já está em zona de risco e, portanto, requer cuidados urgentes.

2- Crises de ciúmes

Excesso de ciúme é manifestação de grande insegurança e isso não é nada saudável. Desconfiança exacerbada sufoca a relação e representa grande perigo. Segundo a psicoterapeuta Kelen de Bernardi Pizol no artigo: “O ciúme excessivo passa a minar o namoro/casamento/noivado, prejudicando ambos os parceiros”.

3- Acomodação

A falta de motivação entre os cônjuges e a acomodação em rotinas enfadonhas e insatisfatórias causam grande estrago na relação. Quando nada de novo é feito, os cônjuges, com o tempo, se tornam estranhos que vivem juntos. Parece que acostumam com esse tipo de relacionamento, como se não houvesse nada a fazer para mudar. São adeptos à concepção do “nada adianta”.

Advertisement

Claro que o dia a dia é estressante e os afazeres não são poucos, mas nada justifica a acomodação que gera o desleixo consigo mesmo. Infelizmente, muitos cônjuges se rendem ao cansaço e esse é um comportamento muito negativo, pois quem desprestigia a si próprio, faz pior com o cônjuge. Não se importar mais com a vestimenta, beleza e bem-estar, reduz o interesse do cônjuge, afinal, a pessoa deixa de ser interessante.

4- Desmotivação na vida em comum

A relação se mostra em risco quando os cônjuges não sentem prazer em partilhar atividades, apenas cumprem obrigações, sem qualquer alegria ou vontade. O estímulo nas atividades do casal precisa ser revigorado continuamente, através de ações de ambos os cônjuges, no sentido de manter a satisfação no convívio.

A desmotivação também provoca a falta da libido, pois é comum que, com o tempo, o cansaço e os afazeres do dia a dia deixe a pessoa desestimulada sexualmente. No entanto, o sexo desempenha um papel importante na relação e a falta dele indica que algo precisa ser revisto. Segundo a sexóloga Carolina Ambrogini na matéria: “O desejo tem de ser cultivado ao longo do dia”.

5- Falta de diálogo

Quando a vontade de conversar se esvazia no casamento é sinal de grande perigo. O diálogo é fundamental para o entendimento, assim, casais que não o desenvolvem têm grande dificuldade para viver em harmonia. Conversar sobre amenidades ou mesmo sobre dificuldades é um hábito extremamente importante na vida a dois.

O fato é que o casamento sempre entra em zona de perigo quando os cônjuges deixam de tê-lo como prioridade, focando muito em outras áreas da vida. Uma união feliz reclama atenção, dedicação e muito zelo!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.