5 comportamentos que trazem perigo ao relacionamento

Importante conhecer os comportamentos destrutivos do casamento para evitar que a negligência cause prejuízos que podem ser fatais.

58,548 views   |   24 shares
  • Às vezes, mais importante do que fazer é o que não fazer, pois muitos comportamentos causam tamanha destruição no relacionamento que o maior esforço pode ser incapaz de consertar o estrago realizado.

  • O pior é que, na maioria das vezes, os comportamentos destrutivos realizam-se por negligência e a pessoa só se dá conta quando o prejuízo para a relação já é um fato. Por isso, vale muito observar comportamentos assim:

  • 1- Brigas constantes

  • O bom humor é muito importante para as relações e não sobrevive sendo submetido a discussões intensas. Disputas entre cônjuges denotam inflexibilidade e intolerância, representando grande perigo nos relacionamentos. Conforme escrevi no artigo Como recuperar uma relação desgastada pelas brigas: Quando a relação já demonstra sinais de desgaste, por conta de desentendimentos contínuos, pode-se concluir que o casamento já está em zona de risco e, portanto, requer cuidados urgentes.

  • 2- Crises de ciúmes

  • Excesso de ciúme é manifestação de grande insegurança e isso não é nada saudável. Desconfiança exacerbada sufoca a relação e representa grande perigo. Segundo a psicoterapeuta Kelen de Bernardi Pizol no artigo: "O ciúme excessivo passa a minar o namoro/casamento/noivado, prejudicando ambos os parceiros".

  • 3- Acomodação

  • A falta de motivação entre os cônjuges e a acomodação em rotinas enfadonhas e insatisfatórias causam grande estrago na relação. Quando nada de novo é feito, os cônjuges, com o tempo, se tornam estranhos que vivem juntos. Parece que acostumam com esse tipo de relacionamento, como se não houvesse nada a fazer para mudar. São adeptos à concepção do "nada adianta".

  • Claro que o dia a dia é estressante e os afazeres não são poucos, mas nada justifica a acomodação que gera o desleixo consigo mesmo. Infelizmente, muitos cônjuges se rendem ao cansaço e esse é um comportamento muito negativo, pois quem desprestigia a si próprio, faz pior com o cônjuge. Não se importar mais com a vestimenta, beleza e bem-estar, reduz o interesse do cônjuge, afinal, a pessoa deixa de ser interessante.

  • Advertisement
  • 4- Desmotivação na vida em comum

  • A relação se mostra em risco quando os cônjuges não sentem prazer em partilhar atividades, apenas cumprem obrigações, sem qualquer alegria ou vontade. O estímulo nas atividades do casal precisa ser revigorado continuamente, através de ações de ambos os cônjuges, no sentido de manter a satisfação no convívio.

  • A desmotivação também provoca a falta da libido, pois é comum que, com o tempo, o cansaço e os afazeres do dia a dia deixe a pessoa desestimulada sexualmente. No entanto, o sexo desempenha um papel importante na relação e a falta dele indica que algo precisa ser revisto. Segundo a sexóloga Carolina Ambrogini na matéria: "O desejo tem de ser cultivado ao longo do dia".

  • 5- Falta de diálogo

  • Quando a vontade de conversar se esvazia no casamento é sinal de grande perigo. O diálogo é fundamental para o entendimento, assim, casais que não o desenvolvem têm grande dificuldade para viver em harmonia. Conversar sobre amenidades ou mesmo sobre dificuldades é um hábito extremamente importante na vida a dois.

  • O fato é que o casamento sempre entra em zona de perigo quando os cônjuges deixam de tê-lo como prioridade, focando muito em outras áreas da vida. Uma união feliz reclama atenção, dedicação e muito zelo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

5 comportamentos que trazem perigo ao relacionamento

Importante conhecer os comportamentos destrutivos do casamento para evitar que a negligência cause prejuízos que podem ser fatais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr