Esposa feliz, marido ainda mais feliz

Alerta: pesquisa conclui que a satisfação conjugal das esposas é determinante para a felicidade dos maridos.

Suely Buriasco

Um estudo realizado nos EUA revela que a satisfação dos maridos depende, em grande parte, do quão feliz são as suas esposas, ou seja, que o grau de satisfação da mulher com a relação conjugal é determinante para a felicidade de seu marido. A pesquisa foi realizada com casais de aproximadamente 38 anos de casados, onde pelo menos um dos cônjuges tinha mais de 60 anos.

Alguns fatores questionados foram determinantes para a conclusão da pesquisa:

1- Quanto a serem admirados pelos cônjuges

Conforme escrevi no artigo A admiração e o poder de amar: Todo ser humano tem o desejo de ser admirado, trata-se de um anseio natural que corresponde à vontade de ser aceito socialmente.

Relacionamentos felizes acontecem quando existe admiração entre as pessoas envolvidas. Cônjuges que se sentem admirados, com o passar do tempo, desenvolvem autoestima elevada, sentem constante bem-estar e segurança para tomar decisões.

2- Ocorrências de brigas e discussões

Cônjuges satisfeitos brigam menos, pois desenvolvem o respeito pela opinião do outro. Além de que valorizam a harmonia no lar, sentindo real prazer nisso.

Advertisement

Como escrevi no artigo 5 soluções para NUNCA brigar com seu cônjuge: O conflito é a manifestação de desacordo que, quando não resolvido, vira disputa e disso se originam as brigas.

Assim, quanto antes resolver os problemas, melhor, afinal, a vida não é um jogo e ninguém ganha nada brigando.

3- Quanto ao reconhecimento de seus sentimentos e emoções

Terminei assim o artigo 6 dicas para entender melhor seu cônjuge: Entender o cônjuge é imprescindível para o sucesso da relação, portanto, viver harmoniosamente é um grande desafio que exige muita dedicação, mas que, certamente, vale muito a pena.

Desenvolver a empatia com o cônjuge é fundamental no processo de compreensão de seus sentimentos e emoções, sendo, pois, de grande importância para a continuidade da satisfação dos cônjuges nos casamentos longos.

Harmonia conjugal

Observando as respostas dos cônjuges em relação aos quesitos acima enumerados, observou-se que o homem, de forma geral, avalia a própria felicidade pela satisfação que sente no relacionamento conjugal. Em outras palavras: a harmonia conjugal representa um papel determinante de felicidade pessoal, principalmente nos cônjuges do sexo masculino.

Advertisement

Destaca-se a importância do estudo também pela conclusão de que a satisfação marital, nos casamentos duradouros, está relacionada com a saúde dos maridos, com equilíbrio emocional e do estresse. O estudo concluiu ainda que, casamentos longos e felizes motivam os cônjuges, quando doentes, a se decidirem pelo tratamento.

Atenção maridos!

É fato que a vida tem maior sentido quando temos com quem dividi-la de forma prazerosa e harmônica; também constatamos que pessoas que cultivam relacionamentos felizes têm maior disposição para o enfrentamento de dificuldades, incluindo doenças. A mulher parece ter mais facilidade de encontrar essa satisfação em outros tipos de relacionamentos familiares, como com os filhos e netos. Em contrapartida, o que se observou, é que para os homens, de forma geral, determinante mesmo para a sua satisfação é o relacionamento conjugal.

Seria por que o homem com o tempo se torna mais dependente emocionalmente da mulher? Isso a pesquisa não revela. Mas o importante é que os maridos compreendam a importância de buscarem viver harmoniosamente com suas esposas, sabendo que isso, num futuro breve, fará toda a diferença em sua vida.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.