Influências positivas e negativas dos super-heróis nas crianças

Todos nós já tivemos um super-héroi favorito que nos inspirava quando éramos crianças. Ele nos ensinou coisas maravilhosas. Inspirou-nos a ser melhores e a defender os nossos padrões morais...

9,991 views   |   17 shares
  • Todos nós já tivemos um super-herói favorito que nos inspirava quando éramos crianças. Esse super-herói poderia ter origem na história/mitologia, poderia ser um personagem de um livro ou história em quadrinhos, ou até ser um personagem de um filme ou desenho animado; independentemente da sua origem, esse herói nos inspirou quando éramos crianças e, hoje em dia, os heróis continuam a influenciar as crianças.

    Os super-heróis podem ser uma influência muito positiva nas crianças, pois, na sua generalidade, eles apresentam traços de coragem, de responsabilidade, maturidade e de altruísmo. Mas, por outro lado, algumas características podem ter uma influência negativa na perceção da criança, devido ao seu corpo perfeito, à sua quaseinvencibilidade, etc..

    A maior parte dos super-heróis tem uma origem humilde ou problemática até ao dia em que algo acontece e tudo começa a mudar na vida deles. Uns são vítimas de contaminação por parte de algo estranho (radiação, veneno, picadas, etc..) e outros veem a sua vida mudar devido a um evento traumático como perder um ente querido, ser vítima de uma guerra, entre outras situações. Quando esses eventos acontecem na vida dessas pessoas, elas começam a mudar e tornam-se os super-heróis que conhecemos.

    Então, esses super-heróis apresentam algumas características que são comuns a todos eles:

  • 1. Coragem

    Essa coragem é normalmente resultado de uma experiência de vida que o forçou a ser corajoso. É uma virtude que só pode ser encontrada quando somos colocados à prova e, nas histórias dos super-heróis, a sua coragem é colocada à prova logo no início.

  • 2. Responsabilidade/maturidade

    Muitos heróis são jovens, ou começaram jovens. A vida deles muda quando algo acontece - que os torna em heróis - e essa mudança faz com que eles se tornem mais responsáveis do que os jovens e adultos que os rodeiam. Eles têm de pensar mais nas consequências das suas decisões. Normalmente, nessas histórias, o herói passa por desafios que são resultados de erros que cometeu devido a uma decisão mal tomada.

  • 3. Conflito com a sua vida de herói e a família/amigos

    Praticamente todos os heróis vivem uma vida dupla. Eles têm de esconder a sua identidade para proteger a sua família e amigos. Essa vida dupla causa muito sofrimento ao herói.

  • 4. Têm sempre boas intenções

    Os heróis são, normalmente, pessoas com a intenção de ajudar os outros - proteger a cidade, vencer os inimigos.

    A partir dessas características gerais podemos tirar algumas influências positivas para as nossas crianças:

  • 1. Coragem

    Esta será a influência que salta mais à vista. Todos os heróis inspiram as crianças a serem mais corajosas face aos desafios. Os super-heróis ensinam que não devemos baixar os braços e desistir, mesmo que o mundo esteja contra nós.

  • 2. Altruísmo

    Os super-heróis sacrificam o seu bem-estar e conforto para poderem ajudar aqueles que mais precisam. Uma característica que é muito rara no mundo de hoje e, por isso, de grande valor para todos nós, principalmente as crianças.

  • 3. Não têm medo de estar sozinho defendendo o que é certo

    Está muito ligada à coragem. Os super-heróis muitas vezes enfrentam tudo e todos para defender os valores em que acreditam e defendem. Os seus padrões morais são sempre altos, pois, só assim, poderiam combater o mal e defender os mais fracos.

  • 4. Humildade

    Muitas vezes os heróis aprendem que nem sempre conseguem fazer as coisas sozinhos ou da maneira deles e, por vezes, precisam de ajuda e de aceitar os conselhos dos amigos. Sempre que um herói faz isso ele nos ensina sobre humildade.

    Apesar das suas influências positivas, podemos também encontrar algumas influências negativas para as nossas crianças:

  • Invencibilidade

    Muitos heróis são praticamente invencíveis - por vezes apenas têm um ponto fraco. Na realidade nós temos muitas fraquezas que devemos tentar melhorar todos os dias.

  • Perfeição física

    Quase todos os heróis são altos, atraentes e isso pode fazer com que as crianças pensem que para se ser um herói,isto é, para ser corajoso, determinado, altruísta e para enfrentar os desafios e para que o mundo nos aceite, é preciso ser alto, bonito e extremamente inteligente. Todas as crianças têm virtudes que devem ser elogiadas.

  • Orgulho

    Antes de aprenderem humildade, os heróis são orgulhosos, pensam que podem tudo sozinhos e que tudo depende deles. Devemos ensinar as crianças que pedir ajuda sempre que tiverem um problema ou desafio é algo muito bom.

    Os super-heróis podem ensinar as nossas crianças coisas maravilhosas. Podem inspirá-las a serem melhores e a defender os seus padrões morais e, também, aqueles que mais precisam de ajuda. Também podemos ensinar as crianças sobre os heróis do dia a dia, que estão em nossas vidas. Quantas vezes ouvi crianças dizerem que os seus heróis eram os seus pais? Os pais podem ser os heróis dos seus próprios filhos e isso é maravilhoso, quando uma criança olha para o exemplo do seu pai e mãe e vê um super-herói como os das histórias em quadrinhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts

Website: http://minhaalmatempo.blogspot.pt/

Influências positivas e negativas dos super-heróis nas crianças

Todos nós já tivemos um super-héroi favorito que nos inspirava quando éramos crianças. Ele nos ensinou coisas maravilhosas. Inspirou-nos a ser melhores e a defender os nossos padrões morais...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr