Frustração: 5 dicas para lidar com os desapontamentos

Sabia como superar melhor as dificuldades e se tornar uma pessoa mais feliz.

Isabella Araujo

Existem dias que são realmente difíceis. A vida não corre como esperávamos, os nossos sonhos mais almejados vão rapidamente por água abaixo e por um momento temos a sensação de que simplesmente nunca seremos felizes. Todas as pessoas passam por momentos de grande tristeza, mas por que algumas lidam melhor do que outras com esses sentimentos de inadequação? Como podemos adquirir maior resiliência, ou seja, a capacidade de superar com bom ânimo as frustrações? Separamos abaixo cinco sugestões que irão ajudá-lo a saber como suportar bem os desafios da vida.

1- Seja grato

Com frequência costumamos achar que a grama do vizinho é mais verde e brilhante do que a nossa. Mas ao invés de perder tempo se comparando às outras pessoas e pensando em quão feliz elas são, faça uma lista das coisas boas que você tem em sua própria vida. Comece com as coisas pequenas. Uma cama confortável para dormir, um bom amigo, seus filhos, um chuveiro com água quentinha nos dias frios… Torne o hábito de se lembrar das suas bênçãos uma rotina diária. As pessoas que são capazes de ser gratas pelo que têm são normalmente mais felizes.

2- Escude-se no amor de sua família

Nossos familiares são as pessoas que mais nos conhecem e se preocupam conosco. Nossos fardos podem ser mais leves quando fortalecemos os laços de amor dessa relação. Desfrute momentos agradáveis com eles. Realizem atividades recreativas salutares juntos, conversem e respeitem-se uns aos outros. Nenhuma família é perfeita, mas sabemos que as coisas têm corrido bem quando nossa casa é o lugar para onde desejamos ansiosamente voltar a cada dia. Se o seu maior desafio é exatamente não ter sua própria família, saiba que todos somos filhos amados de Deus. Quando se sentir sozinho, ore pedindo consolo e orientação. Como um pai amoroso, Ele está sempre pronto para nos ouvir e nos responder.

3- Ajude alguém

Gaste mais tempo ajudando quem precisa do que pensando no que você não tem. Ajudar pessoas em dificuldades nos faz esquecer dos nossos próprios problemas. Participe de projetos humanitários, vá a orfanatos e asilos para ajudar crianças e idosos a se sentirem amados, esteja atento diariamente às pessoas ao seu redor e descubra uma boa causa para se engajar. Quando ajudamos os outros, encontramos paz para a nossa própria vida e podemos ser um verdadeiro milagre para as pessoas.

4- Assuma a responsabilidade por sua felicidade

Independentemente do que acontece ao nosso redor, somos responsáveis pelo modo como reagimos às situações. Podemos escolher se iremos nos ofender e irritar ou se vamos nos manter calmos e pacientes. As pessoas que reagem com bom humor aos momentos difíceis, geralmente são capazes de se reestruturar mais rapidamente. Não significa que você deve rir das tragédias ou desejar mais delas, mas encare os desafios como oportunidades de crescimento. Para saber como encontrar mais alegria no seu dia a dia, leia o artigo 30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente.

Advertisement

5- Desabafe

Algumas vezes precisamos simplesmente conversar com alguém que confiamos para nos sentirmos melhores. Falar de nossos problemas nos ajuda a organizá-los na mente e encontrar soluções. Um conselho de alguém confiável pode ser um verdadeiro bálsamo. Contudo, a vida não pode se resumir a problemas a serem resolvidos. Evite focar suas conversas apenas nos seus problemas. Procure equilíbrio. Por maior que seja a amizade, as pessoas não são capazes de resolver suas dificuldades por você. Se você já tentou de todas as maneiras e sente que seus desafios são maiores do que você consegue suportar, procure ajuda profissional. Algumas pessoas lidam com estágios depressivos realmente mais graves. A depressão é uma doença e precisa ser tratada como qualquer outro problema de saúde. Para compreender melhor a depressão, assista ao vídeo “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão“.

Ter gratidão, desfrutar do amor da família, prestar serviço caridoso, aumentar a autoestima e o autocontrole e manter contato com pessoas queridas são ferramentas eficazes para nos tornarmos mais resilientes. Descubra qual se adequa melhor a sua situação e coloque em prática.

Toma un momento para compartir ...

Isabella Araujo

Isabella Araújo é jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e é mestranda do curso de Literatura Portuguesa da Universidade do Porto.