6 benefícios de comer à mesa em família

Comer sempre foi uma das maravilhas do mundo; comer do lado de quem amamos é além de tudo fonte de vida. Nenhuma casa é bela se nela não houver cheiro de comida, música, dança e gente reunida.

7,439 views   |   63 shares
  • Gosto muito da palavra benefício. Seu significado, segundo o dicionário, quer dizer ganho, proveito e melhoria. Todos estes significados podem fazer parte de sua vida, quando você realizar uma prática bem simples que é se reunir em família para comerem juntos. Vocês terão ganhos significativos, porque "nenhuma casa é bela se nela não houver cheiro de comida, música, dança e gente reunida querendo deixar mais vida entrar", já dizia Renée Venâncio.

  • Agora pense, quanto tempo você não senta à mesa e come com seus famíliares juntos? Principalmente você, pai ou mãe? Quantas vezes vocês se reúnem por dia? Quantas vezes vocês conversam com seu cônjuge e com seus filhos de modo prazeroso? Sabiam que caso a resposta seja quase nunca, ou nunca, ou só às vezes, vocês estão perdendo uma ótima oportunidade de fortalecer os laços familiares e serem felizes?

  • Sim. Para ajudar vocês resolvi colocar alguns dos benefícios que esses simples atos trazem ao seu lar e a sua vida. Quando não sabemos o porquê de viver algo é mais fácil deixar para lá, mas quando sabemos o motivo, passamos a pensar antes de abandonar a ideia. Então reflita sobre os benefícios de comer à mesa em família.

    1. Você e seus familiares passarão a sentir fortemente o senso de identidade. E o que é esse senso de identidade? É exatamente a capacidade que o indivíduo tem de se conhecer, se perceber, de ver os valores deles, reconhecer que faz parte de algo importante, que está além de posses materiais, uma família que sabe o que e é capaz de atingir um padrão moral e cívico na sociedade.

    2. Os corações dos membros da família se encherão de alegria.

    3. Vocês, pai e mãe, realizarão seu trabalho profissional com maior empenho. Seus filhos aumentarão o rendimento escolar, porque sentirão que fazem parte de uma família, que os ouvem e sentam em momentos agradáveis juntos. E não duvidem que eles terão prazer de falar sobre a família deles para os outros.

    4. Vocês pais sentirão por seu cônjuge maior amor e satisfação pelo outro.

    5. Aumentarão o sentimento de autoafirmação, verão que são capazes de direcionar uma famíllia feliz e comunicativa. Vocês saberão que viver realmente faz sentindo.

    6. Seus filhos serão menos propensos a desenvolverem vícios como: fumar, beber, usar drogas. Essa informação é segundo a revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicin e, que desenvolveu um estudo com crianças de 11 a 18 anos, no ano de 2004.

  • Advertisement
  • Sabemos que a vida, o mundo em que vivemos, está cada vez mais exigente. Essas exigências da vida acabam nos dominando a ponto de direcionar nosso foco mais no trabalho e no ganho do dinheiro do que nas verdadeiras chaves da felicidade familiar. Achamos que o não faltar nada em casa para comer, vestir e os aparelhos eletrônicos é o suficiente, quando na verdade deixamos faltar o mais importante em nossa família, como o prazer de estar junto, de sentir que é ouvido, aceito e amado. Essas pequenas bases formam o alicerce seguro do lar.

  • Essas bases precisam ser preservadas, e digo, precisam ser resgatadas. Sem base familiar o mundo torna-se um caos e já estamos vivendo esse caos. Mas vocês, pai e mãe, têm a capacidade mudar esse caos em sua família, acreditem em si mesmos. Por meio da simples e tradicional maneira antiga de comerem juntos à mesa, vocês vivenciarão fortes mudanças.

  • Os benfícios dessa atividade simples jamais poderão ser comprados, mas podem ser vividos por meio do sacrifício que com o passar do tempo, ao invés de sacrifício, se tornará um prazer. Embora o tempo não permita que vocês se reúnam todos dos dias, considere uma das três refeições: café da manhã, almoço ou jantar, nos sábados ou nos domingos, o importante é vocês se sentarem à mesa juntos.

  • Uma dica importante

  • Nesse momento, sentados à mesa, não é momento de cobrar um do outro, da esposa, do marido, e nem dos filhos as notas escolares. Muitos fazem isso, mas não devem. Vocês podem criar a tradição de contar coisas engraçadas que aconteceram no dia a dia, podem ainda fazer perguntas. Conheço uma história que ouvi em uma das conferências de uma igreja, essa história é a respeito de um pai de família que ao se reunir à mesa com seus filhos todos os dias, ele perguntava o que de bom eles haviam feito para alguém durante o dia. A pergunta desse pai surtiu um efeito significativo. E afirmo, como educadora, que os filhos desse pai tiveram a oportunidade de aguçar o sentimento de amor ao próximo.

  • Família feliz, sociedade feliz; família infeliz, sociedade infeliz

  • Pais, ao se reunirem à mesa e comerem juntos vocês construirão pontes que ligarão vocês aos seus filhos, além de desenvolverem a boa comunicação famíliar, seus filhos se sentirão acolhidos e tranquilos em relação à família. Vocês serão felizes! Uma família feliz levará para a sociedade felicidade, porque os filhos desejarão reproduzir o que receberam em seu lar. Ainda que os valores familiares estejam mudando, a família ainda é a base da sociedade.

  • Advertisement
  • Para finalizar gostaria de dizer que, como educadora, vejo a diferença entre meus alunos. Alguns fazem questão de falar sobre as atividades que realizam com sua família, infelizmente é um número bem menor. Percebo claramente a diferença entre eles, com famílias que realizam atividades juntas, e as que não realizam. Portanto, sei que vale a pena tentar. Deixe na sua vida entrar mais vida. Bom, tenham ótimas reuniões à mesa de café da manhã, almoço ou jantar!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema é: Viva cada dia a dadiva do presente, faço o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

6 benefícios de comer à mesa em família

Comer sempre foi uma das maravilhas do mundo; comer do lado de quem amamos é além de tudo fonte de vida. Nenhuma casa é bela se nela não houver cheiro de comida, música, dança e gente reunida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr