Quando as coisas não vão bem: Planeje o orçamento

Muitos casais sofrem desentendimentos pelo simples fato de não controlarem seus gastos e ficarem endividados, ao invés de terem mais liberdade financeira. O planejamento de coisas simples traz harmonia ao lar e nos faz mais felizes.

2,453 views   |   shares
  • Desde a criação do mundo Deus ordenou a Adão e Eva, após expulsá-los do Jardim do Éden, que sobrevivessem "do suor do teu rosto" e assim Adão começou a trabalhar e a fazer controle do que teriam para comer, vestir e onde morar.

  • Ao deparar-se com um mundo hostil e desprovido de moradia, supermercados e lojas de varejo, o casal teve que começar a aprender como faria para proteger-se do frio da noite, do calor e dos animais; precisavam proteger-se com roupas e calçados, além de caçar e colher seu próprio sustento. Depois de ter aprendido essas coisas e não ter geladeira para guardar o que sobrou de uma caça ou de frutas e raízes colhidas, perceberam que precisariam arar a terra, prepará-la e plantar, cuidar das plantas e colher na sua estação. Ao longo do tempo aprenderam que algumas plantas cresciam em épocas específicas e aprenderam a armazenar grãos e não caçar além do que era necessário, para que a natureza tivesse um ciclo de renovação.

  • Como a família cresceu, Adão e Eva precisaram ampliar a casa e depois construir novas. Mas não havia construtoras, então planejaram os materiais necessários para as moradias e todos participaram na construção. Como precisavam de roupas e não havia lojas de departamento por perto, aprenderam a arrebanhar animais, tosar, fiar e tecer roupas e calçados.

  • Olhando para esse passado de nossos ancestrais fica fácil fazer o nosso orçamento. Afinal, a matemática, já sabemos. Somos avisados pelo celular tudo que passa pela nossa conta-corrente e podemos saber antecipadamente quanto custarão todas as coisas que precisaremos para comer, vestir e morar. Então, aqui vão 5 conselhos sobre como podemos melhorar a administração das finanças familiares e atingir algumas metas se vocês acabaram de se casar e estão preocupados com seu estudo e na obtenção de sua casa.

  • 1. Aceite a responsabilidade

  • Marido e mulher devem conversar e combinar quem fará o controle das despesas e recebimentos. Ao encontrarem a ordem de gastos que fazem poderão estabelecer o que são vontades e necessidades.

  • 2. Controle as vontades e economize

  • Viagens e acessórios ostensivos ofertados em parcelas a perder de vista podem ser bons, mas todos podem fazer escolhas melhores ainda. O casal deve economizar o que gastaria em uma compra parcelada e investir em aplicações financeiras para ter economias.

  • 3. Planeje as necessidades

  • A formação acadêmica é importante para a estabilidade profissional e será um exemplo de edificação para os filhos. Durante os estudos utilize uma parte do tempo livre para pesquisar imóveis que estejam dentro da renda familiar e seja o suficiente para a família.

  • Advertisement
  • 4. Faça o armazenamento doméstico

  • Como a economia tem seus picos, também pode haver quedas bruscas. Procurar armazenar alimentos básicos da alimentação diária e não se preocupar em guardá-los debaixo da cama ou de empilhá-los na lavanderia é uma boa saída para preparar-se para tempos difíceis.

  • 5. No deserto pode-se fazer uma escolha

  • Ao enfrentar todos os desafios, pode haver momentos em que sentirão que estão sozinhos em um imenso deserto e, neste momento tão crucial, poderão escolher sofrer com o calor e as intempéries, ou admirar a beleza do céu e encontrar a direção certa ao seguir o sol como bússola.

  • Ao organizarem suas finanças e controlarem os desejos pessoais, a possibilidade de que superem e prosperem é mais certa!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Bruno Morise é graduado em Administração, pós-graduando em Negócios e aluno da BYU-Idaho. Pai e Marido, defensor da Família e bons costumes.

Website: https://www.facebook.com/brunomorise

Quando as coisas não vão bem: Planeje o orçamento

Muitos casais sofrem desentendimentos pelo simples fato de não controlarem seus gastos e ficarem endividados, ao invés de terem mais liberdade financeira. O planejamento de coisas simples traz harmonia ao lar e nos faz mais felizes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr