Nossa responsabilidade como pais e mães em restaurar a paz no lar e construir uma família forte

Aprenda os meios necessários para construir um lar na Rocha que é Jesus Cristo e tornar-se pais e mães corajosos, criadores de uma família de sucesso.

C. A. Ayres

Enquanto sabemos que nenhuma família é perfeita, depende de cada indivíduo, casal a união dos membros de uma família se dedicarem a melhorar a convivência dentro de casa.

Todos mudamos. Quando somos jovens temos tantos sonhos, e nos casamos e a realidade bate a nossa porta sem pedir licença. Os filhos chegam e trazem alegrias e dificuldades, e assim construímos nosso ninho, com alegrias e tristezas que fazem parte da aventura de viver.

Nossas escolhas definem nosso destino. Se fizermos boas escolhas como maridos e esposas, pais e màes, e ensinarmos nossos filhos a fazerem boas escolhas também de acordo com suas próprias experiências.

O tolo constrói sua casa na areia, enquanto o sábio o faz na rocha

Quando somos cristãos, o fato de termos escolhido seguir a Jesus Cristo, por si só já nos ajuda a saber o que fazer em épocas de calmaria ou tempestade. Ele deixou um exemplo bem claro a todos nós. Charles Edward Jefferson diz algo a respeito do caráter de Jesus Cristo: “Ser cristão é admirar Jesus tão sincera e fervorosamente a ponto de dedicarmos a vida inteira a Ele, com a aspiração de tornar-nos semelhantes a Ele”.

Mas como fazer isso com nossa família? Será que temos que criar nossos filhos em uma bolha?

Não! Muito pelo contrário! A grande beleza do exemplo de Cristo é saber viver no mundo mas não ser do mundo.

Advertisement

Ou seja, criar filhos para serem trigo num mundo infestado de joio.

L. Tom Perry, um proeminente líder eclesiástico e especialista familiar, disse:

“O velho inimigo da humanidade descobriu todos os artifícios que pôde para espalhar o joio em toda parte. Ele descobriu maneiras de penetrar até mesmo na santidade de nosso próprio lar. As coisas iníquas e mundanas se tornaram tão difundidas que realmente não há meio de arrancá-las. Elas chegam pelos fios e pelo ar a todos os aparelhos que criamos para nos educar e divertir. O joio e o trigo cresceram juntos, muito próximos um do outro. O mordomo que administra o campo deve, com todo o seu poder, nutrir o que é bom e torná-lo tão forte e belo a ponto de que o joio não tenha atrativo algum, nem para o olho, nem para o ouvido.”

Para nós que somos cristãos, nada disso é novidade. Já fomos alertados e advertidos pelos profetas do Senhor que “nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.” (2 Timóteo 3:1-5)

Como cristãos, temos a responsabilidade de preservar e proteger a família

A família é a unidade básica da sociedade. É urgente que nosso exemplo aos nossos filhos providencie um porto seguro perante todas as pressões que eles possuem no dia a dia.

Advertisement

Gordon B. Hinckley, um líder cristão mundial, disse veementemente: “Não podemos sequer medir ou calcular a influência das mulheres que, à sua própria maneira, edificam uma vida familiar estável e realizam um bem sempiterno para as gerações do futuro.”

L. Tom Perry também explicou sobre o papel de um pai: “Lembrem-se de seu sagrado chamado como pai em Israel — seu mais importante chamado nesta vida e na eternidade — um chamado do qual jamais serão desobrigados.”

Não é necessário muito esforço para saber que o mundo cada dia fica mais confuso e é nele onde nossos filhos estão crescendo, e muitos, infelizmente, se perdendo. Independe de política, tipo de governo ou crença.

Nunca, na história do mundo, houve mais necessidade do que agora de nos tornarmos pais e mães que tenham fé e coragem para criar uma geração de valor, que sejam determinados a vencer os desafios e nunca desistam de seus filhos.

Esta rocha firme onde homens e mulheres devem construir um lar é chamada Jesus Cristo. Somente Nele podemos encontrar paz em meio à multidão, direção em meio à perdição, amor em meio à destruição.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.