Mães e trabalho: Como equilibrar as tarefas e se livrar da culpa

Muitas vezes a opção de ficar em casa com o filho não está entre as possibilidades. É possível equilibrar a rotina e ser feliz desta forma.

3,633 views   |   4 shares
  • A sociedade vem alterando a rotina da família há alguns anos. Muitos desta geração já tiveram ambos os pais trabalhando fora. Várias mães ainda acreditam que ficar com o filho é o melhor. Independente de crenças ou conselhos, muitas vezes a escolha de permanecer em casa com os filhos é vetada por sérios motivos. E o que resta para esta mãe normalmente é a culpa.

  • Existem algumas ideias que podem ajudar a diminuir esse sentimento e equilibram a vida de forma amena e sem estresse:

    1. Acreditar no seu potencial. É importante ter a certeza de que se é perfeitamente capaz de equilibrar trabalho, casa e filhos. O dia continua tendo 24 horas e a sabedoria é necessária. Quando a mãe sabe que o que está fazendo é importante e passa este sentimento aos filhos, todo o ambiente se transforma. Eles entendem e apoiam. A culpa deixa de existir e o equilíbrio prevalece, seja em casa ao realizar as tarefas domésticas ou fora, no trabalho. Afinal, mulheres são multitarefas.

    2. Proporcionar tempo para os filhos. Cada um tem seu ritmo e necessidades e a mãe saberá o que fazer. No tempo livre é necessário que distrações como celulares ou televisão sejam afastadas para que a criança se sinta amada. Programar passeios e atividades nos finais de semana, conversar sempre que possível, mesmo durante o dia ao telefone ou outros meios tecnológicos tornam o relacionamento mais seguro.

    3. Evitar expressar descontentamento por precisar trabalhar fora. A criança entende que é necessário e confia no retorno da mãe para casa. Já o contrário deixa a criança insatisfeita. Isso também acontece com mães que ficam o dia inteiro em casa e só reclamam do trabalho que nunca acaba. Aceitar e caprichar no que faz sempre, tanto em casa quanto no trabalho, é a melhor opção.

    4. Compensações com brinquedos, tempo de televisão ou jogos não é saudável a nenhum dos dois. A tendência da mãe é se sentir mais culpada ainda e a criança parte para jogos psicológicos, sentindo-se frustrada e insatisfeita. Quando a mãe demonstra amor através de palavras e atos de atenção, a segurança transmitida é permanente.

    5. Para conseguir equilibrar os três lados da pirâmide - trabalho, casa e filhos, é importante contar com o pai. Ele pode ajudar nas tarefas domésticas, buscar a criança, levar ao médico e ajudar em emergências. Todos unidos na batalha da vida torna o caminho muito mais tranquilo.

    6. Lembrar sempre que o filho é responsabilidade da mãe e do pai. Isso faz com que a educação e o sustento sejam proporcionados por eles. Avós, babás ou tias da creche auxiliam por um período. Aproveitar o tempo com o filho para ensinar, conhecer e amar é fundamental. E o crescimento e desenvolvimento do pequeno e dos pais será muito mais saudável.

    7. A sinceridade da mãe ajudará a criança a entender como funciona o mundo e como são as coisas. Então dizer que não tem como comprar, fazer ou ir a tal lugar é necessário. Quando dito de forma amigável, sem culpa ou estresse resultam em crescimento e entendimento. Eles são pequenos, mas entendem muita coisa!

  • Advertisement
  • A vida passa rápido bem como o crescimento dos filhos. Acreditando que o equilíbrio é possível e trabalhando para isso, a família será forte e saudável. Algumas vezes a rotina será quebrada por imprevistos, mas isso não deve ser alarmante, pois logo tudo voltará ao normal. Crianças que crescem em ambientes assim calmos e seguros, sentindo o amor dos pais e lutando juntos por uma vida melhor, aprendem mais tornando-se maduros e saudáveis.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Mães e trabalho: Como equilibrar as tarefas e se livrar da culpa

Muitas vezes a opção de ficar em casa com o filho não está entre as possibilidades. É possível equilibrar a rotina e ser feliz desta forma.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr