10 dicas sobre o que fazer com um marido que acha sempre estar certo

Dicas para aplicar a assertividade com um marido que acha que está sempre certo.

Carla Pinheiro Alves

O relacionamento amoroso nem sempre é um mar calmo, muitas vezes é um mar agitado. E para que um navio navegue corretamente rumo ao destino pretendido é preciso que o comandante conheça o navio e o mar que navega. Com frequência, o comandante pode ser o marido que acha que sempre está certo, não por maldade, mas por achar que tem mais conhecimento, muitas vezes até por amor mesmo. Claro, que em tempestades o mar se revolta e fica difícil comandar um navio, mas com ajuda tudo pode dar certo e a esposa pode ser essa ajuda, ela pode ajudar o marido perceber que nem sempre está certo, que é bom e útil ouvir a opinião dos outros, demonstrar respeito e amor. Entretanto, para que isso seja introduzido da melhor forma possível, preparamos algumas dicas supervaliosas.

1- Entenda seu marido

Sabemos que os cônjuges só querem o melhor para suas famílias e por isso passam por cima da opinião das outras pessoas e até mesmo da esposa, não por maldade, mas por excesso de amor mesmo.

2- Conheça seu marido

Antes de julgar, conheça seu marido, seu jeito e seu gênio. Muitas pessoas são metódicas, gostam de tudo do seu jeito; outras são demasiadamente inteligentes e é um pouco complicado mudar a opinião delas. Por isso, respeite o gênio do seu marido.

3- Paciência

A paciência é a grande chave para acabar com os desentendimentos. Tenha calma quando ele tiver uma crise do seu “achismo”, respire fundo e conte até 10.

4- Escute-o

Não é porque seu marido acha que sempre tem razão que você não irá mais escutá-lo, afinal de contas ele é seu MARIDO! Pessoa querida e importante para você, por isso demonstre interesse no que ele está falando e depois mostre seu ponto de vista, pois como vamos confrontar uma opinião se não a conhecemos?

Advertisement

5- Aceite

Depois de escutar, pondere; e se o marido estiver certo, aceite. Por que não aceitar? Pra que fazer guerra? Afinal, é o melhor para todos.

6- Fale mansamente

Muitas vezes não é o que está falando que causa impacto, mas como estamos falando. Por isso tente falar mansamente, em um tom normal, com calma, tente expressar a sua ideia de forma clara e objetiva.

7- Use a subjetividade

Ao expressar uma ideia contrária a do marido, tente usar a subjetividade, não fale: “Marido, você está errado”, pois traz uma ideia de confronto, mas fale da sua ideia, da sua opinião, não como um confronto, mas como uma adição.

8- Conhecimento

Mostre que você entende e conhece o assunto em questão, mesmo que você não seja uma “expert” busque a ajuda de livros, revista e internet e mostre ao seu marido a opinião de quem entende do assunto. Assim, com certeza, ele lhe dará mais credibilidade.

9- Demonstre amor

Faça-o lembrar que vocês são um casal que se amam e não estão juntos para competir, e sim para adicionar o melhor para a família. Por isso demonstrar amor nessas horas pode derrubar qualquer muro construído entre vocês.

Advertisement

10- Ajuda psicológica

Quando o cônjuge acha mesmo que em tudo ele tem razão, pode estar doente e precisar de ajuda psicológica. Por isso, muita cautela, pois todos podem sofrer nessa situação. Observe bem seu marido, se ele se encaixa nesse perfil pode estar sofrendo algum tipo de transtorno, procure ajuda especializada.

Como diz a letra do hino Mestre o mar se revolta

As ondas atendem ao teu querer:”Sossegai”

Seja encapelado o mar,

A ira dos homens,

Advertisement

o gênio do mal,

Tais águas não podem a nau tragar,

Que leva o Mestre do céu e mar.

Pois todos ouvem o teu mandar: “Sossegai! Sossegai!”

Pois todos ouvem o teu mandar: “Paz, não temais!”

Advertisement

Mary Ann Baker, aprox. 1874

Os relacionamentos podem viajar nesse mar sem fim, mas com a ajuda de um bom comandante e um bom navio, ele pode sim navegar em águas tranquilas ou em mares turbulentos e não irá se abalar, pois estão seguros em si.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.