Lições importantes para os seus filhos: Comece onde você está, use o que você tem, faça o que puder

As crianças ficam tão sobrecarregadas quanto os adultos, mas às vezes elas não são capazes de lidar com isso. Aqui estão alguns sábios conceitos para ajudá-los a crescer.

Becky Rickman

“Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.” – Arthur Ashe

Arthur Ashe disse muito nessas poucas palavras. Há grandes lições nelas e seria sábio de nossa parte ensiná-las aos nossos filhos. É tão fácil para as crianças se sentirem sobrecarregadas – ficar em dia com os estudos, atividades extracurriculares, tarefas, descobrir e cultivar talentos, seguir seus sonhos através das dificuldades do dia a dia, viver sob circunstâncias como a pobreza ou más vizinhanças.

Nós podemos ajudar nossos filhos a lidar com seus desafios ensinando-lhes estas lições.

Comece onde você está

Não importa quais sejam suas circunstâncias. Só é preciso se comprometer com o primeiro passo. Se os seus filhos sonham em se tornar astronautas, incentive-os a ler livros sobre o assunto. Compre miniaturas de foguetes ou dê a eles caixas velhas de ovos e cola e diga para eles construírem o próprio foguete. Diga-lhes sobre o vigor e força necessários e crie um percurso de treinamento em circuito para eles ao lado de fora da casa. Deite-se sobre um cobertor sob as estrelas com eles e fale sobre os mundos que estão lá fora para explorar.

O que quer que seja que seu filho sonhe se tornar, cada objetivo digno começa com um único passo. Diga-lhes que eles podem realizar seus sonhos começando onde eles estão e que, se necessário, eles podem começar engatinhando e então um passo de cada vez.

Advertisement

Use o que você tem

Você não tem que ter uma vida repleta de coisas da melhor qualidade para fazer seus sonhos se tornarem realidade. Às vezes as pessoas ficam tão presas nas coisas que elas “precisam” para realizar seus sonhos que elas perdem de vista os sonhos em si. Rodear seus filhos com o melhor e mais recente não lhes dá talento. Se tudo o que eles tiverem for desejo e impulso, ensine-os a usar essas coisas. Ensine-os que eles têm o poder de fazer as coisas acontecerem. Ensine-os a improvisar. Se você estiver fazendo panquecas e não tiver fermento, mostre-lhes como substituí-lo. Se você não souber como substituir, pesquise. Se você precisar desparafusar algo e não tiver uma chave de fenda, use uma faca. Ensine seus filhos a não desistir de uma tarefa simplesmente porque eles não têm as ferramentas. Ensine-os a fazer as ferramentas.

Este conceito também se aplica aos desafios menos tangíveis. Se os seus filhos não têm a capacidade mental ou física para fazer algo, incentive-os a seguir seus sonhos mesmo assim. A história é repleta de pessoas que superaram dificuldades insuperáveis para fazer as coisas acontecerem: Helen Keller, cega e surda; George Washington Carver, nascido na escravidão; Nick Vujicic, nasceu sem os braços e pernas; John Nash que sofreu de esquizofrenia. Diga aos seus filhos que “eles conseguem” e dê-lhes apoio, não desculpas. Nas palavras de Nick Vujicic, “sem braços, sem pernas, sem preocupações.” Compartilhe exemplos como esse com seus filhos para ajudá-los a aprender a usar o que tem e não lamentar sobre o que não têm.

Faça o que puder

Aprenda a nunca aceitar os choros de seus filhos de “Eu não consigo fazer isso.” Responda com: “Sim, você consegue! Eu acredito em você.” Não há limite para o que o espírito humano pode realizar. Ensine isso aos seus filhos e ajude-os a realmente acreditar. Isto abrirá inúmeras portas para eles. Ensine que eles podem realizar qualquer coisa que eles se dediquem de mente e alma. Adote a frase: “Apenas faça.” Sem desculpas.

Outro bom conceito que caminha lado a lado com este é que Deus nos ajuda quando nos esforçamos. Se fizermos tudo o que pudermos para realizar um objetivo digno, Deus vai intervir e no ajudar no processo.

Embora isso não signifique que não existe um tempo para se afastar, fazer uma pausa, e avaliar seu trabalho, significa que você deve fazer tudo o que puder para fazer as coisas acontecerem para você. Ensinar aos seus filhos a começar onde eles estão, usar o que têm e fazer o que puderem, irá ajudá-los a superar suas circunstâncias e ter grandes sonhos. Mostre-lhes através do exemplo e expresse em palavras que não há limites para o que eles podem realizar se eles se esforçarem e trabalharem naquilo.

Advertisement

_Traduzidoo e adaptado por Sarah Pierina do original Important lessons for your children: Start where you are, use what you have, do what you can.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.