Pais e mães: A importância de apresentar o evangelho de Jesus Cristo aos filhos

Como pais, aprenda como transformar seu lar no melhor lugar para ensinar os filhos, por ensinamento e por exemplo, a viver os princípios do Evangelho de Jesus Cristo.

4,015 views   |   16 shares
  • Qual o valor do bom exemplo de um pai para seus filhos? Quanto um filho é influenciado pelo que lhe é ensinado em seu lar? William Ross Wallace tem como título de um de seus poemas a frase: "A mão que balança o berço governa o mundo". Os ensinamentos transmitidos pelos pais são de extrema importância para a formação da criança. A família tem a responsabilidade de ensinar o evangelho de Jesus Cristo aos filhos e, deste modo, prover oportunidades para que eles se tornem pessoas melhores e mais felizes na sociedade.

  • A responsabilidade dos pais não pode ser delegada

  • Embora os muitos afazeres domésticos e profissionais por vezes nos roubem muito tempo e atenção, não podemos delegar nossa responsabilidade de pais para a escola, a igreja ou a sociedade. A rotina diária e o comportamento dos filhos devem ser sempre muito bem avaliados por seus responsáveis.

  • Sonya Carson, mesmo com uma história de vida cheia de desafios, compreendeu cedo sua solene responsabilidade de mãe. Ben Carson, um de seus filhos, afirma que embora sua mãe não soubesse ler e fosse divorciada com dois filhos para criar sozinha, era persistente e confiava que Deus a ajudaria, bem como a seus filhos se fizessem sua parte. Ele relata que a senhora Carson percebeu certo dia que as pessoas bem-sucedidas, cujas casas ela cuidava, tinham bibliotecas e liam livros. Após voltar do trabalho, ela decidiu que os filhos veriam menos televisão e leriam mais. Eles assistiriam apenas a três programas por semana e passariam a ler e fazer um relatório de leitura de dois livros por semana para ela. Ben confessa que na ocasião ele e o irmão ficaram muito insatisfeitos com a nova regra, mas a determinação da mãe mudou o rumo da vida deles. Aos 33 anos, Ben tornou-se um cirurgião renomado e diretor da neurocirurgia pediátrica.

  • Dedicação, cuidado e atenção

  • O líder religioso e especialista familiar Tad R. Callister afirma que assim como Sonya, precisamos encontrar oportunidades diárias para ensinar nossos filhos a usar o tempo de forma útil, a desenvolver seus talentos individuais e a aumentar seu conhecimento sobre o evangelho de Cristo. Os filhos podem demonstrar alguma resistência no início, mas se formos persistentes e continuarmos a ensinar-lhes com amor e paciência, dia virá que compreenderão e agradecerão o que fizermos por eles.

  • Callister reforça: "Como pais, devemos ser os melhores professores do evangelho de nossos filhos e exemplos para eles (...) fazendo isso, damos a eles um alicerce seguro sobre o qual construir. No fim das contas, o lar é o ambiente ideal para ensinar o evangelho de Jesus Cristo".

  • Advertisement
  • Princípios a se transmitir aos filhos

  • Segundo o consultor religioso, um dos princípios religiosos mais importantes a se transmitir aos filhos é o poder da oração. Nossas crianças precisam saber que Deus ouve e responde às suas preces. A oração diária não deve ser apenas uma rotina, mas uma conversa com nosso Pai Celestial. Devemos ensinar nossos filhos a orar não apenas à noite antes de dormir, mas também a cada manhã antes de iniciarem suas tarefas diárias.

  • Callister indaga: "Quantos de nós deixamos nossos filhos saírem pela porta de manhã, para o mais perigoso de todos os campos de batalha, para confrontar Satanás e suas inúmeras tentações, sem a armadura, o capacete e a espada espirituais que vêm do poder protetor da oração?"

  • Não podemos oferecer apenas as migalhas de nosso tempo, disposição e serviço para as pessoas que amamos. Precisamos equilibrar nossas obrigações de modo a termos muito de nossa força espiritual e intelectual, e de nossa criatividade para ajudar nossos filhos e família a se tornarem mais confiantes em Deus e pessoas melhores nesta Terra.

  • Se nos esforçarmos a cada dia para cumprir nossa função como pais, teremos inspiração divina e força física, emocional e intelectual para irmos adiante. Finalizo com a promessa do líder religioso: "Como pais, podemos ir em frente com a certeza de que Deus nunca nos deixará sozinhos. Deus nunca nos dá uma responsabilidade sem oferecer auxílio divino. Que, em nosso papel divino de pais, e em parceria com Deus, sejamos os melhores professores do evangelho dos nossos filhos e exemplos para eles".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Isabella Araújo é jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e é mestranda do curso de Literatura Portuguesa da Universidade do Porto.

Pais e mães: A importância de apresentar o evangelho de Jesus Cristo aos filhos

Como pais, aprenda como transformar seu lar no melhor lugar para ensinar os filhos, por ensinamento e por exemplo, a viver os princípios do Evangelho de Jesus Cristo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr