O plano divino para alcançarmos nosso potencial eterno

Ser feliz e atingir nosso potencial eterno faz parte do plano divino, para isso, devemos multiplicar nossos talentos.

Sandro A Correa

Algumas questões em nossa vida muitas vezes nos levam a profundas reflexões diante de perguntas que por vezes achamos que não há respostas, como por exemplo: “Qual será o propósito e sentido de nossa vida aqui nesta terra?”.

Se acreditarmos que a morte encerra todo o processo, a vida não teria sentido nem propósito, porém, se acreditarmos que a morte faz parte do processo, então justifica o porquê de nosso instinto nos levar a crer em um ser superior capaz de nos livrar de situações críticas e desesperadoras quando colocada em risco a nossa vida e a vida daqueles a quem amamos.

A verdade é que existe um ser superior a nós e se chama Deus, o criador deste universo e de tudo o que nele existe, consequentemente somos os seus filhos, por isso herdamos Dele um potencial eterno e por esta razão estamos aqui para desenvolvê-lo.

Um dos propósitos do plano divino que Deus nos proporcionou é desenvolver os talentos que foi-nos dado, desta forma poderemos alcançar nosso potencial eterno. A parábola dos talentos (Mateus 25:14-30) descrita por Jesus Cristo nos ensina que os homens receberam talentos, cada um de acordo com sua capacidade, aqueles que multiplicaram os talentos que receberam foram recebidos com regozijo pelo seu senhor, porém aquele que nada fez com o talento que recebeu, foi afastado do seu senhor.

Podemos desenvolver nossos talentos e alcançar nosso potencial eterno primeiramente se:

Advertisement

1. Acreditarmos

Ao exercer fé no criador e passar a nos ver como filhos de Deus saberemos que apesar dos desafios e dificuldades enfrentados na vida poderemos sobrepujá-los com mais facilidade. Devemos acreditar que somos capazes de buscarmos os nossos sonhos e realizá-los.

2. Escolhermos os motivos corretos

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28). Quando escolhemos o que é certo, todas as coisas conspiram a nosso favor e bem, uma decisão errada poderá mudar todo o rumo da busca de nosso potencial eterno.

3. Perseverarmos até o fim

Apesar das escolhas corretas, nem sempre o caminho será fácil. Carlos Godoy afirma “Os melhores caminhos a serem percorridos raramente são os mais fáceis”. Muitas pessoas desistem da busca de um potencial maior quando se deparam ao primeiro desafio ou dificuldade que aparece. Ao perseverarmos, vencemos os desafios e superamos as dificuldades, ao olharmos para trás notamos que estes desafios e dificuldades não eram tão grandes quanto pareciam ser, e é desta forma que crescemos e aumentamos os nossos talentos.

Existem vários exemplos de pessoas que acreditaram, escolheram o que era certo, perseveraram até o fim e alcançaram seu potencial eterno.

José, filho de Jacó tinha todos os motivos para desacreditar que era filho de Deus, escolher o que era errado e abandonar a busca do seu potencial eterno. Quando ainda era adolescente foi vendido por seus irmãos como escravo para Potifar, capitão da guarda de Faraó, serviu fielmente ao seu senhor e a seu Deus, e quando escolheu fazer o que era certo, ao recusar a proposta indecorosa da mulher de Potifar, foi preso injustamente por falsa acusação, calúnia e difamação. Na mais humilde atitude continuou servindo a Deus na prisão e veio a se tornar supervisor dos detentos, prestou serviços a seus companheiros de cela e depois ao Faraó, interpretando seus sonhos, saiu da prisão para transformar-se em vice-regente do Faraó e o segundo homem mais importante do Egito.

Advertisement

Que exemplo de fé, obediência e perseverança podemos aprender com esta história. José foi de escravo até se transformar na pessoa mais poderosa depois do Faraó no Egito, multiplicou seus talentos e alcançou seu potencial eterno, assim o Senhor espera de nós.

Gostaria de citar mais uma vez Carlos Godoy: “Não estamos aqui nesta vida somente para desperdiçar nossos dias, envelhecer e morrer. O Senhor espera que cresçamos, que atinjamos o nosso potencial.”

Acredite em si mesmo, acredite que você é um filho de Deus e possui um potencial eterno, desenvolva seus talentos, escolha o que é certo, honesto e justo e por mais que as coisas deem errado, transforme essas experiências em algo bom, busque sua felicidade e persevere até o fim!

Toma un momento para compartir ...

Sandro A Correa

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.