Os convites de Jesus Cristo a nós: Vinde a Mim, anda Comigo, segue-Me

Os convites de Jesus Cristo para segui-Lo são para toda a humanidade. Seus convites nos levam a agir. Ele nos diz generosamente: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

Silvia Aparecida de Moraes

Em meio a tantas vozes e tantos convites que o mundo nos faz, como: “Compre, você merece”; “Consuma”; “Divirta-se, pois vale tudo”, podemos nos perder e não ouvir os convites do Mestre dos Mestres, Jesus Cristo.

O convite “Vinde a Mim”

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Quando o Evangelho de Jesus Cristo é apresentado a alguém que não o conhece ou vive, é por meio da voz destas pessoas que este convite é feito.

O convite “Segue-Me”

Em Marcos 10:21, o Senhor faz o convite ao jovem rico e diz: “Vem e segue-Me.”

Este convite necessita esforço, coragem e foco, mas Sua companhia ajudará a aliviar os fardos da vida e estes trarão uma mudança positiva e eterna.

Advertisement

Eduardo Gavarret, administrador de empresas nascido no Uruguai e líder religioso, disse:”A decisão de aceitar o convite ‘vinde a Mim’ e ‘segue-Me’ é pessoal. Quando aceitamos esse convite, nosso nível de comprometimento aumenta e, assim, podemos ‘andar com Ele’. Esse nível estabelece um relacionamento mais próximo com o Salvador — fruto colhido por termos aceitado o primeiro convite.”

O convite “Anda Comigo”

Jesus, calma e pacientemente, nos convida a vir a Ele, a segui-Lo. Apesar da imensa alegria que sentimos ao seguir a Cristo, precisamos agir, andar com Ele, o que pode exigir esforço e sacrifício para obedecer a Seus ensinamentos, mas Ele tem o poder de aliviar nossos fardos, tanto físicos como espirituais, e essa mudança será certamente positiva. Cristo demonstrou amor, ternura, compreensão pelas pessoas que encontrou pelo caminho. Trouxe cura e consolo a elas. Ele nos ama e nos compreende, nos cura e consola. E pede que estendamos a mão para todos aqueles que precisarem de nós e que nos for possível ajudar. Quando agimos seguindo o exemplo de Cristo estamos atendendo a seu convite de vir a Ele.

Eduardo Gavarret falou ainda sobre os passos que podemos seguir para “Andar com Ele” hoje:

  1. Alimentar o desejo de ser um melhor seguidor de Cristo.

  2. Orar para que nossa fé Nele cresça.

    Advertisement
  3. Obter conhecimento das escrituras para nos iluminar o caminho.

  4. Tomar a decisão hoje de agir. Só o conhecimento não muda o mundo.

  5. Perseverar na decisão de colocar em prática esses princípios diariamente.

Ralph Waldo Emerson disse: “Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil de realizar; não que a natureza da tarefa mude, mas nossa capacidade aumenta”.

Que nossa resposta aos convites de Jesus Cristo possa ser um sonoro “Sim, Senhor, eu Te seguirei”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Silvia Aparecida de Moraes

Professora de inglês, português e literatura. Tradutora e revisora freelance. Mãe de 3 filhos já adultos e avó de primeira viagem.