Você tem metas? Alcançando seus objetivos pessoais e de sua família

Nenhuma família eficaz nem criança excepcional "simplesmente acontecem." Eles são o resultado de planejamento e organização. Tudo isso requer a definição de metas em família.

5,183 views   |   10 shares
  • Nenhuma família eficaz nem criança excepcional "simplesmente acontecem." É o resultado de planejamento e organização. Tudo isso requer a definição de metas familiares.

  • Trabalhar com metas pode ser um desafio. No entanto, também pode ser divertido. Há muitas áreas em que a família pode definir metas. NUNCA tente abranger todas as áreas em uma única reunião familiar. Sua família vai explodir. Apresente-as em partes.

  • Metas comportamentais

  • Estamos todos familiarizados com essas metas dentro de nossas famílias. Você pode estar trabalhando com as brigas (eliminá-las ou melhorar a situação), honestidade, serviço altruísta ou outras. Normalmente, as famílias trabalham nas metas por algum tempo, depois as deixam de lado.

  • Lembre-se de dois princípios: primeiro, é o princípio pouco a pouco. O outro é, cada pouquinho faz a diferença. Às vezes, sentimo-nos malsucedidos e pensamos: "Gente, trabalhamos com essa meta de honestidade por seis meses e aqui estamos, três anos depois e o problema ainda está aí. Falhamos!" Não é bem assim. Educamos os filhos e mudamos o comportamento pouco a pouco. Eles aprendem sobre ética aos quatro anos de idade. Em seguida, aos oito. Talvez, repetindo aos doze e novamente aos dezesseis, e assim por diante. Cada vez eles aprendem de forma diferente. Pouco a pouco, por fim você acaba tendo uma criança (ou já um adulto) com comportamento honesto definido.

  • Resultados. Cada pequeno avanço faz a diferença. Você trabalhou na eliminação das brigas em casa por alguns meses e então fracassou. Mesmo trabalhando nisso por pouco tempo fez uma contribuição para a melhoria de sua família, o que ajudou a trazer a paz à sua casa e fez cada um melhor. Cada pedacinho de esforço que você faz para elevar seus filhos à excelência é importante e faz a diferença. Você ficará surpreso quando anos mais tarde eles mencionarem uma pequena coisa que fez uma enorme diferença em suas vidas. Apenas continue a trabalhar nesses pedacinhos.

  • Metas espirituais

  • De acordo com sua cultura religiosa familiar, talvez você queira focar em orações familiares diárias, reuniões familiares semanais, e o estudo das escrituras em família. Você pode ter outras metas que são importantes para vocês. Comprometer-se com elas e trabalhar com a família será uma grande bênção para todos.

  • Metas financeiras

  • Aqui, a família pode verificar suas metas e perceber que a filha precisa economizar para a faculdade por um ano. O filho precisa economizar para ter seu próprio carro. Vocês podem programar-se financeiramente para as férias, para aquela cerimônia de casamento maravilhosa e outras despesas. Estabelecer metas financeiras e discuti-las com a família pode ajudar tremendamente com as aquisições desejadas. Sem mencionar a sua eficácia em ensinar seus filhos como fazer um orçamento, poupar e planejar para o futuro.

  • Advertisement
  • Muitas vezes, são os pais que têm essas conversas. No entanto, é valioso definir essas metas financeiras em família, se as crianças já têm capacidade para compreender. Por exemplo, você poderia sentar-se com sua família e dizer: “Precisamos reformar a cozinha. O que devemos fazer e como podemos economizar para isso?" Envolva-os no processo.

  • Metas recreativas

  • Sua família vai participar de esportes? Quais? Quando? Você precisa de aulas ou equipamentos? Alguns anos atrás, meu pai (que, quando penso nisso, acho que pode ter sido em uma pequena crise de meia-idade) sugeriu que aprendêssemos esqui na neve como esporte da família. Discutimos a respeito, e minha mãe (abençoada seja!) conseguiu o equipamento. Onde moramos tem local adequado, então tivemos as aulas, e temos sido uma família esquiadora desde então.

  • Sua família vai sair de férias? Onde e quando? Muitas famílias não planejam. Aqueles que não planejam, não saem de férias. Geralmente, não é falta de dinheiro, mas de planejamento que pode matar as férias de toda a família. Trata-se de uma oportunidade fabulosa para todos. As férias podem também ser incrivelmente baratas se vocês estiverem dispostos a usar a criatividade.

  • Como mencionado anteriormente, a chave para todas as metas é escrevê-las e comprometer-se com elas.

  • Depois de definir as metas da família (que podem mudar de ano para ano), é útil, em seguida, passar a vez para as crianças e ajudá-las a definirem suas próprias metas pessoais.

  • Aqui está uma ótima maneira de ajudar a definir as metas das crianças. A cada ano, deixamos que escolhessem suas próprias metas (em torno de cinco ou seis), como por exemplo: "Todos devem conseguir nota A e B na escola", "Conseguir prêmio seta de luz do escotismo", "Ser completamente honesto em casa" ou o que quiserem. Você vai ter um filho querendo listar dez metas, e um que só vai listar uma ou talvez nenhuma. Quando estiverem contentes com suas metas, imprima cerca de meia dúzia delas em letras grandes e em um papel resistente e bonito. Coloque-as em um porta-retrato e pendure na parede ao lado de suas camas. Essa pode ser uma ferramenta poderosa e um lembrete constante - especialmente se vocês as discutem regularmente.

  • Um grande quadro branco ou negro em seus quartos também pode ser eficaz. As crianças podem listar suas metas o tempo todo, incluindo metas de curto prazo como, "limpar a gaiola do hamster." É um bom modo, pois é eficaz e flexível, pode ser usado constantemente, apagado e usado de novo.

  • Advertisement
  • Definir metas nas reuniões de planejamento DEVE ENVOLVER TODA A FAMÍLIA. Todos terão a mesma responsabilidade e o mesmo comprometimento. Mais uma vez, precisamos reavaliar essas metas durante o ano para ver se estamos no caminho certo, e se o objetivo ainda é relevante para a família.

  • Ajudar as crianças e familiares a definir e atingir metas é essencial para criar filhos independentes, que estarão equipados com força e habilidades que os seguirá por toda a vida. O "fazer" é a parte mais importante. Esse tipo de treinamento, dia após dia, ano após ano é tremendo em seu impacto. Adultos que nunca aprenderam a traçar metas e trabalhar nelas têm mais dificuldades em atingir objetivos. A diferença, na idade adulta, entre aqueles que aprenderam como definir e atingir metas e aqueles que não aprenderam, é gritante.

  • Criar famílias eficazes e formar filhos excelentes começa com a definição de objetivos e o trabalho necessário para alcançá-los. Qual objetivo você quer definir esta semana? Converse com sua família e comecem.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Got goals? Achieving family and personal goals, de Merrilee Boyack

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Merrilee Boyack é mãe de quatro filhos homens, avó de dois netos e advogada, autora, e palestrante profissional.

 

Website: http://www.MerrileeBoyack.com

Você tem metas? Alcançando seus objetivos pessoais e de sua família

Nenhuma família eficaz nem criança excepcional "simplesmente acontecem." Eles são o resultado de planejamento e organização. Tudo isso requer a definição de metas em família.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr